Médicos e Clínicas

Como médicos e clínicas podem melhorar seus resultados a partir do marketing interno

O objetivo do marketing externo é fazer com que médicos e clínicas tenham mais pacientes batendo as suas portas, no entanto é o marketing interno que fará com que eles não só entrem, mas bata nelas repetidas vezes.

O marketing interno é uma estratégia que foca em maximizar a retenção de pacientes através de uma comunicação consistente, e, claro, um bom tratamento. Ferramentas como mídias sociais e sites de avaliações tornam a tarefa de investir em marketing interno mais fácil do que nunca para profissionais da saúde que queiram conquistar novos pacientes.

Marketing Interno Médicos

A maioria dos donos de negócios, sejam estes restaurantes ou uma loja de sapatos, concordarão que é mais caro adquirir um cliente do que reter clientes atuais. O mesmo vale para pacientes. Não cometa erros. Sua prática é o seu negócio e isto significa tratar seus pacientes como se fossem seus valiosos clientes. Abaixo, confira como médicos e clínicas podem melhorar seus resultados ao implementar uma estratégia de marketing interno eficiente.

1.    Seja lembrado

Você provavelmente já ouviu a expressão: “quem não é visto, não é lembrado”. Estar no top of mind de seus pacientes é a melhor maneira de mantê-los (1) pensando em você, então há maiores chances de voltarem a sua clínica mais que uma vez ao ano; e/ou (2) conversando sobre você, o que torna maiores suas chances de conquistar pacientes por referências positivas. Não há como negar que estamos em uma nova era da medicina em que pacientes pesquisam no Google por qualquer coisa.  Pelos pacientes estarem tão experientes no mundo digital, esta é uma oportunidade única para médicos e clínicas se comunicarem com seus pacientes de uma maneira conveniente, efetiva e personalizada.

As mídias sociais são um exemplo de como profissionais da saúde podem tomar vantagem desta revolução. Você não precisa estar em todas as mídias sociais, comece simplesmente experimentando uma, como o Facebook. Infelizmente ainda há alguns profissionais da saúde que se sentem um tanto quanto intimidados devido às regras do CFM, mas a boa notícia é que não existe nenhum tipo de limitação para compartilhar links de artigos educacionais, dicas de saúde e novidades em sua área médica.

Newsletters também podem ser usadas do mesmo modo. Existem diversas plataformas que ajudam médicos e clínicas a se comunicar mensalmente ou quinzenalmente com seus pacientes. Apenas assegure-se de conseguir a permissão para utilizar o e-mail de seus pacientes primeiro.

Para alcançar pacientes que ainda não estão digitalmente tão conectados, experimente ideias como cartões de correspondência com um ímã para geladeiras ou uma carta os desejando feliz ano novo e lembrando da importância de realizar tratamentos preventivos. As opções são muitas, mas o ponto principal é encontrar maneiras de manter seus pacientes conectados mesmo quando estão fora de seu consultório.

2.    Dê a seus pacientes uma razão para voltar

Ferramentas de comunicação como mídias sociais e newsletter também são excelentes para divulgar novos serviços que sua clínica está oferecendo. No que se refere a marketing, se você não fala então você não está fazendo. Isto significa que se você não estiver contando para seus pacientes sobre outros serviços, então provavelmente eles não saberão que eles sequer existem. Às vezes os pacientes precisam realizar algum tipo de tratamento mas não sabem que sua clínica ou consultório oferece o que eles procuram. E também há vezes em que você oferece um serviço do qual os pacientes não sabem que precisam. Este é o momento em que médicos e clínicas podem melhorar seus resultados através de upselling.

Você já tem um público cativo dentro de seus pacientes atuais, então não perca a chance de melhorar sua comunicação com eles. Não cometa o erro de compartilhar sua mensagem somente uma vez. Algumas vezes profissionais da saúde pensam que se eles já contaram uma vez, então seus pacientes já sabem. Se este fosse o caso, não haveria os mesmos comerciais de TV repetindo várias vezes a mesma mensagem. Pacientes precisam ver sua mensagem várias vezes antes de gravarem-na em suas memórias. Não tenha medo de repeti-las.

3.    Torne uma experiência inesquecível

Agora chegou o grande o momento: a experiência do paciente! É desperdício de tempo e de dinheiro implementar um plano de marketing interno se você não tem esperança de reter pacientes devido a experiências negativas em sua clínica ou consultório. Sua equipe precisa entender que não é parte apenas do departamento clínico ou administrativo, mas é parte do marketing também. Cada interação em sua clínica contribui para a construção de sua imagem. E com a internet, cada experiência estará expostas para comentários e avaliações.

Não são raros os casos em que profissionais exemplares perdem seus pacientes devido ao seu corpo de funcionários despreparados. Invista em treinamento de atendimento ao cliente para sua equipe, não tolere atitudes negativas e considere um plano de incentivos para funcionários que aumentam a satisfação de seus pacientes e fazem upselling de seus serviços.

Finalmente, escute seus pacientes. Seus pacientes podem ser sua melhor fonte de ideias para tornar sua profissão melhor. Quer as ideias venham de questionários, suas páginas nas mídias sociais ou mesmo sites de revisão e avaliação, analise cada feedback recebido com carinho e esteja aberto a mudanças.

O serviço ao consumidor é indispensável para sua profissão. Isto significa que ao responder avaliações online negativas com soluções práticas, os pacientes ficarão muito mais impressionados com suas ações do que com a avaliação negativa em si.

Uma boa estratégia de marketing começa de dentro pra fora. Ao estar no top of mind de seus pacientes, dar-lhes uma boa razão para voltar por outros serviços e proporcioná-los uma experiência notável, você estará criando uma estratégia de marketing efetiva que melhorará o retorno do investimento (ROI) de suas campanhas de marketing externo, e assim causar o maior impacto no crescimento de seus resultados.

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