O que você deve considerar na hora de desenvolver um site voltado para SEO?

Um site voltado para SEO obedece todos esses processos

A principal fonte de procura de informações para os usuários da internet hoje, sem dúvida, são os sites de busca, conhecidos também como mecanismos de busca ou buscadores. E um diferencial pode ser aparecer bem posicionado no principal desses mecanismos, o Google. E é aí que entra o site voltado para SEO (Search Engine Optimization), na otimização de diversos fatores que tornam o seu site melhor posicionado em uma pesquisa orgânica em algum dos buscadores.

O que é essencial no planejamento para desenvolver um site voltado para SEO ?

No planejamento, é necessário selecionar as palavras-chave (keywords) que serão otimizadas e a estratégia será baseada em cima das mesmas. A escolha correta de palavras-chave é fundamental para que um projeto de SEO traga bons resultados.

Algumas técnicas como Brainstorm são bem vindas na seleção de keywords. Definidas as keywords, é hora de definir quando e como será trabalhada cada uma delas.

Algumas atividades precisam ser estruturadas como: Otimização de conteúdo on-page, produção de conteúdo em seu blog, link building, análise profunda de Google Analytics, táticas como SERP, “limpezas”de resultados desfavoráveis, etc.

Um ponto que deve ser considerado na hora de fazer um planejamento para SEO é que as coisas mudam rapidamente. Você não pode seguir o planejamento à risca, pois as ações mudam baseadas nos resultados obtidos. É preciso ser flexível para alcançar melhores resultados. Se algumas keywords estiverem dando um resultado melhor, você não deve parar de fazer link building ou produzir conteúdo simplesmente porque não está planejado.

Objetivos da estratégia de SEO

Os principais objetivos da estratégia de SEO podem ser divididos em 3: posição no ranking, número de visitas e número de conversões.

As conversões são o principal objetivo da estratégia, pois são elas quem trazem o retorno ao cliente. Elas são o termômetro para um trabalho de marketing digital.

Os objetivos tem que ser traçados com pelo menos 6 meses de antecedência, já que uma estratégia de SEO não traz resultados imediatos e por isso as metas devem considerar um certo período de tempo.

Objetivos de Ranking

Nos objetivos de ranking, podemos separar as metas de acordo com cada keyword. Tipos de ranking: TOP 1, TOP 3, TOP 5 ou TOP 10. Aconselhável visar sempre a primeira página, pensar grande.

Objetivos de Tráfego

Aqui define-se o tráfego a se obter, por grupos de palavra, seções do site ou o site inteiro. É importante ser realista e considerar um nível de 5 a 10% de tráfego num TOP 3, de acordo com o Google Keyword Tool.

Objetivos de Conversões

Nesse tipo de objetivo, há uma maior dificuldade de definir uma métrica exata. Pois os números podem variar dependendo do segmento, do site. De maneira conservadora, é preferível trabalhar com uma taxa de conversão entre 2% e 5%, lembrando que os números podem variar. Importante lembrar que depois que conseguir o tráfego, é necessário melhorar a taxa de conversão.

Quais técnicas devem ser utilizadas para trabalhar SEO?

Para que as visitas permaneçam constantes, devem ser aplicadas técnicas para otimizar o site e criar bases onde o site vai se sustentar. Algumas das técnicas a seguir refletem diretamente na otimização do site.

Otimizar o Título

O título do site e de todas as suas páginas, é um dos principais fatores de decisão para o posicionamento do site em relação as keywords usadas na busca. Em qualquer primeira página de qualquer mecanismo de busca, com toda certeza a keyword buscada aparece no título das páginas retornadas. A otimização do título, sem dúvidas, é uma das mais importantes técnicas de SEO.

Otimizar Meta Description

Essa meta tag é importantíssima para o posicionamento nos mecanismos de busca. Se bem otimizada, aproveitando corretamente as keywords da página em questão, pode chamar a atenção tnto do mecanismo de busca como do usuário. Lembre-se que um site desenvolvido para SEO é feito para buscadores e pessoas, nunca devemos ignorar nenhum dos dois.

Link Building

Link Building é uma técnica de SEO com muitas alternativas de atuação. Primeiramente, deve-se construir uma boa linkagem interna do site. Se bem trabalhado, o próprio site é uma excelente fonte de links e devemos aproveitá-lo da melhor forma possível . prestando atenção na semântica do link e na otimização da URL.  O outro passo é conseguir links externos, ou seja, de outros domínios. Ter referência em outros sites de qualidade que abordam o mesmo ou semelhante tema fazendo referência ou citando o seu site.

Resultados obtidos por um site voltado para SEO

Alguns pontos devem ser levados em consideração no resultado de um projeto de SEO bem trabalhado, a junção de todos eles é considerada extremamente vantajosa no sentido de retorno tanto financeiro quanto para crescimento de marca.

Visibilidade

De acordo com pesquisas recentes, aproximadamente 32% do tráfego é proveniente de mecanismos de busca. Ou seja, o potencial para gerar interesse/negócio é enorme.

Credibilidade

Posicionando-se na primeira página do Google, sua empresa torna-se referência nas pesquisas de determinadas palavras-chave relacionadas aos serviços ou produtos oferecidos pelo seu site. Este é um fator que confere credibilidade à marca.

Vantagem sobre a concorrência

O trabalho de SEO oferece uma oportunidade para empresas não tão conhecidas aparecerem na frente de grandes e conhecidas concorrentes que não invistam nas buscas orgânicas.

Tráfego Qualificado

Um bom trabalho de SEO melhora o rankeamento do site na busca de palavras-chave relevantes, ou seja, as utilizadas por usuários que sabem exatamente o que estão procurando, relacionado com seus produtos ou serviços.

Custo-benefício

SEO é uma das ações que apresentam melhor custo-benefício quando comparado a outros trabalhos de marketing digital.

Inteligência de mercado

A avaliação do SEO serve como refência para avaliar a demanda do mercado( quantidade de buscas de palavras-chave ), concorrência( rankeamento nas pesquisas ) e interesses dos clientes em potencial( visitas ao site, tempo de navegação, produtos e serviços mais procurados ).

Fortalecimento da marca

Diferente de outras ações envolvendo anúncios, os maiores investimentos necessários para o SEO bem feito estão relacionados à produção de conteúdo( descrição de produtos, e-books, vídeos, infográficos), o que acaba se revertendo em benefício para a própria empresa por serem duradouros e servirem de referência para a marca.

Conclusão

Investir em SEO hoje é uma tacada certeira, além de um custo-benefício vantajoso, os pontos a serem considerados são, em sua maioria, positivos, e o investimento é baixo comparado a outras estratégias para marketing digital.

Empresas que investem em SEO tendem a fortalecer o nome da marca e crescer cada vez mais em seu setor.

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