Fale conosco pelo WhatsApp

Palavras-chave negativas no Google Ads: por que usar?

8 de setembro de 2023 |
Lupa em cima do teclado de um notebook branco.
(Banco de imagens: Shutterstock)

O canal para conversão no site de buscas conta com algumas especificidades importantes na hora da definição do anúncio

Obter bons resultados de negócios com a internet demanda alguns investimentos, e o Google Ads é uma dessas alternativas. Através de anúncios feitos no próprio buscador, é possível alcançar mais clientes para a sua página. Mas, para isso, é preciso configurar um bom anúncio que leve em conta as palavras-chave negativas no Google Ads.

Ao criar um anúncio, é solicitado que a empresa indique as melhores palavras-chave para aquela conversão. Com a escolha dessa seleção, também é necessário indicar quais são as palavras que não se relacionam com o anúncio, que são as palavras-chave negativas do Google Ads. Conheça melhor sobre o assunto abaixo.

Fale com nossos especialistas em Google Ads!

Entre em contato

O que são palavras-chave negativas no Google Ads?

Ao optar por um anúncio no Google, é preciso identificar quais palavras estão relacionadas com o tema que você deseja converter. As palavras-chave negativas do Google Ads são o oposto disso: elas indicam os termos que não devem estar presentes na busca de quem você deseja impactar.

Isso acontece porque, algumas vezes, o usuário digita uma das palavras-chave indicadas como relevantes, mas também uma palavra-chave negativa, o que elimina a relevância daquela busca para o seu anúncio.

É como indicar ao buscador que o anúncio não deve ser mostrado para pessoas que utilizarem a palavra-chave negativa, mesmo que ela também tenha inserido uma palavra-chave relevante na mesma pesquisa.

Por que devo negativar palavras-chave no Google Ads?

Configurar um anúncio sem levar em consideração as palavras-chave negativas do Google Ads é como desperdiçar dinheiro. Isso porque uma boa base de negativação, construída com detalhismo e atenção, é decisivo para que pessoas ideais venham até o seu anúncio e indivíduos não relevantes sejam descartados, sem que você seja cobrado por isso.

Com o uso das palavras-chave negativas no Google Ads, é possível excluir alguns termos das suas campanhas, focando apenas no que é realmente relevante e aumentar o seu retorno sobre o investimento, o chamado ROI.

Ou seja, entre os principais benefícios de levar isso em consideração estão:

  • Reduzir cliques não desejados no anúncio;
  • Aumentar a relevância da campanha;
  • Evitar gastos de cota de patrocínio com leads não qualificados;
  • Chegar, mais facilmente, até potenciais clientes de fato relevantes.

Entre em contato e saiba mais sobre o serviço de Mídias Digitais!

Entre em contato

Como identificar palavras-chave que precisam ser negativadas?

A lista de palavras-chave negativas do Google Ads precisa ser feita de forma detalhista, para que cada campanha seja bem-posicionada de acordo com a necessidade do mercado.

É importante ter visibilidade do público que deverá ser atingido, dados do negócio e aproveitar para utilizar ferramentas de busca de palavras-chave para ter ainda mais clareza.

Para conseguir identificar as suas palavras-chave negativas no Google Ads que sejam ideais ao seu modelo de negócio, é necessário eliminar as pesquisas que diminuem a média de três importantes métricas da campanha:

  • CTR;
  • Taxa de conversão;
  • CPC.

Aproveitando os Termos de Pesquisa, é possível categorizar as palavras-chave de acordo com o critério estabelecido na análise detalhista.

Como executar a negativação das palavras-chave?

Na plataforma do Google Ads, as palavras-chave negativas podem ser classificadas como correspondência exata, de frase ou ampla. No entanto, é importante observar que, no caso das palavras negativas, é necessário incluir sinônimos, variações, contrações, erros de ortografia e outras variantes que possam ser consideradas pela ferramenta. Essa abordagem ajuda a garantir que a campanha de publicidade evite exibir anúncios em buscas irrelevantes, otimizando assim o desempenho das campanhas e o retorno sobre o investimento.

Apesar de importante, as palavras-chave negativas do Google Ads devem ser utilizadas com cautela e de forma inteligente para evitar excessos, que podem diminuir o alcance da campanha.

A consistência e a revisão constante do uso de palavras-chave negativas do Google Ads são determinantes para o sucesso da campanha. Isso porque algumas expressões podem ser retiradas e outras incluídas de acordo com os resultados, que sempre devem ser avaliados por um especialista em marketing digital.

Entre em contato com nossa equipe para ter sucesso em suas estratégias!

Entre em contato