Construindo um Site para sua Clínica: Tudo o que não Pode Faltar

Website Layout Atencao

O mundo está em constante mudança, e quando falamos em mudança, logo entramos no ambiente virtual. Basta um clique, e pronto, seu potencial cliente está pesquisando em sua página, observando seu posicionamento e decidindo se é possível ou não fazer negócio e agregar conhecimento em seu ramo de atuação.

Ter um website nos dias atuais indica direcionamento, planejamento e posicionamento de sua clínica, trazendo firmeza para sua marca e ampliando o leque de possibilidades de contato com os seus pacientes. Independentemente de qualquer publicidade, seja ela, cartões de visita, folders, ou brindes, — ou seja, tudo que indica apreciação por parte dos seus pacientes —  nada está tão atrelado ao sucesso do seu consultório quanto uma página dos seus serviços.

Levar sua clínica para um ambiente altamente adaptável aos seus clientes auxiliam na intima ligação e estreitamento relação da marca com início em um apenas alguns cliques.

Temos 4 motivos essenciais para a sua clínica ter um WebSite:

De olho nos seus concorrentes

Já parou para pensar que algumas clínicas já passaram na frente e aderiram ao Website? Com certeza se não estão ainda, ao mínimo estão planejando nossas empreitadas no mundo digital, e isso representa menor participação de mercado e pacientes mais próximos deles. Pense nisso!

Ele trabalha para você

Seu site traz retorno e não gera custos significativos. Seu site funciona 7 dias por semana, 24 horas por dia. É extremamente essencial diminuir custos com publicidade Off-line, sabendo se que seus clientes acessarão todas as bases de suas informações em tempo integral, com interação online e cadastros em tempo real.

Primeiro contato

Essa é antiga, e demonstra facilmente o primeiro contato de um cliente com sua clínica. Estamos falando da primeira impressão que você leva ao seu paciente, lembrando que o Brasil conta com 78 Milhões de internautas dos quais 75% pesquisam de forma ordenada as possibilidades de iniciarem um negócio, compra ou relacionamento apenas após uma rápida busca pelo que desejam em sites de busca como Google, Bing ou sites relacionados, e isso acaba sendo extremamente relevante.

Presença global e local

Quando falamos em website, o índice de alcance é infinito, e com alto valor de conteúdo é possível alavancar a conquiste de pacientes de forma sublime, levando uma proposta robusta em qualidade nos serviços prestados de sua clínica a alto nível de aceitação. Claro, é evidente, a grande ideia é estar presente em qualquer lugar e traçar agendamentos, consultas e tirar dúvidas de forma rápida, dinâmica e essencial aos olhos dos seus pacientes. Já pensou em dobrar o número de consultas com apenas alguns cliques?

Contudo passamos a pensar que uma clínica deixaria de expor a sua marca apenas de forma física e tornaria seu alcance e desempenho em alto grau de competitividade diante da concorrência. Pensar global e agir local está dentro das diferenças entre estar ou não no ambiente digital, aumentando assim seu ganho de mercado.

Construção de layout: Por onde começar?

Construir um layout de qualidade é um dos princípios para atrair a atenção dos pacientes. Por isso, separamos algumas dicas para o desenvolvimento.

O primeiro passo, sem sombra de dúvidas, é fazer uma pesquisa de seus possíveis concorrentes, analisar o que é e não viável para sua página. Os sites possuem formulário de contato? Informações sobre os procedimentos, uma boa apresentação da empresa? Um layout moderno e principalmente responsivo? Esses levantamentos são necessários para que seja possível iniciar a pensar em como será sua página, podendo acrescentar seus diferenciais, que nos dias de hoje, é algo crucial para se destacar.

O próximo passo é esquematizar seu layout, o que chamamos de sitemap, ou seja, um rascunho das seções e suas ramificações, algo simples, mas que fará diferença na hora de criar seu site. Com essa visão completa, fica mais fácil em tornar o site funcional.

Menos é mais, não queira poluir seu site com imagens, animações complexas, ícones em movimento. Pois, só irá dispersar o foco do usuário ao que realmente deve ser destacado. Tenha em mente o que é realmente necessário frisar.

Abuse do lado esquerdo do seu site, isso já é um padrão mundial e que vale muito a pena ser levado em conta, pois é o lado que irá chamar atenção primeiramente do usuário quando ele abrir sua página. Se possível, use a logomarca da clínica no canto esquerdo superior do site. Assim como a logomarca, os botões das seções também podem seguir, mas claro, não é uma regra.

 

Deixe bem claro o que sua clínica faz e quais são suas especialidades. Dê a quem visita seu site, todas as informações necessárias e relevantes a respeito. Separe por temas, pois facilita para o usuário na hora de buscar determinado assunto dentro do seu site.

Paleta de cores: Influencia ou não no layout do seu site?

Outro ponto importante são as cores. As cores interagem em seu site e têm efeito significativo na forma de como os visitantes reagem ao seu conteúdo. As cores vibrantes tendem a expressar emoção injetando energia. Já as cores mais escuras e as complementares expressam harmonia e relaxamento. Escolha uma paleta de cores que defina o que quer transmitir e que combine com a sua marca. As cores também podem atrair a atenção do usuário. Contrastes atrai o olhar, pense no poder que tem o preto e o branco, você pode usar do contraste para encorajar os visitantes a clicarem nos botões como “entre em contato” ou “agende sua consulta”.

paleta de cores website medico

Atraindo os usuários

Quando um usuário, futuro paciente,  dedica um tempo em seu site, buscando informações importantes, nada mais viável do que um formulário. Entre regras recentes e modernos testes de usabilidade e arquitetura da informação, concluiu-se que para o “cadastro perfeito”, os primeiros dados que o usuário deve submeter devem ser compostos por: Nome, e-mail, telefone e mensagem. O preenchimento correto desses campos passa a configurar um visitante como um lead. Esse usuário está declarando uma necessidade, expectativa ou desejo por meio dos canais: e-mail ou telefone. A partir de então, o que determinada se este lead se tornará um paciente é a velocidade de retorno, a qualidade do atendimento prestado e as dúvidas devidamente esclarecidas.

Por último falaremos das landings pages, também conhecidas como páginas de destino.  Esta é uma das mais eficazes formas para estabelecer uma impressão notável com um potencial paciente. As landing pages levam o clique de usuário diretamente para uma página da qual haverá um formulário de contato ou uma oferta de conteúdo . O mais importante é que a landing page seja o principal representante do conteúdo que se procura. Com isso, ela deve ser objetiva. O layout também é fundamental, como diz o velho ditado: “A primeira impressão é a que fica”, faça um layout otimizado, que atraia o cliente e interaja. Use bastante cores, desfrute de recursos diferenciados que faça se interessar pela sua identidade, trazendo resultados mais satisfatórios e garantindo seu bom desempenho na internet, aumentando seu número de pacientes e tornando sua clínica como referência.

(Neste artigo, explicamos a importância e como criar landing pages para médicos e clínicas. Vale a pena conferir!)

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