Médicos e Clínicas

Como aumentar a credibilidade da sua clínica na internet?

Credibilidade Médicos e Clínicas

Você pode até discutir sobre os efeitos negativos e positivos de receber avaliações online. Mas um fato você não pode negar: as avaliações dos pacientes importam.

Então a questão já não é mais se você ama ou odeia avaliações online, a questão é como você deve gerenciá-las. Os pacientes vão te avaliar online quer você queira ou não (mesmo que as avaliações não sejam sempre justas), mas você pode e deve fazer um esforço para melhor gerenciar sua reputação online. A solução pode ser simplificada em 3 passos: monitorar, responder e melhorar.

Passo 1: Monitorar

O primeiro passo em gerenciar sua reputação online começa em saber o que está sendo dito sobre sua você e sua clínica ou consultório na web.  Isto se torna uma tarefa um tanto quanto exaustiva para médicos e clínicas que possuem uma grande base de contatos e potenciais pacientes interessados, mas que deve ser feita. Por sorte, existem ferramentas integradas de monitoramento e gerenciamento de reputação online que te permitem monitorar todas as referências através de uma interface única, te possibilitando uma visão mais detalhada de cada menção.

Passo 2: Responder

Uma vez que você esteja constantemente monitorando o que os pacientes estão dizendo sobre você, então você poderá desenvolver um plano para respondê-los. Infelizmente, não é tão simples deletar avaliações negativas. Cada plataforma possui uma política diferente neste aspecto. Algumas não vão te deixar remover avaliações negativas (como o Facebook) a menos que sejam spam.

Alguns profissionais respondem apenas a comentários negativos, mas é essencial que você também responda a avaliações positivas para demonstrar que você se preocupa com ambas as formas de feedback. Isto posto, responder avaliações negativas precisam ter certa prioridade. Responder prontamente a avaliações negativas é uma grande maneira de mostrar que você oferece um excelente serviço ao consumidor, e algumas vezes o simples fato de ter respondido a uma avaliação é o suficiente para fazer potenciais pacientes lerem a avaliação e terem uma boa impressão sua.

Passo 3: Melhorar

Obviamente que em um cenário perfeito os pacientes terão uma experiência tão boa em sua clínica ou consultório que avaliações negativas serão raras exceções. Entretanto, este cenário é um tanto quanto irreal considerando que algumas vezes não importa o que você faça, os pacientes não estarão satisfeitos. Isto não significa que cada avaliação negativa seja um indício que você esteja no caminho errado.  No entanto, se você conseguir identificar um padrão nas avaliações negativas, como longas filas de espera, então você deve levar a sério estas avaliações e trabalhar para reduzir este tempo de espera.

Como você pode aumentar a credibilidade da sua clínica ou consultório pela internet? O jeito mais efetivo que médicos e clínicas podem melhorar sua reputação online é tornar avaliações negativas em positivas.  Sua reputação online é tão importante quanto sua credibilidade junto a sua comunidade local.  Considere implementar os 3 passos neste post mencionados para melhorar gerenciar sua reputação online e assegurar que você não perca potenciais pacientes  devido a avaliações negativas.

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