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Conheça as principais estratégias de marketing médico

16 de julho de 2020 |
Gráficos de desempenho de uma clínica em uma mesa
(Banco de imagens: Shutterstock)

O marketing digital oferece diversas oportunidades para o profissional da saúde. O impulsionamento da reputação da clínica, a fidelização de pacientes antigos e a conquista de pacientes que se enquadram no público-alvo são alguns dos benefícios que podem ser alcançados. No entanto, para usufruir dessas vantagens é preciso saber quais estratégias de marketing médico são mais eficientes.

As estratégias de marketing médico possuem algumas particularidades que devem ser consideradas pelo profissional da saúde antes de serem colocadas em prática. Isso porque além de abordar um assunto delicado, o médico precisa estar a par do regulamento do Conselho Federal de Medicina (CFM) quanto à publicidade na internet para não cometer nenhuma infração. Saiba mais sobre o assunto neste artigo.

Quais são as estratégias de marketing médico mais utilizadas?

Uma das principais vantagens do marketing médico é a possibilidade de aprender com as ações adotadas, deixando-as cada vez mais refinadas e alinhadas com o objetivo do consultório. Entretanto, esse processo pode ser bastante longo e exaustivo, sobretudo para os profissionais da saúde que equilibram o atendimento ao público com a administração da clínica.

Pensando nisso, a equipe de especialistas da WSI selecionou as quatro principais estratégias de marketing médico que podem ser adotadas por clínicas de pequeno, médio ou grande porte. Confira!

1.     Branding

As estratégias de branding têm como objetivo fazer com que o nome do médico e da clínica sejam conhecidos na região de atendimento. Enquanto antigamente isso era feito por meio dos outdoors, hoje em dia a internet é o principal canal utilizado para fortalecer a imagem do médico.

Um dos canais que pode ser utilizado nas campanhas de branding é a rede social, como o Facebook e o Instagram. Nessas redes sociais o médico pode mostrar um pouco da sua rotina, com imagens do escritório ou da preparação para uma cirurgia, e explicar alguns assuntos relacionados a sua área de atuação.

A relação das publicações informativas com as postagens sobre a rotina do médico ajuda a construir uma imagem de seriedade para o profissional, aumentando as chances de ser lembrado pelas pessoas que necessitem de um atendimento médico no futuro.

2.     Otimização do site

O site do consultório deve ter um design responsivo e ser fácil de navegar. Além disso, também é importante que os mecanismos de busca entendam do que se trata o site para colocá-lo nas primeiras páginas de pesquisa. Para isso, a estratégia mais eficiente é a otimização On-Page.

3.     Marketing de conteúdo

O site possui duas funções: guiar o usuário para agendar uma consulta e construir uma relação de confiabilidade com o futuro paciente. Isso é feito por meio do marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo consiste em publicar materiais informativos relacionados à área de atuação do médico. Por exemplo: um dermatologista pode compartilhar informações sobre cuidados com a pele, tratamentos para rejuvenescer a pele, entre outros temas da área de dermatologia.

Nesse caso, as estratégias de marketing médico são adotadas no site, com uma seção que pode ser chamada de “Notícias”, “Blog” ou “Artigos”. Os conteúdos devem ser diretos, educativos e tecnicamente assertivos — ou seja, deve abordar as palavras-chave de interesse para a clínica, melhorando seu posicionamento e potencializando as chances de atrair os pacientes dentro do público-alvo.

4.     Profissionalização do marketing digital

Atualmente, o mercado conta com agências de marketing digital especializadas no setor médico o que pode auxiliar os profissionais da saúde a conseguir resultados melhores com as campanhas publicitárias no ambiente online. Dessa forma, os médicos podem se concentrar no atendimento presencial aos pacientes tendo a confiança de que existe uma equipe profissionalizada divulgando seus serviços de maneira responsável e de qualidade.

Para que as estratégias de marketing médico não sejam penalizadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) é necessário não divulgar valores nos canais de comunicação do consultório, não usar expressões como “resultado garantido” e “o melhor”, entre outras regras contidas na resolução nº 1974/11 do CFM. Caso queira saber como a WSI pode auxiliar no crescimento da sua clínica, entre em contato com nossa agência de marketing médico e converse com um de nossos consultores.

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