A digitalização é a transformação da mídia offline ou física para a mídia online ou digital, e a digitalização é a mudança mais significativa de nossos tempos, pois esta mudando todo o meio em que vivemos, da maneira de como passamos o nosso tempo a maneira como gastamos o nosso dinheiro. A digitalização mudou drasticamente a nossa maneira de ver e receber informação. Nos últimos 6 anos a tecnologia já conseguiu substituir muitas coisas que considerávamos essenciais, como os livros em papéis que foram substituídos por Ereaders, chaves de carros foram substituídas pelo botão “Start/Stop Engine”, sem contar as facilidades que os smartphones e tables trazem para nosso dia a dia, como computadores de bolso, onde podemos usar o GPS, despertadores, livros, jornais e diversos aplicativos a apenas um clique. O vídeo Technology Will Kill mostra como o avanço da tecnologia e a digitalização estão acontecendo.
Como a Digitalização impacta os consumidores
A digitalização transformou os consumidores em consumidores digitais, mudando assim principalmente seus habitos, como os relacionados abaixo:
- Agora os consumidores usam os buscadores, como Google, na internet procurar produtos e serviços, e não mais as páginas amarelas
- Navegam em milhares de sites na internet para curtir conteúdo que antes era encontrado em revistas, jornais, na TV
- Utilizam emails, blogs, mídias sociais para se comunicar e compartilhar conteúdo com um número cada vez maior de pessoas
Como a Digitalização impacta seu negócio
Assim como a digitalização muda os hábitos dos consumidores, também muda a maneira de fazer negócios. Abaixo estão algumas das principais mudanças que seu negócio deve seguir
- Conquistar clientes utilizando o PPC ou SEO e reter clientes através de campanhas de Email Marketing
- Monitorar e fortalecer sua reputação online através das Mídias Sociais como Facebook, Twitter, YouTube e Flickr
- Um bom website para mostrar seus produtos e serviços para os clientes, uma vez que com a digitalização eles sempre olham o que você tem a oferecer antes de encarar a viagem até sua loja.
- Investir em publicidade digital, uma vez que seus consumidores estão consumindo mais mídias online a cada dia