Fale conosco pelo WhatsApp

Dia do Médico

6 de julho de 2021 | | 75
Mesa azul com estetoscópio e calendário
(Banco de imagens: Shutterstock)

Dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, profissional que cuida e promove a saúde da população.

No dia 18 de outubro é comemorado o Dia do Médico, uma data nacional que celebra e homenageia a profissão responsável por cuidar da saúde da população, por incentivar uma vida saudável e atuar na prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças. A data foi escolhida em referência ao Dia de São Lucas, o santo padroeiro da Medicina.

Nesse artigo vamos explicar quais são as origens do Dia do Médico e a importância dessa data. Veja a seguir!

Qual é a origem do Dia do Médico no Brasil?

A data tem origem cristã. No dia 18 de outubro, a Igreja Católica comemora o dia de São Lucas, um santo que em vida foi médico e, por isso, é considerado o protetor dos médicos pelos católicos.

O idealizador do Dia do Médico, Eurico Branco Ribeiro, nasceu em Guarapuava, em 1902, se formou em Medicina pela faculdade de Medicina de São Paulo. Em 1927, foi professor de cirurgia e fundou o Sanatório São Lucas, em São Paulo. Além de médico, era um cristão devotado, escritor e filantropo. Com isso, foi muito interessado pela vida de São Lucas, e dedicou muito de sua vida em pesquisas sobre o santo, o que resultou em alguns livros. Entre eles:

  • “Médico, Pintor e Santo”: lançado em 1969, é uma obra de 4 volumes com mais de 600 páginas, o enredo é sobre a Universidade de Pádua, na Itália, onde Eurico iniciou seu ano letivo de 1463 no dia 18 de outubro para homenagear São Lucas, que foi anunciado patrono do ‘’Colégio dos Filósofos e Médicos’’;
  • “O Livro que Lucas não escreveu”: lançado em 1969;
  • “Lucas, o Médico Escravo”: lançado em 1974.

Tais estudos sobre o Evangelista fizeram com que Eurico fosse considerado um dos maiores entendidos de Lucas no mundo, pois escreveu a verdadeira vida e não o romance do patrono dos médicos.

Dia do Médico e São Lucas

O padroeiro dos médicos, São Lucas, foi um dos quatro evangelistas do Novo Testamento. Também escreveu o ‘’Ato dos Apóstolos’’, complemento do evangelho. Apesar de Lucas não ter convivido com Jesus, seus textos são baseados nos depoimentos de pessoas que conviveram. Além de médico, Lucas também era pintor, historiador e músico. O santo nasceu em uma cidade da Síria, chamada Antioquia.

Existem muitas versões sobre a morte de São Lucas. A tradição diz que ele morreu como mártir pendurado em uma árvore na Acaia, no ano 84.

A importância do Dia do Médico

A celebração do Dia do Médico, é uma forma de homenagear e ressaltar a importância dessa profissão, em que a pessoa opta por dedicar sua vida ao bem-estar e saúde da população. Essa data simbólica nos permite agradecer os sacrifícios e a dedicação de cada médico que já cuidou de nós, de nossos familiares e amigos.

Mais do que um reconhecimento da profissão, o Dia do Médico também serve para protestar e pedir maior investimento para área da saúde. Pois, além da grande responsabilidade que os médicos carregam da profissão, também enfrentam todos os dias muitas dificuldades com a falta de recursos e estruturas na maioria dos hospitais do Brasil.

Muitos médicos possuem seu próprio consultório, mas de nada adianta ter uma clínica moderna e organizada, atendimento de alta qualidade e ser um médico bem-conceituado se poucas pessoas sabem de sua existência. Em um mundo cada vez mais tecnológico no qual o online está cada vez mais presente nas ações do dia a dia, em que as pessoas procuram por receitas, diagnósticos e doenças no Google, é preciso saber onde se divulgar de maneira eficaz, para isso existe o marketing para médicos.

Se você gostou desse artigo, confira outros textos sobre médicos em nosso blog!