Fale conosco pelo WhatsApp

Marketing Médico: Como funciona?

O marketing médico é uma estratégia que permite atrair, conquistar e manter os pacientes em uma clínica. O conceito é bastante atrativo para os médicos, entretanto, quando é necessário colocá-lo em prática muitos profissionais da área se deparam com a pergunta: como funciona o marketing médico?

Para entender como funciona o marketing médico é preciso compreender vários fatores que influenciam na percepção do paciente, principalmente no ambiente digital. Além disso, também é fundamental se atentar para as particularidades da publicidade médica, uma vez que o Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece regras que devem ser seguidas.

Confira a seguir como funciona o marketing para clínicas no ecossistema digital e quais técnicas são efetivas para colocar o site do consultório em evidência nos mecanismos de busca e nas redes sociais.

Como funciona o marketing médico?

A primeira etapa para entender como funciona o marketing médico é conhecer o público-alvo do médico, ou seja, a faixa etária, gênero, entre outras particularidades dos pacientes que se pretende atingir. Isso é fundamental para definir qual será a abordagem utilizada nas estratégias de marketing médico.

É importante ter esse cuidado, pois o conteúdo presente no site ou nas redes sociais da clínica atingirá pessoas que não dominam o assunto com a mesma profundidade de um médico. Portanto, é essencial que os materiais sejam didáticos e objetivos, despertando o interesse e engajamento do usuário enquanto passa a seriedade e credibilidade que um paciente espera de um consultório.

Quando o assunto é como funciona o marketing médico a segunda etapa é definir o objetivo que guiará as estratégias de marketing para clínicas. É possível focar em aumentar a quantidade de consultas, estabelecer-se como uma referência para um determinado procedimento ou em ambos os fatores. O importante é ter esse propósito bem definido.

Na sequência, para que o marketing digital médico funcione é necessário escolher os canais de comunicação e começar a produzir conteúdos relevantes e campanhas atrativas para o público-alvo, neste último caso para as ações de Google Ads, por exemplo. Os principais canais para uma estratégia de marketing de sucesso são:

  • Site;
  • Search (SEO e Google Ads);
  • Social (Redes sociais, principalmente o Facebook e o Instagram).

Para aplicar os conhecimentos sobre como funciona o marketing para clínicas é importante criar um perfil no Google Meu Negócio. Além de passar informações básicas de contato para o usuário que procurar pela clínica nos mecanismos de busca, o perfil também exerce um papel fundamental nas campanhas de Google Ads.

Marketing médico: quais são as determinações do CFM?

Segundo a resolução nº 1974/11 do Conselho Federal de Medicina (CFM) e dos Conselhos Regionais de Medicina (CRMs), as estratégias de marketing conteúdo devem estar de acordo com as seguintes regras:

  • Não informar valores de procedimentos;
  • Não garantir os resultados de um tratamento ao paciente ou seus familiares;
  • Não sugerir que somente aquele médico é capaz de realizar determinado tratamento;
  • Não sugerir diagnósticos e tratamentos de maneira genérica sem realizar uma consulta prévia;
  • Não vincular a imagem ou nome de pessoa famosa como forma de atestar a qualidade do atendimento;
  • Não usar expressões como “o mais eficiente” ou “resultado garantido” ou criar peças publicitárias com essas intenções;
  • Não publicar imagens de antes e depois dos tratamentos realizados pelo médico, mesmo se houver a autorização do paciente;
  • Não utilizar entrevistas para divulgar o consultório, somente para esclarecer informações pertinentes à área de atuação do médico.

Agora que você sabe como funciona o marketing médico, basta colocá-lo em prática com o auxílio de uma agência de marketing digital especializada na área médica. Caso tenha interesse em utilizar o marketing médico digital para alavancar os resultados da clínica, entre em contato com a WSI e fale com um de nossos consultores.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *