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Dicas de Reels para Médicos

6 de dezembro de 2021 | | 0
Celular com imagem de reels na tela
(Banco de imagens: Shutterstock)

Criado visando concorrer com o TikTok, o Reels vem se revelando um eficaz meio para divulgar o trabalho de profissionais da medicina

O Reels para médicos tem potencial para ser um extraordinário caminho com vistas à difusão do nome de um profissional da medicina, de suas qualidades enquanto tal (em predicados de sua clínica ou consultório especial no caso dos especialistas).

O Reels para médicos – assim como o Reels quando usado para a apresentação a um grande número de pessoas da excelência no trabalho de outros profissionais liberais (advogados, arquitetos, jornalistas, veterinários etc.) – pode trazer ótimos resultados, desde que bem empregado.

Porém, ao falarmos sobre o Reels, cabe lembrar que estamos nos referindo a uma das mais recentes novidades das redes sociais. Sendo assim vale a pena, antes de seguir adiante, explicar do que se trata para, depois, falarmos sobre como o Reels para médicos é uma excelente ideia.

Reels: vídeos curtos – mas de longo alcance

Lançado em 5 de agosto de 2020 na forma de mais uma ferramenta do Instagram, o Reels foi criado pelo Facebook (que alterou recentemente seu nome para Meta Platforms) para rivalizar com o TikTok, plataforma chinesa de vídeos curtos de enorme sucesso à época (e ainda hoje, aliás).

(O próprio Instagram, diga-se de passagem, é um site muito amplo em sua cobertura, e que só faz crescer: segundo uma pesquisa feita pela plataforma mLabs, o Instagram obteve, desde o início da pandemia de covid-19, um engajamento quatro vezes maior do que possuía anteriormente.)

O Reels possibilita a criação de vídeos curtos (entre 3 e 30 segundos). É claro, isso o stories, outro utilitário agregado ao Instagram, também faz. No próprio feed do Instagram (ou seja, nos posts) há como publicar vídeos.

Sendo assim, quais são os diferenciais do Reels?

Resposta: ele se distingue dos vídeos encontrados nos Stories e posts por permitir a junção de vários clipes, bem como o ajuste da velocidade com que os mesmos passam.

Além disso, o Reels proporciona a inserção de efeitos visuais e áudio em um vídeo. E, ao contrário do que ocorre nos stories, as filmagens lá colocadas não somem após 24 horas. Por fim, os vídeos da ferramenta podem ser compartilhados no feed e na aba Explorar do Instagram.

4 dicas certeiras de uso do Reels para médicos

Ao acompanhar as redes sociais, pode-se notar que é um pouco mais comum que profissionais da medicina ligados à estética usem o Reels (e também o TikTok) para divulgar seu trabalho.

Estamos falando de especialistas como nutrólogos, cirurgiões plásticos, dermatologistas, endocrinologistas etc. Pelo fato de seu trabalho médico lidar, em graus diferentes, com a aparência dos pacientes, o uso do Reels para médicos faz mais sentido para praticantes de tais especialidades.

Mas isso é só uma tendência, não uma regra: nada impede, por exemplo, que ortopedistas, pneumologistas, oncologistas e outros recorram ao Reels. E muitos o fazem, por sinal – e obtém retornos excelentes.

Mas como pode ser empregado o Reels para médicos visando trazer, justamente, tais retornos?

Vamos agora responder a essa pergunta elencando 4 modos de uso do Reels para médicos:

  1. Deixar claro seu preparo profissional – É muito frequente (na verdade, é uma praxe da profissão) que médicos participem de encontros acadêmicos, simpósios, cursos etc. A proposta é que o profissional registre em vídeo passagens curtas de tais eventos, e as publique no Reels;
  2. Apresentar seu consultório ou sua clínica – Filme a sala de espera de seu estabelecimento, por exemplo. Mostre como ela é confortável e bem-organizada. Faça o mesmo com outras partes do local (sempre tomando o cuidado de jamais filmar algum paciente). Isto trará segurança àqueles que ainda não são seus pacientes, mas desejam sê-lo;
  3. Responda às questões de seus seguidores no Reels – É bastante frequente que médicos recebam perguntas pelas redes sociais. Por que não selecionar as mais frequentes e respondê-las em um vídeo no Reels?;
  4. Traga conteúdo de qualidade em seu Reels – Aqui, as possibilidades são quase infinitas. Você pode dar dicas sobre como alimentar-se de forma saudável, ou sobre como cuidar melhor da pele. Falar acerca dos últimos avanços da medicina também costuma atrair seguidores – e pacientes.

Quando o tema é Reels para médicos, se está falando sobretudo de entrega de conteúdo de qualidade. Entre em contato com a WSI, agência especializada em marketing médico, para conhecer nosso serviço de mídias sociais e começar a produzir reels que alavancarão seu consultório.