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Como criar conteúdo para as Mídias Sociais

Na verdade o problema principal é como gerar conteúdo que de resultado nas mídias sociais. Muitas empresas já estão aderindo as mídias sociais pelo muitos benefícios que elas podem trazer a sua marca, mas grande parte delas encontra um desafio muito grande: como criar conteúdo para as mídias sociais. Mas porque o conteúdo das mídias sociais é diferente do conteúdo de outro tipos de mídia? Simples, ao contrário de revistas, jornais ou mesmo a TV, as mídias sociais são um canal duplo de comunicação, ou seja, você envia o conteúdo e o fã/seguidor pode interagir, responder ou até mesmo criticar. Dessa forma, o poder da propaganda não esta mais só na mão das empresas, mas também nas mãos dos consumidores.

A elaboração do conteúdo deve estar prevista no seu plano mídias sociais.

Antes de se preocupar com o conteúdo, você deve se preocupar com seu plano de atuação ou sua estratégia nas mídias sociais; se sua empresa ainda não tem uma, você esta pulando etapas. Elabore primeiro uma estratégia para atuar nas mídias sociais focando um objetivo, isso vai ser importante para saber como você deve gerar o conteúdo. Outro ponto que deve ser levado em consideração na hora de gerar e publicar conteúdo nas mídias sociais é que as pessoas não entram nas mídias sociais para comprar produtos ou ficar recebendo spams, e sim para se relacionar. Esse é um dos principais motivos para você não enviar repetidas vezes anúncios ou propagandas para seus fãs/seguidores. Isso pode levar seus fãs a bloquearem as publicações de sua página ou até mesmo deixarem de ser fãs.

Então, como criar o melhor conteúdo? A resposta é simples: depende do que você quer! O sucesso de seu conteúdo e de sua campanha vão depender do seu público-alvo, como ele atua e qual o comportamento dele em cada uma das mídias. Alguns fatores são muito decisivos quanto a elaborar o conteúdo específico para gerar engajamento e resultados! Alguns desses fatores são: em qual mídia social seu público é mais ativo e presente? O que é seu produto (objeto de interesse, necessidade, status, etc), quem se interessa pelos seu produto, quem consome seu produto, quais as vantagens do seu produto, aonde seu produto esta disponível, como consomem seu produto e muitas outras variáveis. A partir das respostas dessas perguntas e muitas outras seu conteúdo deve ser elaborado. A relação entre as respostas vai indicar como produzir o melhor conteúdo. Isso pode parecer meio complicado, mas abaixo vamos dar algumas dicas.

Dicas de como gerar conteúdo nas mídias sociais

  • Crie o conteúdo voltado para seu objetivo principal nas mídias sociais. O que você quer com as mídias sociais? Fortalecer sua marca, divulgar produtos, comunicar-se com o cliente, informar?
  • Pense como consumidor de mídia e do seu produto para gerar o conteúdo, e não como empresa.
  • Atue e gere conteúdo onde seu publico-alvo esta, dirija esforços somente nas mídias sociais que podem te trazer resultados. Em outras palavras, “Pesque onde estão os peixes”.
  • Seja direto e transparente. Evite conteúdo com textos muito longos ou confusos.
  • Procure trabalhar mais as imagens e vídeos, pois são os conteúdos com maior número de interações.

Analise o resultado da interação de cada conteúdo gerado. Procure entender porque alguns post tem mais interação e outros não e qual o tipo de interação que eles tem. Esse tipo de análise pode ajudar você a aprimorar cada vez mais seu conteúdo. Lembre-se, os resultados das mídias sociais não são imediatos. Então não desista da sua campanha logo no início.