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Como calcular e melhorar o ROI em marketing digital

28 de julho de 2015 | | 481
Como calcular e melhorar o ROI em marketing digital
(Banco de imagens: Shutterstock)

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Uma das maiores dificuldades dos empresários é encontrar soluções eficazes para aumentar o faturamento, gerar leads qualificados e posicionar a sua marca no mercado corporativo para não perder espaço para a concorrência.

Por isso, investir no marketing digital é fundamental, pois a estratégia permite a mensuração de resultados, o que é essencial para o processo de planejamento e também nas tomadas de decisão.

Por meio do cálculo do ROI (Retorno sobre o Investimento), é possível analisar se as suas ações estão tendo um desempenho satisfatório.

Apurando o ROI de suas ações, você pode projetar metas mais realistas e identificar quais estratégias são mais lucrativas. Basicamente, para calcular o ROI, você precisa analisar o percentual de retorno financeiro de uma campanha e subtrair o valor de investimento e esse total deve ser dividido pelo valor de investimento. Veja fórmula:

ROI = receita gerada pela campanha – valor de investimento/ valor de investimento

Como calcular o ROI em links patrocinados?

Por exemplo, imagine que você tenha uma loja virtual de artigos esportivos e empregou R$ 1.000 numa campanha de links patrocinados para anunciar o lançamento de um novo tênis de corrida.

O tênis custa em média R$ 100,00 e o valor médio de venda é R$ 350,00. Por intermédio da campanha, você vendeu 30 unidades do produto. Como você calcularia o ROI dessa ação? Abaixo esta um exemplo simples de calculo direto.

Calculando os seus custos:

30 peças vendidas x R$ 100,00 = R$ 3.000+ R$ 1.000,00 (investimento em links patrocinados) = R$ 4.000

Calculando o seu lucro:

30 unidades vendidas por R$ 350,00 = R$ 10.500

Calculando o ROI temos:

ROI = (R$10.500 – R$ 4.000) / R$ 4.000 = 1,625 ou 162,5%

Isso significa que a sua loja virtual de artigos esportivos teve sucesso na ação, pois para cada R$ 1,00 investido, você obteve R$2,63 de retorno ou 162,5% a mais.

Quando se trata de inbound marketing, a forma de se calcular o ROI é um pouco diferente, pois o objetivo não é focado apenas em resultados de vendas, mas sim na solidificação da marca.

Por exemplo, quando um usuário replica uma publicação da sua página, esse conteúdo é exibido para todos os amigos e seguidores dele. Ou seja, esses números são relevantes para construir a intensificar a credibilidade da empresa.

Como calcular o ROI nas mídias sociais?

Toda estratégia precisa de metas claras e objetivas e o mesmo vale para as mídias sociais. O seu foco pode ser em aumentar o tráfego do seu site ou o engajamento, por exemplo. Seja qual for o seu objetivo, você precisa traçar metas mensais e acompanhar as métricas.

Por meio delas, é possível controlar os números de menções, seguidores, teor dos comentários, conversões, entre outros. Para isso, existem muitas ferramentas, como o Google Analytics.

Também é preciso entender a função das suas páginas, pois um post no Facebook, por exemplo, pode atrair tráfego para uma publicação de um blog e o usuário pode clicar em um call to action, e gerar uma conversão.

Além disso, a sua marca também pode investir em Facebook Ads. A estratégia possibilita uma mensuração de resultados mais precisos, por se tratarem de anúncios.

É muito importante que você faça testes para averiguar se as suas ações estão funcionando. E para isso, é preciso uma ferramenta de monitoramento de qualidade e uma equipe de marketing digital alinhada com o planejamento e objetivo da empresa.

Cada negócio tem a sua particularidade na mensuração de métricas, o importante é testar e aprimorar o conhecimento sobre cada um dos procedimentos que envolvem os esforços da sua equipe.

Agora que você já aprendeu a calcular o ROI, que tal aumentar a receita da sua empresa? Baixe gratuitamente o nosso e-book com 10 dicas para aumentar as vendas em período de crise usando o inbound marketing.


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