Como conquistar mais clientes para sua indústria através de SEO

Seo indústria

SEO significa Search Engine Optimization, e seu objetivo é colocar sua indústria em evidência através das pesquisas orgânicas nos mecanismos de buscas da internet como Google, Bing e Yahoo!, ou seja, levar seu site ao topo dos resultados das buscas orgânicas.

Agora que sabe o que é SEO, se questione sobre quantas vezes você fez uma pesquisa nesses buscadores e foi além da segunda ou no máximo da terceira página? Quantas vezes você não encontrou o que gostaria na primeira página?

Qual foi a resposta: poucas vezes ou talvez nunca, certo?

E agora fazendo uma breve afirmação: todas as vezes que você fez estas pesquisas você era um cliente — fosse ela uma simples pesquisa para tirar uma dúvida ou algum produto/serviço que estivesse interessado.

E você confiou naquele site, naquela resposta ou naquele conteúdo que encontrou nas primeiras páginas, não é mesmo?

E é esse o poder de importância que SEO pode ter para sua indústria. É uma fusão de confiança e credibilidade por estar no topo das pesquisas com a oportunidade de estar em contato direto com clientes em potencial.

Vamos dizer que sua indústria vende chapas de ferro. Segundo o Google (maior buscador da internet) o termo “chapas de ferro” tem 2.900 pesquisas por mês. e este número pode representar a quantidade de clientes em potencial que possivelmente irá passar pelo seu site.

Consequentemente mais oportunidades de negócios irão aparecer, o que. com certeza representará mais clientes para sua indústria.

E agora se pergunte quando foi que imaginou atender a 2.900 clientes em potencial ainda que trabalhasse 30 dias no mês? Qual plataforma ou ferramenta te ofereceria tantas oportunidades como SEO? Este é o tamanho da importância que SEO possui e é o que as indústrias enxergam cada vez mais com o objetivo de conseguir prospectar novos clientes.

Quais as vantagens de SEO para indústrias?

No geral, SEO tem o mesmo propósito para todos os segmentos. Mas o marketing digital para indústrias tem algumas vantagens como:

  • Termos específicos: Pesquisas deste segmento geralmente são de pessoas com intuito de realizar uma compra. Afinal, como no exemplo que utilizamos anteriormente, são bem menores as chances de pessoas realizarem uma pesquisa com termos específicos como “chapas de ferro” apenas por curiosidade do que buscas com termos comuns de serviços ou produtos de atacado e varejo.
  • Faturamento alto e garantido:  Indústrias geralmente trabalham com negociações de altos valores recorrentes por conta de suas produções em massa. Portanto, um cliente fixo que tenha vindo através desta ferramenta nos permite dizer que com esta vantagem não há motivos para negar o investimento em SEO para sua indústria.
  • Leads Qualificados:  Com o seu site em evidência nas buscas orgânicas, aumentará o volume de visitas e como não poderia deixar de ser, o número de contatos com maiores chances de fechar negócios também irá aumentar.
  • Destaque perante concorrentes:  Um projeto de SEO para indústrias bem planejado e executado, além de todos os benefícios já citados, te deixará em vantagem perante a seus concorrentes diretos.
  • Ferramenta gratuita:  Diferentemente de Links Patrocinados, SEO não aparece junto com anúncios pagos — que são aqueles anúncios que geralmente estão separadamente no topo da página e precisam ser pagos para aparecerem.  Ou seja, seu único custo com SEO será com a mão de obra dos profissionais capacitados que farão com que todas estas vantagens sejam facilmente notadas.
  • Mídia merecida e espontânea:  Quando os resultados começarem a aparecer, seu site ficará em evidência para todas as buscas relacionadas a seus produtos/serviços. Com isso, sua marca pode virar referência no assunto.

Porque devo investir em SEO para minha indústria?

O mercado do marketing digital cresce exponencialmente principalmente pelo baixo custo de investimento e pela facilidade de investir em ações que tem como objetivo impactar apenas aquelas pessoas que supostamente estariam interessadas em seu produto/serviço. Portanto, design e identidade visual para seu site é a porta de entrada para novos clientes, como naquela velha história de que a primeira impressão é a que fica.

E para que seu site passe credibilidade e confiança de modo que atraia estes novos clientes em potencial é necessário ter uma boa estratégia de SEO, uma vez que  seu site é o coração de uma estratégia digital e de nada vai adiantar ter um site se ele não estiver otimizado aparecer nas primeiras páginas de buscas quando procuram por seu produto/serviço.

Estar entre as primeiras colocações nas páginas de buscas orgânicas (Google, Yahoo!, Bing e etc.) é uma estratégia que indústrias de diversos segmentos estão investindo justamente por que suas vendas e faturamento aumentam através de novos clientes que uma estratégia de SEO pode proporcionar.

Tudo isso é consequência do simples fato de que hoje em dia as pessoas pesquisam na internet, desde preços e até informações de tudo aquilo que desejam comprar. Sendo assim, porque não olhar para aquelas 2.900 buscas com o termo “chapas de ferro” como oportunidades de negócio?

Como e o que devo fazer para que SEO dê resultado?

Uma estratégia de SEO para sua indústria com certeza trará o resultado desejado através do desenvolvimento de diversos tipos de otimizações contínuas que devem ser promovidas com o intuito de que seu site esteja bem posicionado nas buscas orgânicas, como já dissemos anteriormente.

E para que realmente isso ocorra é necessário fazer o acompanhamento e desenvolvimento diário das dicas abaixo:

  1. Tenha um site responsivo (com formatos para tablets e smartphones);
  2. Mantenha seu site atualizado;
  3. Lembre-se que marketing digital vai além das redes sociais;
  4. Tenha um blog e desenvolva marketing de conteúdo;
  5. Site, SEO e marketing digital precisam andar juntos;
  6. Acompanhe o comportamento de seus clientes.

Portanto, sabendo que seu objetivo final é conquistar mais clientes através de SEO, faça desta estratégia seu melhor aliado para conseguir leads qualificados com o menor custo benefício

Qual a melhor forma de investir em SEO?

O erro mais comum que vemos acontecer em indústrias é a tentativa de desenvolver uma estratégia de SEO internamente para ter uma economia ilusória, e de fato, talvez apareça algum pequeno resultado que também será ilusório, mas não se deixe enganar por isso.

É que para alcançar um resultado expressivo e sem prazo de validade é necessário realizar diversos procedimentos minuciosos que apenas especialistas em Marketing Digital podem oferecer. Por isso procure quem entenda do assunto.

A WSI conta com uma equipe totalmente qualificada para oferecer e desenvolver as melhores estratégias de SEO e Marketing Digital para indústrias. Entre em contato conosco, potencialize suas vendas e aumente seus clientes!

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