Fale conosco pelo WhatsApp

Google AdWords ou Facebook Ads: Vantagens e Desvantagens para seu E-Commerce

Payperclick ecommerce

Quando uma empresa de e-commerce tem interesse em anunciar seus produtos on-line, duas ferramentas vêm à mente: Facebook Ads e Google AdWords. Com uma rivalidade de longa data, muitas empresas se forçaram a escolher uma única plataforma para divulgação.

Embora as duas plataformas sejam consideradas como concorrentes, no momento prático nada poderia estar mais longe da verdade.

Muitas empresas aproveitam os pontos fortes do Google e do Facebook Ads para alcançar visibilidade, aumentar leads e vendas, adotando diferentes estratégias que alinham com cada plataforma.

Este artigo tem o intuito de responder quais são as principais vantagens e desvantagens de anunciar em cada uma e como elas podem auxiliar a atingir metas e resultados.

Facebook vs Google

Diferença entre o Google AdWords e os anúncios do Facebook?

Antes de analisar os pontos fortes e fracos do Google AdWords e do Facebook Ads, é fundamental entender a principal diferença entre as duas plataformas.

O Google AdWords é a mais popular plataforma de publicidade do mundo. Os usuários que realizam uma busca na rede de pesquisa do Google, estão buscando exatamente o que o anunciante está oferecendo.

Desta forma, podemos concluir que os usuários do Google estão mais “preparados” para realizar uma compra.

Focado na segmentação de palavras, os anunciantes usam lances (CPC) em palavras-chave, que são relacionadas as palavras e frases inseridas pelos usuários na rede de pesquisa.

Cada vez que um usuário clica em um anúncio, é cobrado uma certa quantia de dinheiro, daí o nome “publicidade paga por clique“. Pode se dizer, que os anunciantes estão pagando pelo potencial novo cliente.

Com um grande número de usuários, o Facebook tornou-se uma plataforma altamente competitiva e potencialmente lucrativa nas estratégias de marketing digital.

Diferente do Google AdWords, o Facebook Ads segmenta seu público a partir de interesses e cobra por cliques ou impressões.

Embora a publicidade no Facebook possa ser considerada semelhante ao AdWords, pois ambas plataformas possibilitam a divulgação do seu negócio por meio da internet.

O AdWords ajuda as empresas a encontrar novos clientes através de palavras-chave, já o Facebook auxilia os anunciantes a encontrar usuários com base nos interesses e as formas como eles se comportam on-line.

Vantagens e desvantagens de anunciar no Google AdWords

Os principais meios de divulgação do Google estão divididos em duas redes: a rede de Pesquisa e a rede de Display.

A rede de Pesquisa, fornece anúncios em texto na rede de busca do Google e os anunciantes podem fazer lances a partir de palavras-chave para segmentar seus potenciais clientes.

Já a Rede de Display do Google, oferece aos usuários anúncios visuais, tornando-a uma ótima opção para anunciantes que desejam atingir metas de marketing focadas em aumentar a visibilidade da marca.

Uma das principais vantagens de usar a plataforma é o seu alcance imenso. Segundo o site WordStream, o Google possui mais de 3,5 bilhões de pesquisa a cada dia, oferecendo aos anunciantes acesso a uma audiência inigualável de usuários que estão ativamente procurando bens e serviços.

O Google lida com mais de 40.000 consultas de pesquisa a cada segundo, um total de mais de 1,2 trilhões de pesquisas na web a cada ano.

Outras vantagens de anunciar no Google são as segmentações precisas, que proporciona campanhas mais qualificada para atingir um público-alvo mais refinado e consequentemente gerar conversões. Alguns exemplos de segmentação são:

  • Agendamento de anúncios: segmentação por dia e hora.
  • Segmentação por local: com base no país, estado, cidade ou CEP.
  • Segmentação por público: com base na idade, sexo e interesses.

Há também um número incrível de extensões de anúncios, que beneficiam ainda mais os anunciantes na hora divulgar os anúncios, algumas delas são:

  • Extensão de local: apresenta o endereço da loja física a partir do Google Maps.
  • Extensões de chamada: divulga o número de telefone e possibilita que o usuário clique no número e ligue no mesmo momento.
  • Extensões de sitelinks: divulga outras páginas do site.

O principal diferencial do Google para lojas virtuais são as campanhas de Google Shopping, que divulgam anúncios com imagem do produto e diferenciais competitivos, como preço e nome da loja nos resultados do Shopping do Google e na rede de pesquisa.

As principais vantagens de utilizar este tipo de campanha é, o aumento do tráfego no site, destaque dos anúncios, pois possibilita que o os produtos sempre estejam em primeira posição nas redes buscas do Google e a possibilidade do cliente agilizar a sua compra, pois leva o usuário diretamente na página de destino do produto, facilitando a conversão.

Outro recurso muito interessante para as lojas online é o remarketing dinâmico. O remarketing dinâmico têm a mesma função do remarketing e possibilita rastrear usuários que interagiram no site para que um novo anúncio seja feito para essas pessoas.

