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Entenda como campanhas institucionais podem impactar na credibilidade das marcas

29 de setembro de 2015 |

reputação de marca

As mídias sociais fazem parte de qualquer estratégia de marketing digital bem estruturada. Um dos motivos desse canal ser tão relevante é a presença e a aceitação do público de, praticamente, todas as idades.

Atualmente, o Facebook possui cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos e as corporações estão aproveitando o desenvolvimento desse espaço para interagir e ganhar a confiança do seu público-alvo.

As campanhas institucionais em datas comemorativas são excelentes soluções para ganhar a simpatia e a confiança dos internautas. Para isso, é fundamental ter clareza nas metas que deseja traçar e apostar em táticas criativas e que estejam de acordo com os objetivos iniciais e a sua audiência.

No dia das mães deste ano, a WSI Marketing na Internet criou uma campanha diferente para um cliente do segmento de reprodução humana. O formato escolhido foi um vídeo, que teve aproximadamente 15.000 visualizações. O filme mostrou diversas declarações de crianças sobre o que as suas mães tinham de mais especial.

O vídeo recebeu muitos compartilhamentos e comentários emocionados pela homenagem. O resultado positivo da ação se deve ao fato da estratégia ter sido elaborada com base no público-alvo da marca. O objetivo era homenagear as mães e, ao mesmo tempo, identificar quem eram os usuários que interagiam com a marca.

Além disso, o aspecto emocional que a data carrega e a criatividade do material resultaram em compartilhamentos espontâneos e um engajamento maior e satisfatório, além de contribuir para o crescimento do número de fãs da página.

A seguir, separamos 6 pontos importantes na criação de campanhas de datas comemorativas para que a sua marca obtenha sucesso em suas ações:

1.Conheça seu público-alvo: É parte fundamental do processo de toda a estratégia de marketing conhecer quem são os clientes ideais da sua marca.  Analise a sua audiência e observe como ela se comporta. Traçar um perfil da sua buyer persona também vai te ajudar a construir uma solução mais consistente e direcionada.

2.Determine suas metas: O objetivo da sua campanha pode ser aumentar o número de seguidores, ganhar visibilidade ou aumentar as vendas. A sua prioridade direcionará qual é a melhor estratégia a ser seguida.

3.Seja criativo: Independente do formato ou tipo de promoção que desenvolver a criatividade deve estar em primeiro plano. Analise o que já foi feito no segmento e aposte em ações que proporcionem maior visibilidade.

4.Estimule a participação: Convidar os seus seguidores a realizarem uma determinada ação é fundamental para estimular o engajamento com a empresa. Concursos culturais, enquetes e ofertas exclusivas fazem com que o internauta se expresse e assim, é possível colher mais informações sobre o seu cliente.

5.Atendimento ao cliente: Independentemente da sua estratégia é fundamental preparar a equipe de mídias sociais e SAC para possíveis reclamações. Direcionar a equipe e treiná-la para resolver determinadas situações é importante para manter a credibilidade da empresa e garantir a satisfação do cliente.

6.Mensuração de Métricas: Uma das vantagens do universo digital é a análise de resultados. A avaliação é fundamental para saber se o objetivo inicial foi atingido. Além disso, as estatísticas servem de insight para as promoções futuras.

Vale ressaltar que o cliente em questão ajudou a WSI ganhar o prêmio de “Melhor Solução Completa” no WSI Global Convention 2015, evento anual que tem como objetivo reunir consultores e parceiros da WSI, assim como premiar as melhores soluções de marketing digital.

Quer mais dicas de como conquistar melhores resultados nas mídias sociais e outras estratégias de marketing digital? Entre em contato conosco!!!