As principais extensões de SEO para Google Chrome

As principais extensões de SEO para Google Chrome

Desde que o Google Chrome chegou, em 2008, conseguiu espaço e destaque rapidamente entre os outros navegadores.

Com um visual simples e leve, ganhou rapidamente a confiança de milhões de usuários, que não demoraram muito para começar a utilizá-lo como navegador principal. Desde então, milhares de extensões e ferramentas valiosas foram criadas e disponibilizadas gratuitamente, em sua grande maioria, por toda a web. Ferramentas que permitem a execução das mais diversas tarefas e são capazes de nos auxiliar em todos os tipos de atividades (desde as mais simples até as mais monótonas e intermináveis).

Até para nós, profissionais de marketing e curiosos em geral, podemos usufruir de uma grande variedade de ferramentas da web, que possam nos auxiliar e principalmente poupar  valiosos horas de trabalho e pesquisa na internet. Falando especificamente sobre extensões de SEO para o Google Chrome, temos ciência da existência quase infinita dessas ferramentas, no entanto, não são todas que valem o seu tempo ou mesmo sua atenção.

Por isso, antes de pesquisar no Google por extensões úteis e interessantes para SEO, resolvemos tomar a iniciativa e fazer toda essa pesquisa para você. O resultado foi o seguinte:

Extensões de SEO para Google Chrome

MozBar:

Tirando aqueles que chegaram na internet agora 😛 , o resto provavelmente conhece o site Moz e muito provavelmente, já ouviram falar sobre a ferramenta MozBar! É uma excelente extensão para Chrome, capaz de relevar informações muito úteis sobre o “estado” do SEO do seu site.

Quando instalado o toolbar é capaz de fornecer dados instantâneos sobre algumas métricas, realizar buscas personalizadas por país, região ou cidade, comparar métricas, palavras-chaves e visualizar rapidamente elementos das páginas internas do seu site.

Com a  busca personalizada, é possível ver na própria página de resultados do Google, dados como Page Authority (autoridade da página: uma pontuação que classifica a qualidade e relevância que aquela página possui em uma escala de 0 à 100) e Domain Authority (autoridade do domínio: utiliza o mesmo fator de classificação que o page authority mas baseando-se no domínio como um todo).

Open SEO Stats:

Também conhecido como PageRank Status, este plugin permite o acesso a dezenas de informações de forma rápida e simples, basicamente, você precisa acessar uma página e com um clique, pode visualizar métricas como:

Estatísticas de SEO: um resumo com IP de Geolocalização, país, número de páginas indexadas por buscadores como Bing, Yahoo e o próprio Google, além de Backlinks;

Status de Tráfego: gráfico com o volume de tráfego, tendo a possibilidade de analisar um período de 6 meses ou dois anos;

Site Info: realizando uma busca rápida pela página, o plugin retorna algumas informações como robots.txt, sitemap.xml, e alguns links que levam o usuário para sites terceiros com informações mais completas sobre a página analisada;

Informações da Página: um resumo on page sobre a página > url, meta title e description, número de links internos e externos, heading tags, etc;

Links Stats: lista com todos os links internos e seu respectivo texto âncora sobre a página analisada;

Velocidade da Página: confira o tempo que leva para a sua página ser completamente carregada no seu navegador.

SEO Site Tools:

Uma ferramenta que cumpre bem o seu papel quando se trata de passar informações valiosas de forma rápida e eficiente. Ao acessá-lo, você verá informações divididas em 6 sessões:

External Page Data: número de páginas indexadas no Google, links na página, page authority e domain authority;

Page Elements: resumo das métricas on page da página do seu site, meta title, meta description, links internos e externos, alt tag e as heading tags presentes na página;

Social Media: confere a analisa as atividades sociais na página, isto é, compartilhamento no facebook, twitter recentes, curtidas, favoritos, etc;

Page Term / Tools: velocidade de carregamento da página e palavras-chaves mais utilizadas dentro da página;

Server / Domain info: aqui você encontra informações do IP do domínio, localização, mapa e se as informações estiverem disponíveis no Who.is, a ferramenta também lhe dá acesso ao contato e email do responsável pelo domínio;

Suggestions: por último e talvez mais importante, lhe dá sugestões de correções e melhorias On Page para o seu site.

Majestic Backlink Analyzer:

Mais uma ferramenta de confiança disponível para os profissionais de Marketing Digital, possibilitando uma rápida análise da ‘saúde’ do site, controle de backlinks, estudo de concorrência, etc.

O Majestic Backlink Analyzer é dividido em três principais abas, cada uma apresenta uma funcionalidade única e informações específicas:

Site Explorer: uma análise rápida lhe fornece um gráfico dos últimos 3 meses com o histórico de backlinks e os domínios que apresentem links para o seu site e duas métricas que vão 0 – 100 e apresentam o nível de confiança da url:

  • Trust Flow – mede o número de cliques de um conjunto de sites de confiança para uma determinada url ou domínio;
  • Citation Flow – mede o número de citações de uma determinada url ou domínio;

Backlinks: na aba de backlinks, temos uma lista com todos os 10 backlinks de maior relevância para o site, além do texto âncora onde o link foi gerado e as métricas trust flow e citation flow. A ferramenta lhe permite verificar backlinks em termos de número e qualidade para um domínio em particular, url ou subdomínio. É possível comparar os backlinks de até 5 domínios simultaneamente.

Texto Âncora: possui informações detalhadas sobre os domínios de referência, backlinks externos para a palavra-chave em questão e novamente, as métricas de confiança da Majestic – trust flow e citation flow.

SEOquake:

Finalizando, temos o SEOquake, uma poderosa e ferramenta para o Google Chrome. Com apenas algumas cliques você consegue avaliar seu site utilizando diversos parâmetros de SEO, examine os links internos e externos, compare domínios, e muito mais.

Depois de instalado, é possível ativar uma barra rápida com um resumo das principais informações do site, tais como: páginas indexadas no Google, Bing, Yahoo, um rank fornecido pela Alexa, número de backlinks e domínios de referência e alguns dados sociais (Facebook like, Google +1, etc).

Relatórios  de resumo e um diagnóstico pode ser gerado e oferecer informações da página analisada, do domínio como um todo e dos backlinks, densidade de palavras-chaves, links internos e seu respectivo texto âncora.

Um outro recurso interessante é o SEO Audit, ele faz uma varredura por toda a página e levanta todos os pontos On page que necessitam implementação. Para cada um dos pontos, é oferecido links de ajuda e dicas para ajuda-lo nas alterações.

Conclusão

Extensões novas continuam sendo criadas e é nossa obrigação nos manter atualizado, por isso, sempre que possível, vamos trazer novas funcionalidades, ferramentas, aplicativos, plugins de SEO interessantes, etc.

Não é possível cobrir todas elas em um único post, mas aos poucos, vamos nos aprofundando em cada um delas e trazendo suas novidades.

Não deixe de conferir cada uma das ferramentas acima, umas delas (ou a combinação de várias), pode com certeza suprir suas necessidades e lhe auxiliar no dia a dia!

Ficou sentindo falta de alguma extensão para o Google Chrome que não mencionei, escreva sobre ela nos comentários. Como  vocês, estamos sempre aprendendo coisas novas todos os dias! 😉

Checklist de SEO