Fale conosco pelo WhatsApp

Como o e-mail marketing deve ser utilizado pelos médicos?

4 de outubro de 2021 | | 680
Computador sendo usado para envio de e-mails
(Banco de imagens: Shutterstock)

Um bom mailing list e o uso de uma linguagem amigável trarão sucesso ao seu e-mail marketing

O e-mail marketing para médicos é uma das maneiras mais eficazes, simples e de baixo custo pelas quais você, profissional da saúde, pode se comunicar e fidelizar seus clientes – e também atrair novos pacientes para sua clínica ou consultório.

Em síntese, o e-mail marketing para médicos pode ser descrito como um e-mail padronizado (mas com conteúdo específico a cada versão) que seu estabelecimento regularmente envia para pacientes que estão cadastrados e aceitaram recebê-lo.

Funciona como uma newsletter, com a diferença que contém geralmente apenas assuntos relativos ao seu consultório — mas nada impede que sejam adicionadas notícias sobre novidades da medicina, visando tornar seu e-mail marketing para médicos mais interessante.

Está provado: o e-mail marketing para médicos traz resultados

É interessante, ao iniciar o uso da ferramenta e-mail marketing, que você tenha alguns dados em mente.

Segundo um estudo do instituto americano The Pew Research Center’s, quase 100% (a totalidade, portanto) dos usuários de internet contam com ao menos uma conta de e-mail ativa.

Ainda de acordo com tal estudo, mais de 60% das pessoas acessam seu e-mail ao menos uma vez por dia, e 72% preferem receber informações sobre empresas e marcas por este canal.

Expressivos 138% dos clientes que recebem ofertas via e-mail gastam mais do que os que não as recebem – e, de forma até surpreendente, o estudo constatou que e-mails marketing são nada menos que 40 vezes mais efetivos na prospecção de novos clientes do que as redes sociais.

Agora, conheça alguns procedimentos que, uma vez empregados, tornarão seu e-mail marketing para médicos ainda mais eficiente.

As 8 dicas fortes para seu e-mail marketing para médicos

Vamos agora resumir em 8 itens o que você, profissional da saúde, deve fazer para obter bons resultados com seu e-mail marketing para médicos:

1º) Construa um bom mailing list – ou seja, tenha uma quantidade razoável de caixas postais eletrônicas (e-mails) para as quais você enviará seus e-mails marketing. Isto se consegue, por exemplo, tendo um bom site, com espaço para as pessoas deixarem ali seus endereços eletrônicos;

2º) Torne o e-mail marketing uma ferramenta para o uso de seu consultório/clínica por parte do paciente. Por exemplo, utilize-o visando confirmar consultas e avisar seus pacientes sobre uma eventual necessidade de retorno ao estabelecimento;

3º) Dissemine informação com seu e-mail marketing para médicos. Como dissemos acima, um e-mail marketing não deixa de ser um tipo de newsletter. Use-o também para informar novidades acerca de sua área de atuação aos seus pacientes, portanto;

4º) Faça pesquisas via e-mail. Seus pacientes, os quais frequentam seu consultório regularmente, vão gostar de poder informar, elogiar ou, eventualmente, criticar algo no estabelecimento. Realize pesquisas de opinião via e-mail marketing para médicos e lhes dê a chance de fazê-lo;

5º) Seja criativo nos títulos e assuntos de seu e-mail marketing para médicos. Lembre-se que o leitor é conquistado, ou perdido, nas duas ou três primeiras linhas de um texto. Capriche na redação e nos títulos de seus e-mails, e com isto motive seus clientes a lê-los até o fim;

6º) Torne simples o compartilhamento de seus e-mails marketing. Se o material que você envia for de boa qualidade, é bem possível que seus pacientes queiram repassá-lo aos amigos. Uma opção para tanto é incluir nos e-mails botões de compartilhamento para as redes sociais;

7°) Use uma linguagem acessível e leve. Pense bem: você é médico, mas os seus clientes não o são. Portanto, no texto de seu e-mail marketing dirigido a eles evite tecnicismos e o uso de jargões da profissão. Transmita as informações de forma clara e amigável;

8º) Aceite as escolhas de seus assinantes; dê a eles, no próprio e-mail marketing para médicos, a opção de cancelarem o envio das mensagens apenas clicando em um ícone. Eles se sentirão respeitados – e, sendo assim, inclinados a continuarem recebendo o material.