Médicos e Clínicas

Google Adwords para médicos e clínicas – 9 tipos de erros mais comuns

Google Adwords para médicos

Quando se trata de Google Adwords, é necessário um planejamento eficiente que assegure que o investimento em publicidade paga traga leads qualificados e gere retorno do investimento. Do contrário, o investimento não estará otimizado e recursos serão desperdiçados sem um resultado efetivo. Pela escassez de tempo devido a uma agenda lotada, ou pela falta de profissionais de marketing, infelizmente é muito comum que vejamos médicos e clínicas cometendo erros que podem e deveriam ser evitados no Google Adwords e, por isso, não conseguem atingir o resultado esperado.

Abaixo, vamos explicar alguns dos erros mais comuns que médicos e clínicas cometem no Google Adwords.

1. Não utilizar rastreamento de conversão

É muito comum que vejamos campanhas no Google Adwords sem um parâmetro de conversão devidamente configurado no site. Sem um parâmetro de rastreamento de conversão, não existe forma de mensurar o sucesso de uma campanha, afinal, você não saberá quantas pessoas realmente converteram em seu site através de uma campanha. O aumento do investimento também se torna injustificável, uma vez que não haverá dados de conversão que suporte esta decisão.

2. Não utilizar formulários em landing pages

Este erro caminha lado a lado com o primeiro. Ao utilizar um formulário de contato na landing page (ou página de destino) de sua campanha, você estará apto a converter visitantes em leads, isto é, potenciais pacientes. Ao clicar no seu anúncio, as pessoas poderão preencher um formulário de contato diretamente em seu site e você poderá manter uma comunicação apropriada com elas. É importante limitar a quantidade de campos em um formulário de contato somente com aqueles que forem estritamente necessários. Deste modo, você poderá melhorar a taxa de conversão no site de sua clínica ou consultório.

3. Falta de Landing Pages Customizadas

As páginas do seu website são extremamente valiosas para dispor conteúdos informativos acerca de sua especialidade para os potenciais pacientes, mas não são necessariamente boas para uma campanha de Google Adwors. Uma landing page personalizada te permite construir um design, layout e conteúdo da página exatamente para gerar conversões. Isto também assegura que o conteúdo de sua página está relacionado com os seus anúncios, o que lhe dará pontos importantes no índice de qualidade do Google. Ter uma landing page personalizada é imperativo para médicos e clínicas que querem atrair novos pacientes. Estas páginas devem ser responsivas com conteúdo específico relacionados as palavras-chave selecionadas e com calls-to-action chamativos.

4. Palavras-Chave muito amplas

Se você optar por utilizar palavras-chave de correspondência ampla, existe uma grande possibilidade de seus anúncios aparecerem para buscas que não estão relacionadas a sua especialidade. Ao utilizar o modificador de correspondência ampla, caracterizado pelo sinal (+) antes de cada palavra, você poderá dar uma orientação maior aos seus anúncios e garantir que seus anúncios sejam exibidos para buscas mais relevantes.

5. Não negativar palavras-chave

A negativação de palavras-chave é um elemento fundamental para filtrar o tráfego indesejado e evitar desperdício de recursos. Se sua campanha não tiver palavras-chave negativas, os anúncios aparecerão para buscas que podem ser completamente irrelevantes. Isto pode gerar leads de baixa qualidade e desperdício de dinheiro. Uma vez que você tenha uma lista de palavras-chave a serem utilizadas em sua campanha, é hora de decidir quais são os termos que você não deseja de nenhuma forma ser encontrado. Quanto mais ampla forem suas palavras-chave, maior deve ser sua lista de palavras-chave negativas. Acompanhe sempre os termos de pesquisa de suas campanhas e negative os que forem irrelevantes.

6. Não adaptar para mobile

Mobile já não é mais o futuro, é o presente. Médicos e gestores de clínicas precisam se adaptar e assegurar que suas landing pages são responsivas e adaptar seus anúncios para dispositivos móveis. Do contrário, clínicas concorrentes estarão com seus anúncios melhor posicionados e conseguirão tomar vantagem da situação.

7. Alcance muito amplo

Não são raros os casos em que, ao configurar uma campanha no Google Adwords, médicos e clínicas não se atentam ao alcance de seus anúncios e acabam colocando uma área muito ampla de geo-localização. Vamos supor que você tenha configurado a exibição de seus anúncios para uma área em um raio de 200 km da localização de sua clínica. Sinceramente, alguém viajaria 200 kilômetros para realizar uma consulta ou tratamento? Esta questão é especialmente importante para orçamentos mais limitados, portanto o recomendável é focar apenas nas localidades mais importantes.

8. Falta de extensão de anúncios

Muitas são as vantagens em utilizar as extensões de anúncio do Google. Quanto mais extensões de anúncios, melhor. Estas extensões não somente darão maior robustez aos seus anúncios, como também serão avaliados pelo Google como fator de classificação. As extensões de anúncio dão uma vantagem significativa frente aos concorrentes, tornando o anúncio mais provável de ser clicado e aumentando significativamente o click-through-rate (CTR).

9. CRM desatualizado

Campanhas no Google Adwords podem trazer uma grande quantidade de leads, mas não serão efetivas se estes leads não forem rastreados e acompanhados corretamente. Por exemplo, com um acompanhamento correto clínicas podem inferir que suas campanhas trouxeram 500 leads (potenciais pacientes), e que 150 deles se tornaram pacientes.  Caso não haja um devido sistema de CRM, todo este volume de dados estará disperso e será muito difícil (ou quase impossível) efetuar um acompanhamento de perto e estabelecer ações personalizadas com cada contato que chega a sua base. Tornando muito mais difícil a conversão de leads em pacientes.

Não desperdice orçamento e melhores seus resultados

Todos os erros listados acima, infelizmente, são comuns. O marketing digital ainda é novo para a área médica e às vezes pode parecer confuso. O Google Adwords possui inúmeras funcionalidades de otimização para que uma campanha traga grandes retornos, porém é preciso analisar e corrigir cada detalhe que impacta negativamente seus resultados. Desta forma, você evitará o desperdício de orçamento, conseguirá novos leads, fará uma melhor gestão de contatos interessados e conquistará novos pacientes.

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