Médicos e Clínicas

Como médicos e clínicas podem melhorar a comunicação com seus pacientes

Comunicação com pacientes

Tradicionalmente médicos e clínicas não pensam em blogs e newsletters como ferramentas de marketing para melhorar sua comunicação com pacientes, mas estar sempre na memória de seus atuais pacientes é uma parte integral para atrair novas oportunidades, isto sem mencionar o aumento na satisfação dos pacientes atuais.

Usualmente médicos e gestores de clínicas ao procurar o marketing digital dizem que uma de suas fontes mais valiosas na atração de novos pacientes são as referências dos pacientes atuais. Isto significa que negligenciar seus pacientes atuais definitivamente é algo que definitivamente você não pode fazer ao iniciar seus esforços em marketing

A boa notícia é que o marketing para pacientes atuais é a forma de marketing com melhor custo-benefício, porque pode ser feita através de simples estratégias de comunicação. Alguns exemplos de como médicos e clínicas podem utilizar estas estratégias incluem aumentar a satisfação dos pacientes ao enviar materiais atualizados, aumentar a recorrência ao informar sobre outras linhas de serviço e tratamentos que você oferece, ou se posicionar como um expert ao compartilhar e comentar em artigos recentes relacionados a sua prática.

Separamos três passos de como médicos e clínicas podem melhorar a comunicação com pacientes ao utilizar uma mensagem ou artigo através de diferentes meios de comunicação – otimizando tempo e recursos ao fazer marketing para seus pacientes atuais.

Passo 1 – Escreva um blog post

É altamente recomendável que cada clínica ou consultório tenha um blog incorporado em seus websites. Esta é uma maneira extremamente eficiente de passar sua mensagem aos seus pacientes, adicionar conteúdo atualizado em seu site, escrever sobre sua especialidade médico e compartilhar conteúdos educacionais.

Esta tática também é especialmente importante para Search Engine Optimization (SEO), ao posicionar seu site em melhores posições do Google para mais termos dos quais você gostaria de ser encontrado quando um potencial paciente pesquisasse sobre temas relacionados a sua especialidade. Para que um blog post tenha efeitos em SEO, ele deve conter em média 400 palavras. Leia artigos online e saiba como otimizar seu blog com as palavras-chave adequadas. Também há sempre a opção de contratar uma agência de SEO para médicos e clínicas.

Passo 2 – Compartilhe em mídias sociais

Uma vez que você tenha escrita seu blog post/artigo, então você poderá colocar um link para seu blog em suas páginas nas mídias sociais como forma de divulgar sua mensagem. Use as mídias sociais para que pacientes se engajem com o conteúdo e, mais importante, faça com que eles comentem sobre.

Este é um dos métodos mais acessíveis e efetivos para divulgar sua mensagem para sua audiência, e você também pode pedir para que outros colegas de profissão também divulguem o seu post em suas páginas.

Passo 3 – Crie sua Newsletter

Agora que você já escreveu artigos em seu blog e os compartilhou em mídias sociais, o terceiro passo será incluí-los em uma e-newsletter para seus pacientes. Se você ainda não está coletando endereços de e-mail de seus pacientes, você deveria começar a fazê-lo. Endereços de e-mail são imprescindíveis quando falamos em utilizar comunicações digitais para permanecer na mente de seus pacientes. Sem mencionar que uma comunicação assertiva, com temas relevantes é algo que seus pacientes com certeza vão querer receber.

Ao utilizar este simples processo de três passos, você pode elaborar uma peça de conteúdo e entregá-la por vários meios de forma a causa o máximo impacto de seus esforços. Enquanto cada um destes métodos tem um custo extremamente baixo, é sempre importante recomendar que a implementação deste processo envolve tempo no desenvolvimento de uma estratégia de conteúdo assertiva – e nós sabemos que tempo é dinheiro. No entanto, comparado a outras estratégias tradicionais, a abordagem digital é muito mais amigável aos seus orçamentos, flexível a tempo e preferida pela maioria de seus pacientes.

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