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Como planejar seu Blog de Negócios?

23 de janeiro de 2014 |
Como planejar seu Blog de Negócios?
(Banco de imagens: Shutterstock)

O planejamento de um blog pode se tornar algo bem complicado quando não há uma imagem clara do nosso próprio negócio. Mas, tudo pode ficar mais simples se identificarmos alguns pontos, respondendo a algumas perguntas:

1) O que eu vendo?

2) Para quem vendo? Isto é, meu público alvo.

3) Qual a importância do produto que vendo?

Ter um blog de negócios significa proporcionar aos clientes exatamente o que eles querem, e por isso, nos encontramos em outra questão: o que eles desejam?

O que os clientes querem?

O que seus Clientes Querem?
Trata-se de três pontos. Mas antes disso, é necessário entender o contexto do marketing. As técnicas de marketing são usadas há mais de 60 anos para o benefício dos negócios, buscando a vender e suprir a necessidade do cliente. Basicamente era feito por meio de anúncios em televisão, rádio, jornal etc. Hoje, com o advento da internet, essa prática mudou, passando a gerar interação e possivelmente relacionamento. isto é:

1) Conectar-se com outras pessoas;

2) Construir relacionamentos;

3) Gerar conteúdo educativo, divertido e interessante.

Os clientes querem ter a atenção tomada por um excelente atendimento, seguida por um blog com conteúdo de qualidade e interessante. Mas como fazer isso quando enfrentamos outros muitos concorrentes com o mesmo ideal? Não é difícil. Começa pela construção de relacionamentos com eles (clientes), proporcionando-lhes uma experiência de entretenimento interessante, caminhando um passo por vez e encontrando os usuários certos.

Localizando os Clientes Certos

O potencial de um negócio é conseguir localizar e trazer possíveis clientes que ativamente estão procurando o que a sua empresa oferece. Com um blog de negócios bem sucedido, a maioria dos visitantes virá pelo Google, e estarão se tornando em potenciais clientes.

E outro fator que decidirá a relevância e a popularidade do blog é a palavra-chave. Como é sabido, o visitante só consegue chegar porque digitou nos buscadores termos específicos que estão contidos em seu blog. Por isso, a escolha de palavras-chave, como também as long tails (junção de mais de uma palavra-chave), é muito importante. Estude as melhores que se encaixam na descrição do seu negócio e use o Google Keyword Tools, para ver o quanto suas palavras-chave são pesquisadas no Google.

O mais importante do Marketing de Negócios

Para todo aquele que escreve em algum blog ou tenha qualquer meio de divulgação de conteúdo é importante saber que, o que as pessoas realmente querem é encontrar alguém “igual a elas”; um ambiente no qual possam expressar suas ideias e/ou dúvidas e ter alguém para ouvi-las, que possa se relacionar de modo horizontal, de igual para igual.