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Marketing digital para médicos: Por que você deve investir?

Marketing Digital para Médicos

A internet veio para facilitar o dia a dia de milhares de pessoas. Anteriormente, encontrar um médico era possível em livros de convênio ou por indicação. Hoje, basta digitar a especialidade e surgirá uma infinidade de resultados. Os primeiros nomes que aparecem são frutos de uma estratégia de marketing digital para médicos bem executada.

Isso mesmo. Por intermédio do marketing digital para médicos é possível estar bem posicionado nos buscadores, como o Google. Na atualidade, é importante estar atento a essas estratégias para estar com o consultório e/ou clínica com a agenda cheia.

Uma estratégia de marketing digital para médicos contempla as seguintes etapas:

  • Site otimizado com blog;
  • Conteúdos relevantes;
  • Implementação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization);
  • Planejamento para Google Adwords;
  • Redes sociais.

Somadas, elas colaboram a tornar o médico e/ou a clínica uma autoridade na internet e vigorar entre os primeiros resultados dos buscadores.

Motivos para adotar o marketing digital para médicos

Se estar bem posicionado no Google ainda não o convenceu, veja outras três razões pelas quais o marketing digital para médicos é uma ferramenta eficiente para ampliar o número de pacientes.

  1. A internet é onde pacientes procuram por médicos e clínicas

Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Ciência, Tecnologia e Qualidade (ICTQ), identificou que 40,9% dos brasileiros procuram um diagnóstico para seus sintomas pela internet. Imagine se esse mesmo índice fosse de pessoas procurando por uma especialidade médica para prover o diagnóstico correto?

Médicos ou clínicas que alimentam seus sites e redes sociais com informações sobre doenças, sintomas, tratamentos e afins podem se tornar referência a esses pacientes e, por consequência, serem procurados para consulta e tratamento.

A relação paciente e médico é de confiança e, na atualidade, isso começa na internet. Estudos mais antigos apontaram que mais de 80% das pessoas com acesso à internet buscam informações relativas à saúde online.            Logo, estar bem posicionado, ou seja, na primeira página, aumenta as chances de ter uma agenda repleta de pacientes.

Para isso, é importante que seja desenvolvido um trabalho de SEO de qualidade, e que ele seja complementado com outras estratégias como: conteúdos otimizados, anúncios online, disparo de e-mail marketing e demais estratégias de marketing digital.

  1. É influenciável

Um dos diferenciais de marketing na internet é que ele é aplicável aos mais variados segmentos. Desde pet shops até hospitais podem investir nessas estratégias e obterem resultados extremamente satisfatórios. Logo, o marketing digital para médicos é uma realidade com excelentes resultados e que tem crescido no País.

Outro dado interessante a ser evidenciado é que 40% dos usuários que buscam informações sobre médicos e clínicas de forma online baseiam suas decisões — de se consultar ou não — segundo as avaliações de outros pacientes, ou seja, após ler os relatos.

O internauta é altamente influenciável e as técnicas de marketing digital médico podem colaborar nessa tomada de decisão.

É importante ressaltar que com estratégias de marketing digital, como SEO e Inbound Marketing, por exemplo, os pacientes o encontram no momento exato de suas necessidades, tornando seus esforços mais efetivos do que em estratégias tradicionais do marketing de interrupção.

  1. O retorno é mensurável e investimento mais baixo

Não é novidade que alguns profissionais e clínicas não dispõem de altos valores para o investimento em marketing digital. Estratégias de inbound marketing não são somente mais baratas, como também tem o seu retorno (ROI) muito mais fácil de ser mensurado.

A estimativa é que os leads gerados por intermédio de estratégias de inbound marketing custem até 60% menos do que leads de outbound marketing (técnicas tradicionais de marketing).

Uma forma de cobrir os custos acerca do marketing digital para médicos é com o aumento de demanda no consultório ou clínica. É preciso ainda estar disposto a investir um montante que gere resultados, pois, dependendo do segmento, o baixo investimento não terá o retorno esperado devido à competitividade.

Se sua clínica ou consultório quer crescer em faturamento e em volume de pacientes, definitivamente não pode desprezar o marketing digital para médicos. Caso tenha se interessado, entre em contato com a WSI e veja nossos cases de sucesso na área médica.