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Como engajar pacientes com lives médicas no Instagram ?

7 de dezembro de 2021 |
Pessoa segurando um celular com Instagram na tela
(Banco de imagens: Shutterstock)

Data e hora adequadas são um dos fatores que contribuem para o sucesso de um evento do gênero

Uma live médica no Instagram é, hoje, talvez a melhor maneira de se divulgar um profissional da medicina nesta rede social. Ao falar diretamente com possíveis futuros pacientes, o médico ou a médica em questão coloca-se em contato direto com seus clientes em potencial.

Além do que, uma live médica no Instagram é um serviço de utilidade pública que o profissional presta a toda a sociedade, democratizando o conhecimento acerca da saúde humana que acumulou ao longo da vida, de anos de estudo e prática médica.

Muitas pessoas podem, tendo visto uma live médica no Instagram, se darem conta enfim de qual doença as atinge, e procurarem o especialista correto para o tratamento – não raro, o próprio profissional que fez a live que lhes deu a orientação que tanto procuravam.

Mas, quais as características de uma live médica no Instagram ideal?

Vamos abaixo elencar 6 sugestões sobre quais são elas, e como sua live médica no Instagram pode tê-las e apresentá-las. E não deixe de baixar o nosso e-book sobre Instagram Médico para entender mais sobre essa ferramenta do marketing digital.

As 6 dicas para realizar uma live médica no Instagram de qualidade

Não se pode desdenhar da força do Instagram no Brasil. Chega à casa das dezenas de milhões a quantidade de usuários frequentes deste aplicativo – ou app, como é mais conhecido – no país.

O Instagram permite lives. Ou seja, pode-se, através do aplicativo, discorrer longamente sobre qualquer assunto, e também responder as eventuais perguntas de pessoas que estejam assistindo à live.

Vamos agora fornecer 6 dicas que, certamente, irão trazer força e relevância para sua live médica no Instagram.

Vamos a elas:

  1. Nos dias de hoje, o vídeo é o formato de conteúdo mais consumido via internet. Isto é muito bom, mas também é um sinal de que haverá concorrência para sua live. Conquiste seus expectadores fazendo um bom trabalho prévio de divulgação do evento (não se esqueça, é claro, de informar a data e hora nas quais sua live médica no Instagram acontecerá. E nada de atrasar-se!;
  2. Aliás, por falar em horário, lembre-se que as pessoas tendem a estarem mais disponíveis para assistirem algo no começo ou no final do dia. Ou então nos fins-de-semana. O fato é que sua live médica no Instagram não terá muita adesão se ocorrer na metade de um dia útil de trabalho;
  3. Cogite a possibilidade de fazer uma live que seja um debate entre você e algum colega de profissão, com transmissão simultânea pelos dois perfis do Instagram – o seu e o dele. Assim, cada um dos debatedores poderá conseguir os seguidores do outro, sem perder os seus próprios;
  4. O ambiente no qual a live médica no Instagram será gravada é fundamental. Um fundo um pouco claro, com móveis cor de madeira e livros dedicados às práticas médicas – enfim, a aparência que se espera de uma clínica ou consultório – costuma ser a melhor escolha para casos assim;
  5. A linguagem que você, médico, usará na live é um item fundamental. Será necessário o encontro de um ponto de equilíbrio entre a formalidade dos termos da profissão e a descontração que é característica do Instagram. Ah, e não use jargões da profissão;
  6. Este pode parecer um detalhe óbvio, mas precisa ser dito: tenha certeza da qualidade da conexão de internet que usará na data de realização da live. No Brasil, infelizmente, nossa web não é das mais velozes. E o paciente pode se sentir grandemente frustrado caso se programe para assistir a uma live que, no final, não aconteça por instabilidade na rede que está sendo usada.

Uma live médica no Instagram é, por natureza, um tipo de marketing digital de alta eficiência. E você, sabe como fazer uma live? Entre em contato com a WSI, agência de marketing médico, para receber o treinamento ideal e contratar nossos serviços de mídias sociais.