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Como gerar reconhecimento da marca

23 de julho de 2015 | | 3069
Como gerar reconhecimento da marca
(Banco de imagens: Shutterstock)

Equivocadamente, muitas empresas ainda pensam que só as grandes marcas podem gerar grandes resultados. No entanto, pequenas e médias companhias também podem ter seu  reconhecimento

Investir na marca não significa destinar orçamentos milionários, mas sim apostar em uma boa combinação de estratégias de marketing digital, publicidade, endomarketing, identidade corporativa e visual, relacionamento com a imprensa, promoções, merchandising, entre outros, pois serão essas ações que ajudarão a marca a alcançar os resultados esperados.

As pessoas gostam de mostrar as marcas e divulgá-las, porém para que isso aconteça de forma espontânea é preciso que seja relevante e reconhecida sobre aquele tema.

Há muitos modos de solidificar uma marca, desde a fase inicial até a fase contínua do trabalho. Na fase inicial é importante criar a identidade corporativa, tais como:

  • Escolher um nome fácil e o mais imparcial possível. Não opte por nomes difíceis que o cliente não conseguirá pronunciar;
  • Escolha um logotipo que identifique a empresa. O logo não precisa ser necessariamente algo rebuscado, apenas que defina bem a sua empresa;
  • A cor também é uma forma de transmitir algo sobre sua companhia, talvez escolher a mesma cor que o concorrente pode ser uma estratégia;
  • Definir estratégia, posicionamento e atributos ajudarão a traçar um diferencial comparado a concorrência;
  • Entre outros.

As dicas acima foram publicadas na matéria da Exame e tem como intuito ajudar na construção da marca. Contudo não basta criar somente a identidade visual senão tiver capital para estratégias de marketing digital.

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Quais os pontos importantes para alcançar o reconhecimento da marca?

O ponto de partida para o reconhecimento de uma marca é definir uma campanha de branding, que é a responsável por cuidar de todos os pontos de contato entre um consumidor e a marca.

Tratando-se especialmente do marketing, planejamento, comunicação e design. Essa campanha irá ajudar a aumentar o reconhecimento e a visibilidade de seu produto, marca ou serviço.

Seja persistente     
É preciso ter paciência e persistência para atingir os resultados esperados. As grandes marcas chegaram onde estão porque tiveram um processo demorado e acreditaram naquilo que estavam oferecendo.
É importante que a empresa tenha ciência do longo processo para atingir os resultados.

Ofereça produtos de qualidade          
Não basta somente entrar no mercado é preciso que o produto oferecido seja de alta qualidade e sane os desejos do seu cliente. É importante saber exatamente o que o seu consumidor está procurando.

Crie um diferencial           
Há muitos produtos semelhantes no mercado e aquele que oferecer algo diferente ganhará o consumidor. O diferencial pode estar relacionado ao valor, a características do produto, comodidade, facilidade de compra entre outros. Fique a frente do seu concorrente oferecendo produtos e serviços diferenciais.

Esteja presente nas mídias sociais
Atualmente as mídias sociais são os maiores “pontos de encontro” das pessoas, incluindo os consumidores. É lá que eles pesquisarão sobre marcas, divulgarão suas opiniões sobre os produtos e procurarão por novos serviços.

Ou seja, é imprescindível que a empresa esteja presente nos meios digitais. No entanto, para isso é preciso interagir com o público, manter a atualização diária da página, compartilhar assuntos relevantes, entre outros.

Contudo, juntamente com os itens citados acima há serviços relacionados às estratégias de marketing digitais que ajudam rapidamente no resultado, como a implementação de SEO, Links Patrocinados, E-mail marketing, Desenvolvimento de Web, otimização de site entre outros.

Gerar reconhecimento não é uma tarefa fácil, especialmente para os iniciantes, por isso é interessante pedir o auxílio de uma agência de marketing digital para auxiliar no posicionamento da sua empresa de forma rápida e eficaz.