Fale conosco pelo WhatsApp

Especialidades Médicas Mais Procuradas em 2021

3 de agosto de 2021 | | 83
Símbolo da medicina em um fundo cinza
(Banco de imagens: Shutterstock)

Fatores como a pandemia de Covid-19 e o avanço da tecnologia influenciam diretamente na forma como atuam as principais especialidades médicas existentes

O mundo está em constante transformação, e com a Medicina este movimento não é diferente: tanto as evoluções científicas como as necessidades e particularidades dos pacientes fazem com que o setor da saúde esteja sempre se atualizando. Com a pandemia de Covid-19, este processo se tornou ainda mais acentuado, fazendo com que determinadas especialidades médicas passassem a ser mais procuradas pelos pacientes.

Dados da WGSN, instituição especializada em tendências e previsões de mercado, a expectativa é de que o setor de saúde cresça pelo menos 5% entre os anos de 2021 e 2022. Este número está diretamente associado à evolução da pandemia, mas também tem relação com uma crescente preocupação da população geral com a saúde física e mental, um aspecto que também reflete nas especialidades médicas que estarão em alta nos próximos meses.

Descubra as especialidades médicas mais procuradas

Com base principalmente na interação entre tecnologia e saúde, além do cenário atual da Medicina em âmbito global, a instituição húngara de pesquisa The Medical Futurist Institute elaborou uma lista com as especialidades médicas que deverão ser tendência nos próximos meses. Descubra quais são:

  • Clínica Geral / Medicina de Família;
  • Pediatria;
  • Radiologia;
  • Oftalmologia;
  • Reabilitação e Medicina Esportiva;
  • Oncologia;
  • Dermatologia;
  • Gastroenterologia;
  • Epidemiologia;
  • Psiquiatria.

É importante entender que muitas dessas especialidades médicas apontadas como as de maior potencial de mercado são justamente aquelas com maior concorrência — como é o caso da Clínica Geral e Pediatria, que estão entre as áreas de atuação com mais médicos ativos no País. Isso ocorre porque esses também são os segmentos de maior demanda por parte dos pacientes.

Por outro lado, quem não atua diretamente com as especialidades médicas listadas não está necessariamente fadado a uma menor procura por parte dos pacientes. O segredo para ser procurado e conquistar clientes, nesses casos, está na forma como o profissional e sua clínica se posicionam na internet: afinal, mais do que ser procurado, é necessário ser encontrado pelos pacientes.

Invista em marketing digital

Independentemente das especialidades médicas que estão entre as mais procuradas em 2021, o investimento em marketing digital é essencial para todas as clínicas e profissionais de saúde que desejam se destacar e ser encontrados no ambiente online.

A partir de estratégias que permitam a criação de um canal de comunicação ativo com os internautas, é possível ampliar a presença digital e destacar-se como referência na área — seja ela qual for.

Existem diferentes estratégias que podem ser utilizadas para garantir a construção de um posicionamento online que permita ao médico ser encontrado, aprimorando assim a comunicação com os pacientes e construindo credibilidade online. Algumas das mais importantes são as mídias sociais, mídias digitais, ferramentas de SEO e estratégias de Inbound Marketing.

Quando bem aplicadas e estruturadas, essas ferramentas de marketing digital médico permitem que sua clínica ou consultório ganhem espaço e destaque no ecossistema online. Vale lembrar que essas estratégias devem estar sempre alinhadas com um atendimento individualizado, atencioso e que priorize as necessidades particulares do paciente. A criação e manutenção do relacionamento não deve ficar apenas no ambiente digital.

Para entender como a estratégia digital pode ser utilizada na medicina, leia nosso artigo sobre publicidade médica em 2021.