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Dicas para manter o atendimento humanizado na teleconsulta

29 de julho de 2022 | | 0
Pessoa mostrando estetoscópio pelo computador
(Banco de imagens: Shutterstock)

Esta inovação na medicina vem crescendo; entenda como manter o atendimento humanizado, mesmo à distância

O atendimento humanizado na teleconsulta é importante em qualquer área da medicina, e pode ser oferecido a partir de boas práticas e da utilização de ferramentas de qualidade.

O atendimento humanizado na teleconsulta deve passar por todas as fases do processo, que inclui desde a consulta médica por videoconferência até a solução de dúvidas ou problemas — o que pode ser feito por meio de mensagens, ligação, e-mail ou chatbot.

A utilização da telemedicina em qualquer área da saúde foi instituída no Brasil em 18 de março de 2020 por um projeto de lei do Governo Federal, como forma de permitir que os atendimentos médicos continuassem sendo realizados durante a pandemia da Covid-19, iniciada naquele ano.

Como o distanciamento social sempre foi apontado como uma das principais ações de combate ao alastramento do vírus, a possibilidade de os médicos auxiliarem seus pacientes à distância tornou-se uma das principais inovações na área médica.

A prática do atendimento humanizado na teleconsulta permite que esta área de atuação realize uma melhor integração entre os mais distintos profissionais da saúde, garantindo um aumento no número de diagnósticos corretos, além de uma alta qualidade no atendimento, com menor custo.

Como funciona o atendimento humanizado na teleconsulta?

É comum acreditarmos no fato de a tecnologia afastar e distanciar as pessoas. E em tempos em que se fala cada vez mais de uma real necessidade de integração entre paciente e médico, não é incomum que os profissionais acreditem que a telemedicina pode comprometer esta proximidade com os seus pacientes.

É justamente por esta razão que entender as formas de aplicar o atendimento humanizado na teleconsulta é tão importante. De fato, a maneira com que a tecnologia foi desenvolvida pode trazer uma distância maior a algumas interações. No entanto, algumas inovações na área da saúde vêm proporcionando aos médicos um maior tempo para que eles foquem em seus pacientes.

Para que o atendimento humanizado na teleconsulta aconteça de maneira eficiente, não se esqueça de direcionar o foco na experiência do seu paciente, permitindo que ele também seja um protagonista daquele momento. Sentir-se acolhido, compreendido e respeitado pelo médico traz ao paciente uma maior autonomia.

Se possível, tente sempre realizar o teleatendimento em espaços calmos, tranquilos e silenciosos. A sua comunicação também precisa ser acolhedora e empática durante todo o processo. Faça o máximo para entender, na medida do possível, a opinião e o feedback do seu paciente acerca do teleatendimento. Dessa forma, é possível aperfeiçoar o atendimento humanizado na teleconsulta.

Benefícios da telemedicina

Veja alguns exemplos, abaixo, que comprovam quais são os principais benefícios que a sua clínica ou consultório pode alcançar ao adotar a telemedicina:

 Acolhimento integral: o atendimento humanizado na teleconsulta entende que o cuidado, a atenção e o carinho com os pacientes não acontecem somente nos momentos físicos. É preciso direcionar este tipo de empatia para pacientes que necessitem de isolamento ou que morem em localizações mais distantes;

  • Saúde preventiva: a praticidade da telemedicina permite que os médicos tenham acesso ao resultado dos exames mais rapidamente, podendo acompanhar em tempo real os sinais dos pacientes, com o auxílio de tecnologias mobile de monitoramento;
  • Atendimento em tempo real: situações emergenciais, bem como dúvidas acerca de determinado tratamento, podem ser resolvidas rapidamente pelo atendimento humanizado na teleconsulta, poupando tempo, evitando erros e trazendo maior segurança aos pacientes;
  • Maior proximidade: se na consulta convencional o contato entre paciente e médico é limitado àquele momento, pela telemedicina é possível manter este relacionamento por meio da troca de mensagens;
  • Relacionamento personalizado: é muito importante para o paciente que ele sinta que seu problema é enxergado e analisado de maneira personalizada pelo médico. Com um atendimento humanizado na teleconsulta, torna-se muito mais fácil fazer com que o especialista enxergue a individualidade de cada caso e crie uma conexão ainda mais forte com o seu paciente;
  • Diagnósticos mais precisos: sim, a assertividade no diagnóstico pode ser uma das principais características da telemedicina, que consegue integrar diversos profissionais da saúde com maior rapidez, eficiência e praticidade, trazendo um diagnóstico mais certeiro e preciso ao paciente.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.