Como melhorar o marketing de conteúdo da sua empresa – 8 passos fundamentais

Marketing de conteúdo

O Marketing de conteúdo é uma abordagem estratégica focada em distribuir conteúdo valioso, relevante e consistente para atrair e reter uma audiência definida, tendo como visão auxiliar um potencial consumidor em suas decisões.

Essencialmente, é através do marketing de conteúdo que empresas conseguem se comunicar com seus clientes e prospects sem a necessidade de vender ativamente. Ele tem por fim fazer com que eles cheguem até você de uma forma natural.

Marketing de Conteúdo é significativamente mais barato e mais efetivo do que o marketing tradicional. Cold Calls, compra de listas de e-mails e anúncios indesejados são cada vez menos efetivos conforme as tecnologias evoluem para limitar estas ações intrusivas.

Muitos profissionais de marketing reforçam os benefícios do Marketing de Conteúdo, pois este estilo de marketing fornece aos seus consumidores informações para torná-los mais inteligentes. A ideia é que se você disponibiliza conteúdo e informações relevantes para seus compradores, eles eventualmente irão confiar em sua empresa o suficiente para ser leais a sua marca.

Abaixo, alguns fundamentos que você deve ter em mente ao desenvolver a estratégia de marketing de conteúdo para sua empresa.

1.      Conheça Sua Audiência

A primeira coisa a considerar é saber quem é sua audiência. Seu objetivo deve ser fornecer soluções para seus problemas. Mas, quais são seus problemas? Para descobrir, você precisa perguntar estas questões para seus consumidores e quais os tipos de problemas eles tinham antes de fechar negócio com sua empresa.

Qual estágio do ciclo de compras eles estão? Eles estão apenas na fase de conhecimento do seu problema e procurando uma solução ou eles já tem uma solução em mente e estão procurando por fornecedores? Quais são seus objetivos, indústrias, preferências de compras e como a maioria deles busca por aprendizado?

Foque no “porquê” destas questões. Entreviste clientes atuais. Tente descobrir padrões. Entender necessidades em comum é a chave para uma estratégia de conteúdo altamente eficaz.

2.      Escolha Tópicos Relevantes

Decidir quais problemas e soluções você irá falar sobre pode ser um pouco difícil. A boa notícia é que existem muitas formas de procurar por informações e com certeza você encontrará os melhores temas para escrever através de algumas destas ações:

  • Pesquisa de Palavras-Chave podem trazer centenas de recursos e insights para você começar sua estratégia de conteúdo. Avalie quais os termos dos quais você gostaria de ser encontrado pelos seus prospects e verifique a competição, dificuldade e volume de tráfego que estas palavras normalmente trazem. Após esta seleção, você pode começar a trabalhar para otimizar estas palavras-chave para SEO. Certifique-se de incluir as palavras-chave no título e ao longo do conteúdo, de forma natural.
  • FAQ’s e Suporte ao Consumidor são maneiras rápidas de descobrir bons termos que servirão como tópicos de conteúdo. Verifique no site de seus concorrentes se eles já utilizam estas seções e extraia ideias dali.
  • Fóruns de Internet são ótimas oportunidade para saber o que as pessoas estão falando ou tendo problemas.
  • Sites de Novidades da Indústria são altamente recomendáveis para saber quais as novidades e tendências do seu mercado de atuação. É uma excelente maneira de encontrar assuntos frescos para discussão.

Não se esqueça de que fontes primárias geralmente são mais precisas, por isso também pergunte aos seus consumidores seus objetivos e desafios.

3.      Nem todos os formatos de conteúdo são iguais

Uma vez que você tenha selecionado seu tópico, você precisa pensar como você gostaria de apresentar esta informação para sua audiência.

É importante manter uma variedade nos formatos de seu conteúdo, e então você pode comparar e analisar aqueles com melhor performance para sua audiência.

Pergunte-se como sua audiência gosta de consumir conteúdo. Eles são mais visuais? Então talvez infográficos e conteúdos de vídeos possam ser melhores. Eles gostam de ler blogs? Eles são mais técnicos? Quais os dispositivos que eles usam para acessar a internet?

