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Marketing de Conteúdo

Como medir e analisar o seu conteúdo facilmente

Como medir e analisar o seu conteúdo facilmente
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

17 agosto, 2015

Medir o resultado dos conteúdos que sua empresa esta criando na internet pode ser muito mais complicado que parece. Como saber se um post, e-book ou infográfico está valendo os seus esforços e investimentos? Existem algumas ferramentas que podem lhe ajudar, como o Google Analytics, SemRush ou o BuzzSumo, a ferramenta que vamos abordar neste post e identifica os links mais compartilhados nas mídias sociais.

Antes, o BuzzSumo era uma ferramenta de medição de conteúdo útil e com grande potencial. Após pouco mais de um ano, o aplicativo se transformou em uma plataforma mais poderosa e essencial para as empresas avaliarem o desempenho do seu conteúdo. Veja como o BuzzSumo pode ajudar a medir e analisar o seu material:

Resultado de conteúdo em números!

Você já se perguntou quantos compartilhamentos o seu conteúdo teve? E quantos links de entrada? Ou quais são as redes sociais que mais conduzem visitantes para as suas publicações? Você pode ver dados como estes, assim como os índices de um ano atrás, por intermédio de um relatório de análise de conteúdo em sua URL:

buzzsumo content

Então, você quer saber quantos compartilhamentos os seus posts têm normalmente e em quais plataformas? Sem problemas:

Gráfico Compartilhamentos

No ano passado, os posts da WSI tiveram, em média, 110 compartilhamentos cada, pelo menos nas cinco principais redes sociais. Eles obtiveram mais compartilhamentos no Linkedin, Facebook e Twitter, respectivamente.

Se você não tem ideia de onde seu público está no universo digital, este gráfico é um bom indicador. Além disso, estes números dão uma ideia de onde o seu conteúdo é encontrado com maior sucesso.

Compartilhamento por tipo de conteúdo

Saber quais são os tipos de conteúdo mais compartilhados é extremamente útil para você continuar a investir nas estratégias que apresentam melhores efeitos. A WSI cria infográficos mensais porque eles têm um bom resultado, assim como os artigos e listas que são mais compartilhados do que a média.

Outra visão interessante que podemos perceber a partir deste gráfico é que os números médios de compartilhamentos por plataforma permanecem consistentes em relação ao primeiro gráfico, exceto em um caso: compartilhamentos de infográficos no Pinterest, que ultrapassam o Google+ e se aproximam dos números do Twitter.

O Pinterest é uma plataforma visual e que exige conteúdo próprio, original e de relevância para obter resultados satisfatórios. Considerando todas as plataformas, o número médio de compartilhamentos no Pinterest é baixo, mas a rede é jovem, apresenta rápido crescimento e é perfeita para gráficos, o que justifica a presença da WSI.

Gráfico Número de Palavras

Este é um gráfico fantástico, especialmente se você é um defensor do marketing de conteúdo. Os posts da WSI que excedem 1000 palavras são compartilhados quase duas vezes mais que os posts abaixo de 1000 palavras. Basicamente, o nosso público encontra nos artigos mais longos informações mais interessantes e agradáveis.

Em termos gerais, este conjunto de dados nos mostra que não podemos simplesmente fazer um conteúdo básico, com menos palavras, e esperar que ele seja bem-sucedido, apesar de ser uma estratégia recorrente no universo digital. A qualidade é ainda melhor do que quantidade; você não pode digitar um texto que tenha 1500 palavras sem sentido e ganhar a Internet. As publicações de blog com 300 palavras são mais limitadas e os números apresentados no gráfico comprovam isso, pois os posts com mais profundidade possuem maior relevância, informação e, consequentemente, mais compartilhamentos.

Para comparar, vamos ver o mesmo gráfico de conteúdo da HubSpot, um dos nossos parceiros

Gráfico Redes Sociais

Os índices da HubSpot mostram uma relação direta entre o tamanho de um post e o número de vezes que ele é compartilhado. Os posts com maior quantidade de palavras são os mais compartilhados.

Olhe além dos números

O BuzzSumo também apresenta um registro instantâneo de todos os seus backlinks. Existem diversas ferramentas pagas ou gratuitas que fazem isso, mas é melhor utilizar uma plataforma que reúna todas as informações em um lugar só. Os backlinks também são classificadas pelo maior número de compartilhamentos do conteúdo.

Registro Buzzsumo

Crie alertas para seus conteúdos

O BuzzSumo oferece um recurso de alertas que pode ser definido por marcas, palavras-chave, backlinks ou autores:

Buzzsumo Imagem

Por exemplo, ao definir um alerta de backlink para o domínio www.wsiworld.com, sempre que houver um novo link direcionando para essa URL, é possível saber de onde vem.

Este recurso pode ser usado de várias maneiras, tanto para controlar o próprio conteúdo e atividades, quanto as dos concorrentes.

Ele pode até mesmo ser usado para ajudar na curadoria de conteúdo; quando um site publica artigos que interessam o seu público-alvo é possível saber que um novo material foi postado sem precisar entrar no blog.

Conclusão

Há um número incontável de ferramentas para mensurar o conteúdo e as atividades nas mídias sociais (e provavelmente muitas estão sendo desenvolvidas enquanto você lê esse artigo), mas, às vezes, a simplicidade é mais apropriada.

O BuzzSumo é fácil de usar, ler, apresenta opções de informações, acesso de dados anuais e permite a configuração de alertas em tempo real. A ferramenta é ideal para empresários e marcas analisarem seu conteúdo com facilidade e eficácia.