Fale conosco pelo WhatsApp

Descubra como fazer uma agenda online para consultório

Calendário azul

A agenda online para consultório é uma ferramenta que permite ao paciente agendar suas consultas remotamente. Trata-se de uma alternativa prática para o paciente, uma vez que ele não precisa sair do site para marcar a consulta, além de ser também uma ferramenta vantajosa para a clínica.

Um dos principais motivos que fazem da agenda online para consultório ser uma ferramenta importante para as clínicas médicas é a possibilidade de ter uma rotina mais prática e organizada. Confira neste artigo como adotar a agenda digital para seu consultório.

Como montar e administrar uma agenda online para consultório?

A agenda online para clínicas médicas funciona de uma maneira simples: trata-se de um aplicativo que possibilita ao paciente marcar suas consultas conforme a disponibilidade do médico, evitando que o profissional tenha uma agenda superlotada. Esses agendamentos são reunidos para o médico em um layout similar à agenda do e-mail, proporcionando uma visão mais clara das consultas marcadas para aquele dia, semana ou período específico. Assim, o profissional tem mais controle sobre a sua rotina.

Confira abaixo três medidas simples que podem ajudar o médico a montar e administrar uma agenda online para consultório:

1.     Saiba como funciona sua rotina

Para que a agenda online seja realmente benéfica, é essencial que o médico conheça sua rotina. Ou seja, o profissional deve saber quantos pacientes deve atender por dia para obter o rendimento ideal no final do mês e quanto tempo em média leva para concluir cada consulta.

Obviamente, cada atendimento terá uma duração específica — como é o caso das primeiras consultas e das visitas de retorno, por exemplo. Entretanto, com uma ideia aproximada do tempo das consultas, o médico terá uma ideia de como deve ser sua rotina ideal. Também é fundamental considerar um tempo para os intervalos e deixar alguns minutos de folga entre uma consulta e outra para o caso de algum paciente se atrasar.

2.     Adote uma ferramenta eletrônica

Esta dica é a que mais ajudará o médico a administrar a agenda online para consultório. Isso porque a agenda eletrônica oferece ao médico mais praticidade no acompanhamento das consultas agendadas, uma vez que as ferramentas eletrônicas podem ser acessadas pelo computador ou pelo celular.

Além disso, ao contrário da agenda em papel, a agenda eletrônica pode ser acessada por várias contas ao mesmo tempo, incorporando as mudanças em tempo real. Outro benefício da agenda eletrônica é a possibilidade de acessar o prontuário do paciente com apenas um clique, tendo mais facilidade e agilidade em cada atendimento.

3.     Mantenha um sistema de envio de lembretes aos pacientes

Um dos problemas mais comuns em uma clínica médica é o paciente chegar atrasado e querer ser atendido de qualquer maneira, mesmo que o médico esteja em outra consulta. Outra situação desagradável é o paciente se esquecer da consulta, fazendo com que o médico perca o tempo separado para o atendimento.

Para evitar essas situações, é fundamental criar a agenda online com um sistema de envio de lembretes aos pacientes. Essas notificações podem ser enviadas por e-mail, SMS ou WhatsApp, dependendo do sistema no qual a agenda online para clínicas é administrada.

Os resultados da adoção de uma agenda online para consultório também impactam na qualidade do atendimento, devido à redução nos atrasos e na fila de espera, e na produtividade da clínica. Para usufruir dessa ferramenta, vale a pena contar com uma agência de marketing digital para médicos. Dessa forma, o médico terá o suporte de uma equipe que entende as particularidades do setor médico e do marketing digital, tendo mais chances de construir uma agenda eficiente e de qualidade.

Você tem muitos pacientes para encher sua agenda online para consultório? Entre em contato com a WSI para descobrir como atrair mais pacientes com estratégias de marketing digital para clínicas médicas!