Fale conosco pelo WhatsApp

Infográfico: 61% das buscas locais resultam em uma venda

26 de junho de 2015 | | 642
Infográfico: 61% das buscas locais resultam em uma venda
(Banco de imagens: Shutterstock)

As buscas locais são novas e eficazes formas de se comunicar com um potencial cliente que está próximo a você e em busca de uma solução, seja por meio da aquisição de um produto ou contratação de um serviço.

Pesquisas recentes mostraram que essa opção tem proporcionado uma experiência mais rica ao usuário e refletido efetivamente em vendas para os anunciantes.

O que são buscas locais?

As buscas locais permitem que, ao fazer uma pesquisa em uma ferramenta de busca, o usuário encontre resultados que estejam geograficamente mais acessíveis, seja uma loja, restaurante, hotel e outros, o que permite que ele tenha mais próximo dele a solução para uma demanda.

Esse refinamento da busca pode ser feito por diferentes atributos como:

  • Cidade;
  • Código postal;
  • Imediações.

A busca local pode ser uma alternativa útil tanto para o usuário da região em questão como para turistas. Imagine, por exemplo, que você viaja pela primeira vez para Curitiba e quer encontrar um restaurante italiano mais próximo do seu hotel.

O refinamento possibilitado com a busca local permite que ao digitar “restaurante italiano” o usuário já receba informações relevantes considerando sua localização.

Marketing digital e buscas locais

No Google, o serviço de buscas locais começou com o Google Places e atualmente faz parte dos serviços oferecidos no Google Meu Negócio. Entre as estratégias de marketing digital que podem ser usadas para melhorar as buscas locais estão:

  • Otimizar a oferta para a localização do consumidor;
  • Ajudar para que os consumidores encontrem o que precisam com facilidade;
  • Envolver os consumidores disponibilizando número de telefone, direções e outras facilidades.

As buscas locais serão cada vez mais específicas e possuem um grande potencial para dar resultados diretos para aqueles que investem na área e desenvolvem estratégias claras para auxiliar e facilitar o processo de compra.

Porque investir em buscas locais?

O refinamento das buscas permite cada vez mais que o usuário tenha acesso a uma informação mais próxima daquilo que ele busca. Isso faz com que quatro em cada cinco usuários prefiram que o anúncio seja personalizado por cidade, código postal ou outros refinamentos de busca considerando a região.