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Entenda como campanhas institucionais podem impactar na credibilidade das marcas

reputação de marca

As mídias sociais fazem parte de qualquer estratégia de marketing digital bem estruturada. Um dos motivos desse canal ser tão relevante é a presença e a aceitação do público de, praticamente, todas as idades.

Atualmente, o Facebook possui cerca de 1,5 bilhão de usuários ativos e as corporações estão aproveitando o desenvolvimento desse espaço para interagir e ganhar a confiança do seu público-alvo.

As campanhas institucionais em datas comemorativas são excelentes soluções para ganhar a simpatia e a confiança dos internautas. Para isso, é fundamental ter clareza nas metas que deseja traçar e apostar em táticas criativas e que estejam de acordo com os objetivos iniciais e a sua audiência.

No dia das mães deste ano, a WSI Marketing na Internet criou uma campanha diferente para um cliente do segmento de reprodução humana. O formato escolhido foi um vídeo, que teve aproximadamente 15.000 visualizações. O filme mostrou diversas declarações de crianças sobre o que as suas mães tinham de mais especial.

O vídeo recebeu muitos compartilhamentos e comentários emocionados pela homenagem. O resultado positivo da ação se deve ao fato da estratégia ter sido elaborada com base no público-alvo da marca. O objetivo era homenagear as mães e, ao mesmo tempo, identificar quem eram os usuários que interagiam com a marca.

Além disso, o aspecto emocional que a data carrega e a criatividade do material resultaram em compartilhamentos espontâneos e um engajamento maior e satisfatório, além de contribuir para o crescimento do número de fãs da página.

A seguir, separamos 6 pontos importantes na criação de campanhas de datas comemorativas para que a sua marca obtenha sucesso em suas ações:

1.Conheça seu público-alvo: É parte fundamental do processo de toda a estratégia de marketing conhecer quem são os clientes ideais da sua marca.  Analise a sua audiência e observe como ela se comporta. Traçar um perfil da sua buyer persona também vai te ajudar a construir uma solução mais consistente e direcionada.

2.Determine suas metas: O objetivo da sua campanha pode ser aumentar o número de seguidores, ganhar visibilidade ou aumentar as vendas. A sua prioridade direcionará qual é a melhor estratégia a ser seguida.

3.Seja criativo: Independente do formato ou tipo de promoção que desenvolver a criatividade deve estar em primeiro plano. Analise o que já foi feito no segmento e aposte em ações que proporcionem maior visibilidade.

4.Estimule a participação: Convidar os seus seguidores a realizarem uma determinada ação é fundamental para estimular o engajamento com a empresa. Concursos culturais, enquetes e ofertas exclusivas fazem com que o internauta se expresse e assim, é possível colher mais informações sobre o seu cliente.

5.Atendimento ao cliente: Independentemente da sua estratégia é fundamental preparar a equipe de mídias sociais e SAC para possíveis reclamações. Direcionar a equipe e treiná-la para resolver determinadas situações é importante para manter a credibilidade da empresa e garantir a satisfação do cliente.

6.Mensuração de Métricas: Uma das vantagens do universo digital é a análise de resultados. A avaliação é fundamental para saber se o objetivo inicial foi atingido. Além disso, as estatísticas servem de insight para as promoções futuras.

Vale ressaltar que o cliente em questão ajudou a WSI ganhar o prêmio de “Melhor Solução Completa” no WSI Global Convention 2015, evento anual que tem como objetivo reunir consultores e parceiros da WSI, assim como premiar as melhores soluções de marketing digital.

Quer mais dicas de como conquistar melhores resultados nas mídias sociais e outras estratégias de marketing digital? Entre em contato conosco!!!