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Como escrever anúncios de qualidade no Google AdWords

5 de setembro de 2013 | | 1118
Como escrever anúncios de qualidade no Google AdWords
(Banco de imagens: Shutterstock)

Quando falamos de links patrocinados, todos nós sabemos que o Google AdWords é uma das principais plataformas e mais eficientes de se conseguir retorno e gerar contatos para o cliente, mas a sua simples utilização não é garantia de resultado.

Vários fatores e indicadores são necessários para se gerenciar ou criar uma campanha de qualidades.

Grupos de anúncios específicos para cada produto ou serviço oferecido, Palavras-Chave que se relacionem diretamente com cada grupo de anúncios, os textos dos anúncios escritos com qualidade com palavras-chave específicas e que transmitam a mensagem que o cliente quer passar em poucos caracteres.

Os Anúncios para Google AdWords são extremamente importantes em uma campanha, pois podem direcionar cliques mais qualificados, podem ajudar a melhorar o CTR% e o índice de qualidade das campanhas, que indiretamente refletirá em uma redução de seu CPC.

Como possuem uma limitação de vinte e cinco caracteres para um título e trinta e cinco para descrição não são suficientes para se transmitir tudo que um produto ou serviço é capaz de fazer, é por isso que o anúncio deve ser escrito na linguagem do consumidor, de uma maneira que vá atrair sua atenção e fazer com que ele queira clicar em seu anúncio.

Títulos de Qualidade nos Anúncios de Google Adwords

O título de um anúncio pode ser considerado a sua parte mais importante como um todo, é a partir do título que a pessoa vai decidir se clica ou não no anúncio. O título tem que impactar.

Na elaboração de um anúncio, ele tem que ser escrito de modo que o cliente realmente sinta sua relevância em relação ao termo pesquisado.

Uma maneira de fazer com que o cliente tenha essa sensação é iniciando o anúncio pela Palavra-Chave. Quando a primeira palavra do anúncio for o termo que foi pesquisado, a impressão do cliente em relação a ele se tornará muito melhor.

Para que todos os anúncios se iniciem com as Palavras-Chave respectivas, seria necessário que pelo menos cada uma de suas principais palavras tivesse seu próprio anúncio.

Palavras-Chave e suas variações

Quando você vai iniciar uma campanha sobre determinado produto ou serviço, o que tem que ser checado é a possibilidade de variações das palavras-chave escolhidas para campanha.

Variações, como por exemplo, sinônimos ou palavras semelhantes e também termos que sejam relacionados ao tema. Para isso, alguma ferramenta de palavras-chave pode ser utilizada e a própria ferramenta do Google é uma opção.

Para cada variação de palavras o ideal é que um grupo de anúncios seja criado para que as impressões sejam geradas da maneira mais segmentada possível e que o cliente receba o que pediu.

O Texto do Seu Anúncio no Google Adwords

O título é sem dúvida a parte mais importante do anúncio por ser a primeira impressão que o cliente vai ter, mas se o seu título não foi bom o suficiente ou não impressionou, você tem mais uma chance para vender o seu produto.

O texto. Quando você vai descrever um produto ou serviço que está vendendo, você pode escrever sobre as características do produto, sobre os benefícios que ele traz ou sobre os dois.

Características como modelos, cores, tamanhos, etc. Os benefícios que um produto traz são o retorno emocional que o cliente terá ao consumir o seu produto. Essa é a razão do consumo existir.

Um produto pode ter muitas características técnicas. Por exemplo um celular:

  • 16gb de Memória Interna
  • 1gb de Memória Ram
  • Gorilla Glass
  • Tela de 4.7 Polegadas

 E através dessas características ele traz benefícios:

  • Tenha acesso à Internet em qualquer lugar
  • Faça downloads como se fosse um computador
  • Envie E-Mails

Benefícios esses que conversam melhor com o cliente em potencial. Quando as pessoas estão em busca de um celular novo para comprar, em sua grande maioria, não se preocupam com características técnicas e sim com o que ela vai poder fazer com esse celular.

No anúncio ideal você poderia escrever uma característica e um benefício, mas nesse caso, a ordem dos fatores altera sim o produto. De acordo com o livro Ultimate Guide to Google AdWords de Perry Marshal e Bryan Todd, um teste feito por eles prova que um anúncio que mostra primeiramente um benefício e depois uma característica, pode apresentar um CTR muito maior do que um que faça ao contrário.

Mas esse fator vai de acordo com o segmento do produto anunciado, cabe a você fazer os testes e comprovar se funciona para sua necessidade.

Para URL de visualização, o mais recomendado é a utilização da palavra-chave depois da barra, criando uma maior relevância para seu anúncio e mostrando que é o que ele realmente buscou.

Vale destacar que os melhores anúncios de Google AdWords nunca são os acima da média. Você não pode criar um anúncio muito impactante porque não trará retorno, também não pode criar um que só contenha informações e mais nada.

Um bom anúncio tem que balancear os elementos. A linguagem não tem que ser espetacular e nem o português mais perfeito que existe, mas o anúncio tem que combinar exatamente com o que o cliente está procurando e sempre falando a língua dele.   

Finalizando O Seu Anúncio no Google Adwords

Como já citado, o título é a parte mais importante de um anúncio e tem que impactar. Mas não muito e sim na medida correta. Use suas palavras-chave no título para dar maior relevância.

O texto do anúncio é a segunda oportunidade de causar impacto e atrair o consumidor. Dê preferência por primeiramente mostrar o benefício que o produto ou serviço traz e depois as características.

Se tiver que optar, fique com o benefício que é o que realmente importa no momento da compra. Na URL de visualização também opte por utilizar a palavra-chave após a barra.

Outras pequenas dicas também podem ser úteis para elaboração do anúncio:

  • Use corretamente o ponto de exclamação. Apenas um por anúncio.
  • Comece todas as palavras com letras maiúsculas. Te dará maior destaque.
  • Para citar benefícios sempre use números concretos que atraiam o olhar.

Usando todas as informações deste texto, você tem grandes chances de conseguir elaborar anúncios relevantes para o Google, para os olhos do consumidor e com um alto CTR.

Mas lembre-se sempre, para uma campanha ter sucesso um bom anúncio tem que combinar com um bom orçamento, boas palavras-chave, boas negativações e muito mais. Um anúncio de qualidade é apenas um dos fatores que leva ao sucesso.

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