Quais estágio eles estão? Se eles ainda estão na fase de conhecimento do problema, um e-Book pode resolver o problema. Eles já identificaram o problema? Talvez um vídeo ou webinar sejam as melhores opções. Se eles já decidiram como eles querem resolver o problema, mas estão decidindo qual o melhor fornecedor para providenciar a solução, tente tipos mais agressivos como estudos de caso, tabela de comparação de fornecedores ou demonstrações gratuitas por um determinado período de tempo.

4.      Menos é Mais

Mantenha-se a um tópico por vez. Não caia na tentação de querer cobrir todos os tópicos da sua indústria em uma única peça de conteúdo. Seus prospects são pessoas ocupadas e na maioria das vezes não poderão dispor de muito tempo. Torne seu conteúdo fácil para consumo.

5.      Eduque. Não promova.

Se torne a Wikipédia da sua indústria ao educar sua audiência sobre o que você sabe e o que eles querem saber. Deixe a autopromoção para mais tarde no ciclo de vendas. Educação é essencial para construir confiança com seus prospects.

Além do mais, considere que você está tentando produzir conteúdo que as pessoas vão compartilhar em seus próprios círculos sociais. Um jeito simples de fazer com que as mídias sociais estejam a favor da sua empresa é entregar alguma coisa em que as pessoas sentirão orgulho de compartilhar. Este é o jeito mais fácil de fazer com que seus consumidores se tornem “advogados” da sua marca.

6.      Consistência.

Publique consistentemente e frequentemente através do suporte de um calendário de publicação para criação de conteúdo. Não procrastine. Mantenha o conteúdo simples e curto, se necessário. Mais importante do que o tamanho do conteúdo é a consistência do seu conteúdo.

Esta não apenas é uma maneira eficaz de estabelecer confiança e autoridade com sua audiência, mas também você será recompensado de seus esforços com melhores rankings de SEO. Ao longo do tempo, você se tornará uma referência em sua indústria e as pessoas ficarão ansiosas pelas suas novidades.

7.      Analise seus Resultados.

Uma vez que você tenha distribuído seu conteúdo, você precisa mensurar sua eficácia. O que funcionou e o que não funcionou? Se você constantemente entregar conteúdo variado, você terá amostras cada vez maiores para testar ao longo do tempo.

Aqui, algumas métricas a considerar ao analisar seu conteúdo.

  • Número de visitas
  • Inbound Links
  • Curtidas e Compartilhamentos
  • Leads Gerados
  • Performance de conteúdo por formato
  • Performance de conteúdo por tópico
  • Performance de conteúdo por autor

8.      Automatize.

Uma das melhores maneiras de analisar estas e outras métrica é com o uso de plataformas de automação de marketing.

Com o avanço da tecnologia, os profissionais de marketing tiveram que se adaptar a muitas mudanças. Primeiro, toda empresa tinha que ter um website. Depois, uma estratégia em mídias sociais. E agora a automação de marketing se tornou indispensável para se manter a frente da competição.

Plataformas de automação de Marketing como SharpSpring e HubSpot te permitem rastrear quais campanhas de conteúdo estão gerando mais leads e quais precisam ser otimizadas.

Elas também são poderosas a ponto de te dar a opção de colocar formulários em landing pages para capturar informações valiosas sobre prospects que estejam interessados em suas ofertas de conteúdo. Estas ferramentas são indispensáveis nos dias atuais para as empresas que queiram economizar tempo com tarefas de rotina e ganhar em inteligência competitiva.

Conclusão

Não há corta caminho no mundo do marketing de conteúdo, mas você pode tirar bom proveito ao descobrir sobre sua audiência e as soluções que seus potenciais consumidores procuram.

Mantenha sua mensagem simples e educacional e não promova sua marca de modo agressivo em um primeiro momento. As pessoas retornarão até você se você mantiver qualidade, consistência e frequência em padrões elevados.

Uma vez que você tenha escolhido o formato certo e distribuído seu conteúdo, é hora de analisar os resultados utilizando uma plataforma de automação de marketing.

Conteúdo é limitado apenas pela sua imaginação. Dedique tempo para pensar criativamente e comece a gerar mais negócios e aumentar o faturamento da sua empresa.
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