Fale conosco pelo WhatsApp

É possível usar o selfie como marketing?

13 de dezembro de 2013 |
É possível usar o selfie como marketing?
(Banco de imagens: Shutterstock)

Como todos temos visto, esse lance de selfie está cada vez mais na moda. Podemos até dizer que foram os adolescentes que começaram esse movimento “selfiniano”, principalmente as garotas. Mas hoje até o presidente dos Estados Unidos não perde uma oportunidade…

E nem mesmo o Papa…

Você sabe o que é?

Essa prática é basicamente uma idealização narcisista – se assim podemos dizer – de pessoas que gostam muito de aparecer para si mesmas. Algo do tipo: “nossa, como você é linda(o)!” ou “veja esses músculos”, “sou um avião”, “meu biquinho pra você” e assim por diante. Claro que as pessoas não ficam falando essas baboseiras enquanto se admiram, mas no mínimo pensam. Porém,  peço que você, caro leitor, não entenda “gostar de se aparecer” como algo pejorativo. Nem sempre gostar de ver a si mesmo é algo ruim. Mas veja bem: nem sempre.

Mas de qualquer forma, a questão aqui é marketing, marketing digital.

Selfie e o Marketing

Estive estudando o nicho de moda, lendo sobre grifes e marcas de alto nível, quando de repente me deparei inúmeras vezes com fotos de garotas posando como modelos em seu espelho do quarto, do banheiro e de onde quer que for (já vi até dentro de banheiros de shopping).

Mas, observando e parando para refletir, fiquei impressionado com o número de visitas e comentários que esse tipo de informação gera. Garotas recomendando acessórios, inúmeras maquiagens, roupas pra lá e pra cá, e até os homens entravam na conversa, mas apontando para a “modelo selfie”: “êta coisa linda!”. Entre outras avaliações.

Whatever

Esse tal de selfie se tornou numa ferramenta anexada ao marketing digital que pode agregar muito valor de mercado, uma vez que é um meio de comunicar produtos reais em pessoas reais. O que quero dizer é que as modelos convencionais são elevadas a níveis inatingíveis a pessoas mortais, como a maioria de nós. Já as “modelo selfie” não são inacessíveis. Elas trazem a pessoalidade, a naturalidade de si e do produto para perto de todos(as) interessados(as), isto é, não exclui as pequenas espinhas do rosto, a barriguinha um pouco saliente, as pessoas comuns conhecem, entre outras características naturais, do dia a dia.

A própria Dove, marca de produtos de limpeza e beleza, tenta seguir essa ideia, de que seus produtos são reais para pessoas reais. Claro que não utilizam do método selfie de marketing, mas o princípio da mensagem é o mesmo.

Esse é um método que pode ser muito bem explorado por alguns nichos de mercado. Tem muita gente fazendo negócio rentável com isso. Precisamos ficar atentos.