Porém o remarketing dinâmico só está disponível para contas e-commerce que possuem campanhas Shopping. Com o remarketing dinâmico, é possível divulgar produtos que os usuários acessaram mais não efetuaram a compra ou novos produtos que são de interesse para este usuário.

Os anúncios são criados em tempo real, utilizando as informações da campanha de Google Shopping. Este tipo de campanha também possibilita uma taxa altíssima de tráfego para o site, pois é possível impactar o usuário novamente, trazendo uma maior chance de conversão, já que mais de 90% das pessoas que visitam um website, saem sem concluir uma comprar.

Porém, como já citado acima o Google é a maior e mais popular plataforma do mundo, por isso o nível de concorrência é muito grande e isto pode ser uma desvantagem quando for iniciar uma campanha.

O Google utiliza uma estratégia de leilão para eleger qual anúncio irá aparecer nos resultados de buscas e em qual posição, por este motivo dependendo do segmento os custos de CPC podem ser elevados.

Outra desvantagem é: como o anunciante paga por clique sempre haverá gastos quando o visitante acessar o site, efetuando ou não uma compra.

Payperclick ecommerce

Vantagens e desvantagens do Facebook Ads

Igual o Google, o Facebook possui um público enorme e por isso o alcance também é uma grande vantagem ao anunciar. Com mais de 1,55 bilhão de usuários ativos mensais, segundo o site WordStream, o Facebook não tem rival quando se trata de audiência.

As pessoas compartilham quase todos os detalhes de suas vidas no Facebook, elas também procuram e consomem conteúdo a partir de seus interesses pessoais, com isso o Facebook fornece aos anunciantes uma oportunidade única de segmentação precisa, pois possibilita segmentar pelos interesses pesquisados por estes usuários, além das segmentações básicas, como agendamento de hora e dia, segmentação por local, idade, gênero e idioma.

Com esse conhecimento profundo do usuário-alvo, é possível adaptar anúncios de forma diferenciada e altamente qualificada para atingi-los no momento em que estão interagindo em seus feed de notícias.

Com esta gigantesca vantagem, o Facebook possibilita a criação de públicos conhecidos como “públicos-alvo semelhantes”, usuários que possuem interesses parecidos ao público que já seguem a empresa no Facebook.

Também é possível subir lista de clientes do próprio banco de dados da empresa, permitindo que os anunciantes dobrem o alcance potencial de seus anúncios, proporcionando a geração novos clientes que apresentam os mesmos interesses e comportamentos dos clientes atuais.

Outra vantagem do Facebook Ads é ampla gama de formatos e objetivos para criar uma campanha. Desta forma, é possível atingir os usuários em diversos momentos e conquistá-los para diferentes objetivos.

No Facebook Ads, também é possível criar campanhas de remarketing, que possuem a mesma funcionalidade das campanhas no Google AdWords, porque apresentam ao usuário produtos já visualizados por ele no site e oferece novamente estes produtos de uma forma mais atrativa pelo feed de notícias do Facebook.

Pode-se citar que a principal vantagem do Facebook Ads hoje é o investimento. Anunciar no Facebook é muito mais barato e com uma estratégia bem planejada é possível atingir grandes resultados com investimento menor.

Com a grande quantidade de conteúdo que o Facebook oferece aos seus usuários, chamar atenção para os anúncios pode ser um grande desafio, por isso criar anúncios criativos é essencial quando falamos em anunciar nessa plataforma.

Outra desvantagem do Facebook é que, da mesma forma que a empresa está perto do usuário, o usuário está perto da empresa, por isso, se ocorrer um feedback negativo durante a interação da marca com o usuário, o Facebook possibilita que o usuário comente está insatisfação para outros clientes potenciais.

Google AdWords ou Facebook Ads: qual devo utilizar?

Tanto o Google AdWords quanto o Facebook Ads são plataformas de publicidade poderosas que atendem praticamente todos os tipos de negócios. Ao avaliar os pontos fortes e fracos de cada ferramenta, é possível concluir que o Google AdWords e o Facebook Ads não devem ser utilizados separadamente, mais sim em conjunto e de forma estrategicamente planejada.

Porém, caso queira iniciar com uma plataforma neste primeiro momento, é necessário analisar os objetivos e o investimento da empresa.

Se o foco for conversões rápidas e um curto período, podemos concluir que o Google AdWords possibilita atingir de forma mais eficiente esse objetivo.

Caso o seu objetivo for conquistar gradualmente usuários que se identificam com a empresa e fidelizá-los com o tempo, o Facebook Ads é a sua melhor escolha.

Atualmente, com as empresas migrando cada vez mais seus investimentos em publicidade tradicional para o digital, as empresas especializadas em gestão de mídias digitais ganham significativo espaço pela capacidade de integrar o melhor que cada plataforma de publicidade oferece.

Estas empresas possuem experiência em planejar e executar estratégias integradas, otimizando recursos e rentabilizando investimentos alocados em publicidade digital — constituindo-se em uma excelente opção para empresas que não possuem um departamento de marketing digital e que ainda são inexperientes no mundo online.

Checklist Website

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *