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Como calcular e melhorar o ROI da sua clínica médica?

11 de outubro de 2021 | | 555
Demonstração de como fazer cálculo de roi
(Banco de imagens: Shutterstock)

O ROI é um dos principais medidores econômicos para todo tipo de negócio

O ROI da clínica médica consiste numa fórmula através da qual você pode calcular com precisão se está ou não obtendo o retorno que deseja com seu empreendimento no setor.

É preciso que todo profissional da área de saúde que tenha seu próprio negócio saiba chegar ao ROI da clínica médica que possui.

Não se pode trabalhar no escuro, sem sequer saber se o empreendimento está operando no azul (lucro), no vermelho (prejuízo) ou em estado de break even — nome dado ao momento em que as receitas e as despesas da empresa se igualam.

Porém, antes de pensarmos em como calcular e melhorar o ROI da clínica médica, convém entendermos exatamente como este citado ROI é apurado.

ROI: uma definição

ROI, vamos antes esclarecer, é a sigla de uma expressão em inglês: return on investment – ou seja, o retorno sobre o investimento realizado. Também pode ser chamado, mais simplesmente, de taxa de retorno.

O ROI da clínica médica, portanto, é o quanto você ganhou (ou, eventualmente, perdeu) em determinado espaço de tempo com seu empreendimento voltado à saúde – isto traduzido em um número que expressa o porte de tal ganho, ou de tal perda.

ROI da clínica médica, sendo assim, é o retorno proporcionado pela sua clínica. Isso também serve para que se dimensione o percentual de seus ganhos, isto é, a porcentagem de retorno que sua clínica médica gera.

Fica claro, por esta definição, que se trata de um medidor bastante relevante: sem saber, por exemplo, qual seu lucro (ou mesmo se você está ou não obtendo lucro), não há como planejar a manutenção e/ou a expansão do empreendimento.

Como calcular seu ROI

O ROI da clínica médica é descoberto através de uma fórmula matemática bastante simples. Vamos a ela.

Primeiro, apura-se o quanto sua clínica faturou durante, digamos, 1 mês (receita).

Depois, apuram-se as despesas que foram trazidas pelo local ao longo deste mesmo 1 mês (custo).

Agora, deve ser feita uma subtração: o valor faturado menos a despesa total constatada.

O resultado será o lucro apurado pelo empreendimento no mês em questão.

Em seguida, deve-se dividir tal lucro pela despesa total constatada.  Pronto: o resultado obtido será o ROI (Return On Investiment) da clínica médica.

Se, por fim, você quiser saber como tal retorno se traduz em termos percentuais, basta multiplicar o ROI da clínica médica já obtido por 100.

Vamos, de forma didática, fornecer um exemplo prático:

  • Você é dono de uma clínica médica cuja entrada total de recursos durante 1 mês foi de R$ 100.000;
  • Para manter o estabelecimento no período, porém, você gastou R$ 50.000;
  • Portanto, ao deduzir 50.000 de 100.000, você descobrirá que a lucratividade de seu negócio no período foi de exatos R$ 50.000;
  • Pegue seu lucro (R$ 50.000) e o divida pela despesa (também R$ 50.000). O resultado será 1 – ou seja, sua clínica médica teve um retorno sobre o investimento (ROI, na sigla em inglês) de magnitude 1 nesse espaço de tempo;
  • Por fim, para que se chegue ao percentual do lucro do negócio neste período, multiplique seu ROI (no caso, 1) por 100 – o resultado será, obviamente, 100. Sendo assim, sua clínica médica apresentou uma lucratividade de 100% no período.

Em síntese:

ROI equivale ao resultado da receita menos o custo, dividido pelo custo. E a porcentagem de lucro do seu negócio é obtida multiplicando-se o número obtido (o ROI) por 100.

Simples assim.

Melhorando o ROI de sua clínica médica

O ROI da clínica médica de sua propriedade pode ser melhorado tomando-se algumas providências:

  • Apuração rigorosa das despesas, tanto as variáveis como as fixas, de seu estabelecimento. Uma apuração errônea de despesas é uma das causas mais comuns de distorções no cálculo do ROI;
  • Contenção do item despesas, via corte de custos desnecessários. Isso impacta positivamente tanto no ROI quando na lucratividade da clínica;
  • Investimento em marketing, em especial no marketing digital, visando aumentar o fluxo de clientes (e, portanto, a receita) de sua clínica médica. Deu para entender a importância de calcular e melhorar o ROI da clínica médica ou consultório?