A diferença de SEO e PPC na pesquisa de palavras-chave

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Embora SEO e Pay Per Click (PPC) advertising usem palavras-chave para direcionar tráfego, estas frentes do marketing digital são diferentes, e o modo como as palavras-chave são utilizadas também é diferente.

Se você estiver tentando expandir os esforços da sua empresa em marketing digital, é bom reservar um tempo para ler este post e entender as diferenças.

Quais são seus objetivos?

Se você pretende começar sua campanha de SEO, então você precisa pesquisar palavras-chave que façam parte do universo do tema da campanha.

Este universo é composto pela lista de palavras-chave que a maioria das pessoas usam ao procurar por informações sobre um determinado tema.

Cada palavra-chave relaciona ou para o tema como um todo ou para algum de seus aspectos. Olhe para cada uma delas e tente descobrir qual o uso desta palavra-chave e o que ela diz sobre a intenção da pessoa que a pesquisar.

Uma vez que você entenda este universo, selecione as palavras-chave que estejam especificamente direcionadas a sua campanha.

Se você pretende começar uma campanha de PPC, então o que você precisa é pesquisar palavras-chave das quais você pode fazer lances competitivos.

Estas campanhas precisam de palavras-chave que possam maximizar a relação custo-benefício, ou seja, palavras que atraiam tráfego qualificado por um preço competitivo e que tragam retorno do investimento através de um CPA (custo por aquisição) baixo.

Você deve procurar por palavras-chave que sugiram intenção de compra, ou com alta possibilidade de levar a uma compra por parte de quem as procura.

Ou, caso seja, representem algum tópico que seja rentável para sua empresa.

No começo da pesquisa, considere quais as consequências de pequenos erros na sua seleção de palavras-chave. Se mesmo pequenos erros tenham grande impacto nos resultados, dedique maior tempo e tome mais cuidado com sua pesquisa.

Depois de selecionadas as palavras-chave, você deve descobrir onde e com qual frequência você as utilizará.

Uso de Palavras-Chave

Para campanhas de SEO, correlacione o conteúdo do seu site corporativo com as palavras-chave selecionadas. Cada página do seu site deve focar em uma palavra-chave específica ou uma frase, com conteúdo, título, imagens e meta tags construídas em torno.

Para campanhas de links patrocinados, utilize as palavras-chave selecionadas em seus anúncios, na sua landing page (isto é, a página que levará o usuário após o clique em seu anúncio) e nos seus grupos de anúncios.

Para maximizar o seu índice de qualidade, deve haver uma estreita correlação em cada um destes. Para obter sucesso no Google Adwords, não esqueça que sua landing page deve estar estritamente relacionada às palavras-chave que você selecionou.

Uma landing page que nada tenha a ver com as palavras-chave selecionadas fará com que seus anúncios percam pontos no índice de qualidade, tornando-os irrelevantes tanto para os usuários quanto para o Google.

Tolerâncias

Campanhas de SEO costumam ser tolerantes com erros em suas palavras-chave. Se uma ou mais palavras-chave estiverem inapropriadas, certamente haverá um impacto, mas você poderá facilmente corrigir e tentar novamente.

Por vezes, algumas palavras-chave equivocadas podem melhorar seus rankings de uma forma que você sequer pensava que iria acontecer.

Posicione palavras-chave mais amplas em páginas que estão em níveis mais altas, e para páginas com detalhes mais específicos opte por palavras-chave long tail.

Por outro lado, as campanhas de PPC não são tão tolerantes a erros com palavras-chave. Cada erro pode te custar dinheiro, então você precisa analisar minuciosamente cada seleção.

Sempre se mantenha preparado para eliminar palavras-chave que não esteja funcionando, adicionar palavras-chave negativas e continuar monitorando o custo por clique e índice de qualidade.

É altamente recomendável categorizar suas palavras-chave por tema.

Resumo

Ao planejar uma estratégia de Marketing Digital, tenha em mente o propósito de cada frente. Ao utilizar PPC, você atrairá tráfego qualificado de uma forma rápida para o seu site a um preço variável.

Então atenha-se a lances e a métricas de competitividade para melhorar seu índice de qualidade e pagar menos por cliques.

Ao trabalhar o SEO, considere o ciclo de seus consumidores e utiliza palavras-chave long tail para otimizar suas páginas e atrair tráfego qualificado.

Apesar de os dois tipos de campanha utilizarem dados similares, os dados não são utilizados da mesma maneira.
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