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Importância da Relação entre Médico e Paciente

17 de agosto de 2021 | | 58
Enfermeira da o cotovelo para cumprimentar paciente durante época de covid19
(Banco de imagens: Shutterstock)

O relacionamento entre médico e paciente envolve confiança e responsabilidade, refletindo diretamente nos resultados do tratamento

O estabelecimento de uma boa relação entre médico e paciente é fundamental para que os diagnósticos sejam mais assertivos e os tratamentos propostos sejam seguidos. Por outro lado, quando a comunicação entre as partes não é efetiva, as orientações passadas pelo especialista podem não ser entendidas com clareza — comprometendo assim a saúde do paciente e até mesmo da população geral.

As ferramentas de marketing digital médico podem ser excelentes aliadas de profissionais que desejam estreitar a relação entre médico e paciente, evitando problemas de comunicação e fazendo com que todos se sintam acolhidos e respeitados. Do ponto de vista do consultório, quando há um bom relacionamento com o cliente, maiores são as chances de que ele retorne e ainda recomende seu trabalho.

Relação entre médico e paciente: qual a importância?

Uma relação de confiança entre o médico e seu paciente é fundamental em diferentes aspectos que regem um atendimento na área da saúde. Isso porque o paciente está à procura de um profissional capaz de avaliar suas condições de saúde e solucionar problemas específicos do seu corpo, e ele certamente deseja encontrar um médico que transmita segurança e confiabilidade.

Do ponto de vista do profissional, a boa relação entre médico e paciente é fundamental para que seu trabalho seja realizado com maior eficiência e para que seus clientes fiquem satisfeitos com o atendimento oferecido. Estes são aspectos que contribuem tanto para a saúde pública, permitindo tratamento adequado a todos os pacientes, como para que o especialista seja indicado para amigos e conhecidos.

Outras vantagens que podem ser observadas pelo médico que investe no relacionamento com seu paciente são:

  • Menor taxa de desistência;
  • Fidelização dos pacientes;
  • Retorno do cliente;
  • Maior eficiência dos tratamentos propostos.

Dicas para construir um bom relacionamento com o paciente

Diversas técnicas podem ser utilizadas para aprimorar a relação entre médico e paciente, aperfeiçoando a comunicação entre as partes e permitindo a aproximação entre profissional e paciente. Alguns dos principais recursos dizem respeito a oferecer um bom atendimento, e incluem ser pontual, humanizado e saber falar a linguagem do paciente — cuidados que mostram respeito e atenção com o cliente.

Outro recurso que favorece o relacionamento com o paciente é a tecnologia, que permite a aproximação do médico com seu paciente e com seu público-alvo. Estar presente nas redes sociais, por exemplo, permite que haja interação entre o profissional de saúde e seu potencial cliente, criando um relacionamento entre eles. Canais como Instagram, Facebook e WhatsApp podem ser excelentes para compartilhar dicas de saúde, tirar dúvidas e marcar consultas.

Manter um site atualizado, com informações relevantes ao paciente e dados essenciais como endereço e horário de funcionamento, também é essencial para atrair clientes e criar um bom relacionamento com eles. Nesse sentido, vale a pena investir em estratégias de SEO para construir sua imagem online e se posicionar como referência em seu segmento de atuação, além de estabelecer uma positiva relação entre médico e paciente.  

Outros cuidados que garantem a construção de um bom relacionamento com o paciente e que valem a pena ser adotados são:

  • Fazer com que a consulta seja agradável;
  • Ouvir o paciente com atenção, entendendo suas necessidades e particularidades;
  • Saber explicar o tratamento e as situações de maneira clara e objetiva, de modo que o paciente entenda o que está sendo apresentado;
  • Priorizar o atendimento humanizado;
  • Oferecer um tratamento respeitoso e cuidadoso desde o primeiro contato do paciente com seu consultório;
  • Facilitar processos como agendamento de consultas, solução de dúvidas e acesso a resultados.

Essas são apenas algumas ações que podem estabelecer uma boa relação entre médico e paciente. Saiba também como melhorar a recepção do seu consultório.