Google Analytics Universal: O que mudou?

Google Analytics Universal: O que mudou?

Para quem acompanha o mundo do Web Analytics sabe que desde 2013 o Google fez o anúncio da sua nova versão, o Google Analytics Universal. A proposta é trazer um código mais simples e com maior capacidade para entrada de informações.

No dia 2/4/14, o Google fez um anúncio oficial em seu blog que a partir desse dia eles estavam retirando o Google Analytics Universal da sua fase beta e lançando ele como nova ferramenta oficial do Google.

Eu preparei aqui um pequeno resumo do que o Universal traz consigo de novo e quais as principais diferenças na implementação com o antigo.

O Google dará suporte a codificação antiga até 2016, por isso, nada de desespero para trocar as tags, faça tudo bem planejado.

Quais as principais mudanças do Google Analytics Universal

  • Permite coletar dados de qualquer dispositivo digital
  • Há diversas configurações como Origem de Pesquisa Orgânica que você pode controlar direto pelo painel, sem a necessidade de fazer chamadas de funções.
  • Você pode enviar informações através de uma API e, por exemplo, trazer informações do seu CRM e cruzar com o dos visitantes.
  • As variáveis personalizadas não existem mais, agora temos as Dimensões e Métricas Personalizadas. Você pode ter até 20 dimensões e não apenas 5 como anteriormente.
  • As variáveis definidas pelos usuários também serão extintas.

Diferenças nas Implementações do Google Analytics Universal

Como toda a parte de código foi alterada, é bom dar uma boa leitura na documentação para programadores do Google Analytics. Eu preparei um comparativo com algumas das principais funções com o antes e depois:

Clique nas imagens para expandi-las.

Tag Básica de Instalação do Google Analytics Universal

Código Básico do Google Analytics Universal

Tag de Eventos no Google Analytics Universal

Evento tracking Google Analytics Universal

Tag de Pageview Virtual no Google Analytics Universal

Página Virtual no Google Analytics Universal

Tag de Social no Google Analytics Universal

Social Tracking Google Analytics Universal

Tag de e-Commerce do Google Analytics Universal

Para tag de e-commerce é necessário fazer uma chamada da função de e-commerce na tag principal

Função e-commerce Google Analytics Universal

Após chamar a função, o procedimento para enviar as informações da compra são os mesmo, porém algumas tags foram suprimidas

Google Analytics para e-Commerce

Nós preparamos uma pequena apresentação com as outras tags que foram alteradas para consulta, porém não deixe de consultar também a área para desenvolvedores do Google Analytics