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Instagram para médicos e clínicas: 7 dicas para uma estratégia eficiente

Instagram para médicos

O Instagram atingiu a marca de mais de 1 bilhão de usuários ativos na plataforma neste ano de 2019. Empresários e influencers de todos os segmentos, inclusive médicos, têm se aproveitado desse potencial para ter novos seguidores. O Instagram para médicos está profissionalizado, tanto que existem agências com grande expertise neste nicho de mercado, como a WSI.

Diversas áreas da medicina podem se beneficiar das estratégias de Instagram para médicos. Dermatologistas, nutricionistas, cirurgiões plásticos, ginecologistas obstetras, otorrinolaringologistas, entre tantos outros segmentos da medicina podem promover conhecimento por meio do Instagram e aumentar sua notoriedade nas mídias sociais.

Por mais que a plataforma seja visual, com usuários a postar diversas fotos e a realizar milhares de Stories, a preocupação com a saúde é latente entre a população brasileira e não é incomum que alguns nomes da medicina tenham uma legião de seguidores na plataforma ao usarem o canal como fonte de propagação de informação.

Ao acompanhar esses profissionais da medicina, os usuários do Instagram conseguem adquirir conhecimento, tirar dúvidas acerca de doenças comuns e ainda encontrar o médico de confiança para tratar de suas necessidades.

Por que usar o Instagram para médicos?

A plataforma é intuitiva, fácil de postar, está acessível pelo celular e agora é possível fazer vídeos para o IGTV do Instagram, recurso esse que tem atraído um número grande de usuários à ferramenta.

No Instagram para médicos esse recurso colabora no processo de tornar esse profissional, referência em sua área atuação. Ou seja, é uma estratégia de branding assertiva. Obviamente deve ser complementada com outras práticas de marketing digital para que os resultados se tornem mais expressivos.

Outro agente facilitador de boas práticas de Instagram para médicos é que muitos desses profissionais acabam sendo seguidos por seus pacientes, mesmo que o canal seja exclusivamente pessoal — ou seja, apenas para diversão.

Fazer a conversão para um perfil profissional é muito fácil, basta que esse médico pense o canal como um local informativo e passe seu conhecimento por meio de posts ou Stories.

Fuja do perfil comercial e atenção ao CFM

É importante que esse profissional de medicina seja assessorado por uma consultoria de marketing digital para não errar nas estratégias e tornar o perfil comercial. O Instagram para médicos tem como intuito tornar o nome do profissional ou de sua clínica reconhecido, ou seja, relevante perante o usuário.

Não pode fazer propaganda, sendo essa uma das regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) quanto ao uso das redes sociais por profissionais da medicina. Outras regras que devem ser seguidas à risca por quem  vai iniciar um projeto de Instagram para médicos são:

  • Os conteúdos devem ser informativos e não ressaltar o trabalho do médico;
  • Não é permitido o uso de termos como “melhor médico” ou “melhor tratamento”;
  • Não pode ser informado valores de consultas e preços de procedimentos;
  • Não é permitido a realização de promoções ou informar descontos;
  • Expor casos de pacientes e fotos de antes e depois é proibido.

Essas são apenas algumas das restrições impostas aos médicos quanto ao uso das redes sociais. Como mencionado, para evitar qualquer punição do CFM, tenha o apoio de uma agência de marketing digital especializada no segmento médico, como a WSI.

Outra informação relevante refere-se à utilização de termos técnicos, seja em vídeos ou em posts. O seu público é leigo, logo, terminologias complexas devem ser substituídas por explicações didáticas.

Lembre-se, você está falando com um paciente sem entendimento e não com um colega de profissão. Logo, quanto mais simples for a linguagem melhor será o entendimento e o engajamento por parte dos seguidores.

Veja a seguir 7 estratégias eficientes de Instagram médico

É muito importante que o profissional de medicina ou a clínica interessada em Instagram médico tenha ciência de que os resultados só surgem com ações combinadas.

Isso envolve site otimizado, produção de conteúdo com boas práticas de SEO, planejamento de campanhas de Google Ads e afins, mais ações nas redes sociais.

Veja algumas dicas para ter uma estratégia de Instagram para médicos assertiva a seguir!

  1. Planejamento é fundamental

É importante que todo o trabalho de marketing digital para médicos seja feito de forma planejada. Ter definido o público que quer atingir e como fará isso acontecer, vai colaborar para que os resultados no Instagram sejam perceptíveis e possíveis de serem contabilizados.

  1. Invista em ferramentas de automação

A tecnologia deve estar sempre a favor. Logo, contar com recursos, como as ferramentas de automação, se faz necessário. Elas colaboram no aumento do engajamento, na contabilização de conversões e dão uma visão analítica de como as estratégias estão dando resultados.

  1. Perfil completo e atualizado

É importante que a bio do Instagram esteja completa: nome do médico e/ou clínica, site, endereço, telefones de contato devem ser preenchidos de forma correta e estar sempre atualizados.

  1. Conteúdos devem ser relevantes

O usuário quer informações relevantes, ou seja, quer saber sobre situações que podem melhorar o seu dia a dia. Desta forma, planeje a produção de conteúdo sempre pensando em atrair a atenção do seguidor. Lembre-se que escrever de forma leve e sem termos técnicos difíceis é bem mais interessante ao leitor.

  1. Imagens interativas

Como mencionado, tanto no Instagram quanto em qualquer outra rede social, algumas regras são impostas pelo CFM. Logo, não utilize fotos de pacientes, nem divulgue antes e depois. Preze por imagens ilustrativas ou infográficos interativos para atrair a atenção do usuário.

  1. Utilize as #hashtags

O uso de hashtag ainda gera muita controvérsia. Elas devem ser usadas, mas de forma planejada e sempre de acordo com o tema do post. Elas são importantes na estratégia de Instagram para médicos e ajudam a aumentar o alcance das publicações.

  1. Tenha publicações regulares

Criar uma rotina de publicações ajuda a melhorar a audiência e o engajamento. Exemplificando: se começou a estratégia de Instagram para médicos com três postagens semanais em dias definidos — segunda, quarta e sexta-feira — mantenha essa rotina. Se publicar menos pode fazer com que o seguidor perca o interesse.

É importante que todo esse trabalho seja estruturado por profissionais que entendem de Instagram para médicos. Com entendimento de métricas, de uso de palavras-chave e demais estratégias online os resultados serão positivos. Entre em contato com a WSI e veja como a nossa expertise pode ajudar!

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