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Como melhorar a Recepção da sua Clínica

12 de outubro de 2021 |
Recepção de clínica médica
(Banco de imagens: Shutterstock)

A recepção é o local onde o paciente terá o primeiro contato com sua clínica, e é fundamental que ele se sinta acolhido neste ambiente

 A recepção de uma clínica médica é muito mais do que um simples espaço onde os pacientes aguardam atendimento: ela é um ambiente de interação e que representa o primeiro contato do indivíduo com seu consultório, impactando diretamente na experiência que ele terá em seu estabelecimento. Por isso, é fundamental que este local seja agradável, aconchegante e prático, de modo que o paciente se sinta bem ao ficar ali.

Para possibilitar uma experiência diferenciada ao paciente, é importante que a recepção da clínica seja planejada estrategicamente. Dessa forma, é possível passar uma boa primeira impressão a respeito de seu serviço e ainda fazer com que as pessoas se sintam acolhidas e respeitadas. Confira, a seguir, algumas dicas para melhorar este importante ambiente de seu consultório médico!

Dicas para melhorar a recepção da sua clínica 

Entenda as características do paciente

O primeiro passo para proporcionar uma boa experiência ao paciente é entender suas necessidades e características. Caso você seja geriatra, por exemplo, a maioria dos seus pacientes terá uma idade mais avançada, como consequência, há mais chances de que eles tenham problemas de mobilidade e acessibilidade. Por outro lado, uma clínica pediátrica pode necessitar de um ambiente seguro e lúdico, com brinquedos para as crianças.

Todos esses detalhes devem ser levados em conta no momento de montar a recepção de sua clínica. 

Foque na humanização do ambiente

O atendimento humanizado deve ser um dos maiores pontos de atenção em sua clínica, e faz toda a diferença no momento de receber o paciente. Mais do que o conhecimento técnico, as pessoas buscam por um tratamento acolhedor e focado em suas necessidades e individualidades. É essencial, portanto, que você invista em treinamento de equipe e esteja sempre atento às particularidades de cada um.

 Crie um ambiente aconchegante

É muito importante que o paciente se sinta acolhido e confortável na recepção da sua clínica médica e, para isso, é preciso estar atento a cuidados como:

  • Ambiente climatizado;
  • Assentos confortáveis;
  • Boas opções de entretenimento, como revistas atualizadas, televisão e wi-fi;
  • Iluminação adequada;
  • Ambiente limpo e organizado;
  • Se for oferecer café ou água, tenha a certeza de que os copos e lixeiras estão bem localizados e as garrafas bem abastecidas;
  • Decoração com cores leves, que transmitam seriedade e leveza ao mesmo tempo.

 Ofereça segurança e conforto

Outro aspecto fundamental a ser levado em conta na hora de organizar a recepção da sua clínica diz respeito aos confortos oferecidos. Nesse sentido, é importante estar atento à acessibilidade do ambiente, ao espaço para passagem de cadeira de rodas, à presença de tomadas para carregamento de dispositivos móveis e de piso antiderrapante. Caso o consultório receba crianças, é necessário eliminar objetos pontiagudos ou quebradiços do local, minimizando as chances de acidente.

Embora não faça parte da recepção da clínica, também é importante facilitar a chegada dos pacientes. Por isso, caso o imóvel em que seu consultório se encontra não conte com estacionamento ou não ofereça vagas suficientes, tente fazer convênio com outros estabelecimentos para facilitar a vida dos pacientes que vão de carro.

Aposte em tecnologia e funcionalidade

A tecnologia pode facilitar bastante o atendimento ao paciente, melhorando a experiência proporcionada a ele. É possível, por exemplo, investir em agendamento online, acesso digitalizado a prontuários e uso de softwares médicos que facilitam os processos. Além disso, é importante investir em canais de comunicação que levem informações claras a respeito do funcionamento da clínica.

Os profissionais da recepção do consultório podem, ainda, contar com celulares corporativos e trabalhar com outras ferramentas que permitam ao paciente se comunicar e encontrar as informações de maneira fácil e clara.