Fale conosco pelo WhatsApp

Dicas para Melhorar a Recepção do Consultório

10 de agosto de 2021 | | 84
Paciente conversa com médico na recepção de um consultório médico
(Banco de imagens: Shutterstock)

A recepção do seu consultório tem grande influência sobre a experiência do paciente com sua clínica e demanda cuidados específicos para garantir um bom atendimento

Proporcionar uma boa experiência aos pacientes vai muito além de oferecer um atendimento de excelência. É na recepção do consultório que o indivíduo terá o primeiro contato com seu estabelecimento, e passar uma primeira impressão positiva é fundamental para encantar e fidelizar o paciente.

É imprescindível que o ambiente da sua clínica médica seja planejado estrategicamente para oferecer um atendimento diferenciado ao paciente, já que ela funciona como um cartão de visitas para seu trabalho. Descubra a seguir como ter uma recepção do consultório impecável e, assim, oferecer uma experiência inesquecível a seus pacientes.

Tenha um ambiente agradável e receptivo

Criar um espaço agradável é o primeiro passo para que a recepção do seu consultório médico impacte positivamente na experiência do paciente. Além disso, é fundamental que este seja um ambiente funcional e aconchegante ao mesmo tempo, de modo que sua equipa consiga trabalhar de maneira efetiva e o paciente se sinta confortável e acolhido enquanto espera seu atendimento.

Nesse sentido, vale a pena adotar cuidados como:

  • Escolha assentos confortáveis para a área de espera;
  • Caso opte por instalar uma televisão ou utilizar música ambiente, esteja atento ao volume do som — que deve ser sempre agradável, e nunca incômodo;
  • Se houver revistas à disposição, elas devem estar atualizadas e em bom estado;
  • Caso for oferecer água ou café, esteja atento para que os pacientes sempre tenham copos limpos à disposição, além de lixeiras apropriadas para descarte;
  • Invista em um ambiente organizado;
  • Lembre-se de planejar ambientes e recursos para pessoas com necessidades especiais e seus acompanhantes.

5 formas de melhorar a recepção do consultório

1.      Entenda as necessidades de seu paciente

Conheça seus pacientes, entendendo seus gostos, necessidades e comportamentos. Dessa forma, é possível oferecer soluções e atendimento personalizado, de acordo com o perfil dele.

2.      Invista em treinamento para sua equipe

A atuação de sua equipe faz muita diferença na recepção do consultório, e investir na capacitação dos profissionais é uma excelente maneira de oferecer um atendimento humanizado e qualidade. Dessa forma, é possível garantir que os pacientes recebam um tratamento atencioso e de qualidade.

Vale lembrar que os profissionais que atuam na recepção do consultório também podem coletar as impressões dos pacientes a respeito da sala de espera, demais ambientes da clínica e atendimento oferecido. Nesse sentido, o treinamento da equipe pode servir tanto para garantir um bom relacionamento com o paciente, como para receber informações relevantes sobre como melhorar.

3.      Faça pesquisas de mercado

Esteja sempre bem-informado a respeito dos avanços tecnológicos que afetam sua área de atuação, bem como do comportamento do seu público-alvo. Nesse sentido, é fundamental fazer pesquisas e investir em conhecimento específico sobre atendimento ao paciente, satisfação e tendências de mercado.

4.      Peça feedbacks a seus pacientes

Ninguém melhor que o próprio paciente para apontar como tem sido a experiência com o atendimento oferecido em sua clínica. Portanto, faça pesquisas de opinião diretamente com eles, coletando informações não apenas sobre a recepção do consultório, mas a respeito de todo o tratamento oferecido por você e sua equipe. Este tipo de pesquisa pode ser feito de maneira online ou presencial, conforme a realidade de seu atendimento.

5.      Use a tecnologia a seu favor

Faça o possível para facilitar ao máximo a experiência do paciente, e a tecnologia é uma excelente aliada de quem deseja otimizar procedimentos como agendamento de consultas, acesso a informações de funcionamento e acesso a prontuários e exames. Invista em canais de comunicação eficazes, como um site eficiente, celular corporativo e outras ferramentas que permitam ao paciente encontrar as informações que deseja de maneira prática e rápida.

Melhorar a recepção do consultório é essencial para garantir que seu paciente saia da consulta satisfeito com o atendimento recebido, mas existem diversas outras formas de aprimorar a experiência deste paciente com sua clínica. Investir em marketing digital médico, por exemplo, é uma eficiente maneira de engajar os pacientes e fazer com que seu consultório se destaque na internet.

Interessado em estratégias de marketing digital médico? Ente em contato com um de nossos consultores.