Fale conosco pelo WhatsApp

Estrutura de clínica e consultório médico: itens fundamentais para começar!

11 de novembro de 2021 |
Imagem de uma sala médica
(Banco de imagens: Shutterstock)

Uma boa localização é um dos fatores mais fortes a serem considerados para tanto

Montar uma estrutura de clínica e consultório médico costuma ser o desejo de profissionais que concluíram há pouco a residência médica e desejam ter seu próprio empreendimento, onde possam personalizar o atendimento que fazem aos clientes.

Em especial quando o médico é um especialista, esta é uma ideia interessante, pois dá a ele a chance de notabilizar-se e estabelecer um nome sólido perante seus pares (e perante os pacientes) naquele ramo da medicina que mais domina.

No entanto, erguer uma estrutura de clínica e consultório médico pode apresentar dificuldades inesperadas para o jovem doutor, até porque na grade de matérias das faculdades de medicina não constam cursos de administração (o que é compreensível; elas, as faculdades, devem se focar em formar excelentes médicos, e só esta tarefa já é suficiente para absorver todo o tempo que durar o curso).

Por isto, vamos agora elencar o que deve ser feito visando erguer uma ótima estrutura de clínica e consultório médico. Basta seguir e implementar os itens abaixo.

Vamos lá!

As 5 ações a serem tomadas para montar sua estrutura de clínica e consultório médico

Tal como erguer outros ambientes – um comércio ou um escritório, por exemplo –, estabelecer uma estrutura de clínica e consultório médico é um trabalho que pode ser dividido em fases, visando tornar-se mais simples de ser empreendido.

Passemos, agora, às 5 providências que um médico deve levar adiante se tiver tal objetivo em vista:

1ª) Comece, sempre, pela localização – Seus pacientes, provavelmente, terão de deslocar-se até seu consultório para serem atendidos. Onde o estabelecimento será aberto, em que parte da cidade, portanto, está longe de ser uma questão trivial.

Um local de fácil acesso é muito bom para nele ser estabelecido seu consultório, por razões óbvias. Se ele ficar próximo a uma estação de trem ou metrô, melhor ainda.

Mas muitos de seus pacientes, certamente, irão até você de carro. Portanto, um prédio que ofereça vagas de estacionamento é uma ótima pedida para um consultório ou clínica.

Mas lembre-se: se o profissional desejar atender pacientes de maior poder aquisitivo, ele deve considerar a possibilidade de instalar o empreendimento em um bairro rico de seu município – pois é ali que já estará sua clientela;

2ª) Cuidados ao escolher um imóvel – Seu consultório médico é onde você passará grande parte de seus dias. Isso vale para os pacientes. Portanto, que seja agradável.

A estrutura básica de um consultório ou clínica normalmente é composta por salas de atendimento, uma recepção ampla, banheiros e, a depender de sua especialidade, um local próprio para exames.

E tenha certeza de que o imóvel garante fácil acesso para pessoas com dificuldades de locomoção (idosos e deficientes físicos, em especial). Afinal de contas, trata-se de um estabelecimento de saúde;

3ª) Tenha uma boa decoração – O ambiente, como dito, precisa ser acolhedor. Não é necessário algo luxuoso, mas evite que o lugar seja, por exemplo, totalmente monocromático (erro que muitos médicos cometem). Coloque um pouco de cor e alegria ali, e móveis bonitos, ainda que não exuberantes;

) Saiba das exigências legais para a estrutura de clínica e consultório médico em sua região – Podem existir variações em tais exigências até mesmo entre os bairros de uma mesma parte da cidade.

Conhecer as leis de zoneamento do município é vital para que você não tenha problemas posteriores. Ambientes voltados à prática da medicina, em todos os seus níveis, geralmente só podem funcionar em alguns pontos de cada cidade. Verifique ainda se o prédio em que você deseja abrir seu estabelecimento está, ele mesmo, totalmente em conformidade com as normas legais;

5ª) Torne-se parte integrante da comunidade onde seu consultório ou clínica particular irá se instalar – Não seja um estranho em seu próprio ninho. Antes mesmo de erguer uma estrutura de clínica e consultório médico em certo local, procure conhecer quem já está lá.

Fale, por exemplo, com seus possíveis futuros vizinhos de consultório. Apresente-se, pergunte a eles como é o dia a dia no edifício e no seu entorno. Ofereça-se para ajudar no que precisarem, e peça você também ajuda, se for o caso.

Montar uma estrutura de clínica e consultório médico pode se revelar, ocasionalmente, algo tão complexo como montar uma residência para si e sua família – mas, uma vez pronto, o local pode se mostrar tão prazeroso quanto sua casa. Para tanto, é necessário que antes sejam dados os passos certos em tal direção.