O relacionamento entre médico e paciente envolve confiança e responsabilidade, refletindo diretamente nos resultados do tratamento
O estabelecimento de uma boa relação entre médico e paciente é fundamental para que os diagnósticos sejam mais assertivos e os tratamentos propostos sejam seguidos. Por outro lado, quando a comunicação entre as partes não é efetiva, as orientações passadas pelo especialista podem não ser entendidas com clareza — comprometendo assim a saúde do paciente e até mesmo da população geral.
As ferramentas de marketing digital médico podem ser excelentes aliadas de profissionais que desejam estreitar a relação entre médico e paciente, evitando problemas de comunicação e fazendo com que todos se sintam acolhidos e respeitados. Do ponto de vista do consultório, quando há um bom relacionamento com o cliente, maiores são as chances de que ele retorne e ainda recomende seu trabalho.
Relação entre médico e paciente: qual a importância?
Uma relação de confiança entre o médico e seu paciente é fundamental em diferentes aspectos que regem um atendimento na área da saúde. Isso porque o paciente está à procura de um profissional capaz de avaliar suas condições de saúde e solucionar problemas específicos do seu corpo, e ele certamente deseja encontrar um médico que transmita segurança e confiabilidade.
Do ponto de vista do profissional, a boa relação entre médico e paciente é fundamental para que seu trabalho seja realizado com maior eficiência e para que seus clientes fiquem satisfeitos com o atendimento oferecido. Estes são aspectos que contribuem tanto para a saúde pública, permitindo tratamento adequado a todos os pacientes, como para que o especialista seja indicado para amigos e conhecidos.
Outras vantagens que podem ser observadas pelo médico que investe no relacionamento com seu paciente são:
- Menor taxa de desistência;
- Fidelização dos pacientes;
- Retorno do cliente;
- Maior eficiência dos tratamentos propostos.
Dicas para construir um bom relacionamento com o paciente
Diversas técnicas podem ser utilizadas para aprimorar a relação entre médico e paciente, aperfeiçoando a comunicação entre as partes e permitindo a aproximação entre profissional e paciente. Alguns dos principais recursos dizem respeito a oferecer um bom atendimento, e incluem ser pontual, humanizado e saber falar a linguagem do paciente — cuidados que mostram respeito e atenção com o cliente.
Outro recurso que favorece o relacionamento com o paciente é a tecnologia, que permite a aproximação do médico com seu paciente e com seu público-alvo. Estar presente nas redes sociais, por exemplo, permite que haja interação entre o profissional de saúde e seu potencial cliente, criando um relacionamento entre eles. Canais como Instagram, Facebook e WhatsApp podem ser excelentes para compartilhar dicas de saúde, tirar dúvidas e marcar consultas.
Manter um site atualizado, com informações relevantes ao paciente e dados essenciais como endereço e horário de funcionamento, também é essencial para atrair clientes e criar um bom relacionamento com eles. Nesse sentido, vale a pena investir em estratégias de SEO para construir sua imagem online e se posicionar como referência em seu segmento de atuação, além de estabelecer uma positiva relação entre médico e paciente.
Outros cuidados que garantem a construção de um bom relacionamento com o paciente e que valem a pena ser adotados são:
- Fazer com que a consulta seja agradável;
- Ouvir o paciente com atenção, entendendo suas necessidades e particularidades;
- Saber explicar o tratamento e as situações de maneira clara e objetiva, de modo que o paciente entenda o que está sendo apresentado;
- Priorizar o atendimento humanizado;
- Oferecer um tratamento respeitoso e cuidadoso desde o primeiro contato do paciente com seu consultório;
- Facilitar processos como agendamento de consultas, solução de dúvidas e acesso a resultados.
Essas são apenas algumas ações que podem estabelecer uma boa relação entre médico e paciente. Saiba também como melhorar a recepção do seu consultório.