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Como atrair pacientes particulares?

3 de setembro de 2020 |
Médica segura a mão de paciente amigavelmente
(Banco de imagens: Shutterstock)

O marketing digital para médicos é uma estratégia que tem auxiliado muitas clínicas a conquistar novos pacientes. No entanto, muitos profissionais da área da saúde ainda têm dúvidas sobre como atrair pacientes particulares utilizando a internet.

O ecossistema digital possui várias características que devem ser consideradas antes de entender como atrair pacientes particulares. Saiba mais sobre o assunto a seguir:

Como atrair pacientes particulares com o marketing digital

As principais medidas que podem ser adotadas por quem deseja aprender como atrair pacientes particulares são:

Manter as redes sociais bem alimentadas

As mídias sociais se transformaram em uma das principais fontes de informação das pessoas, principalmente daquelas que se preocupam com seu bem-estar e qualidade de vida. Alguns estudos mostram que mais de 94% dos brasileiros usam a internet para se informar sobre saúde.

Nesse cenário, a clínica médica pode estabelecer uma conexão com seus pacientes ideais disponibilizando conteúdos sobre a área de atuação do profissional. Por exemplo: um dermatologista pode falar sobre a importância de usar protetor solar mesmo em dias chuvosos, enquanto um nutricionista pode dar dicas de alimentos para potencializar a imunidade ou para ter uma pele mais bonita.

Esses conteúdos permitem que o médico se aproxime de pessoas que já estão interessadas em seu serviço, aumentando assim as chances de ter mais pacientes no consultório. Por isso, ao manter uma frequência de publicação com assuntos interessantes, é possível construir uma audiência sólida, de qualidade e com grande potencial para atrair novos pacientes particulares.

Construir um site intuitivo, informativo e bom carregamento

Na esteira das redes sociais, é importante que o médico interessado em saber como atrair pacientes particulares dê atenção especial para o site da clínica. Quando um usuário acessa o site de um consultório, sua intenção é saber mais sobre a clínica e sua equipe médica. Portanto, para convencer esse futuro paciente a marcar uma consulta, é fundamental causar uma boa impressão. Essa imagem positiva pode ser construída por meio dos seguintes aspectos:

  • Design do site, que deve estar em concordância com a comunicação visual adotada pela clínica;
  • Navegabilidade da página, uma vez que os usuários costumam sair de sites que demoram para carregar;
  • Disponibilização de informações para contato com o consultório (como o telefone e o e-mail para agendamento, por exemplo) e para o aprofundamento em temas ligados à área de atuação do médico, cujos conteúdos devem ser publicados em abas específicas como “blog” ou “notícias”.

Produzir conteúdo otimizados para os mecanismos de busca

Os conteúdos publicados em “blog” ou “notícias” merecem um cuidado à parte. Isso porque esse material possui uma função tão importante quanto informar os visitantes da página: é justamente por meio do conteúdo que o site consegue melhorar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

No entanto, é muito importante ressaltar que o conteúdo da clínica não pode seguir uma linguagem muito técnica. Para que um único texto consiga atingir o maior número de usuários possível e, assim, atrair mais pacientes particulares, é essencial adotar uma linguagem direta, objetiva e elucidativa.

Paralelamente a isso, também é primordial produzir conteúdo que siga as técnicas de SEO (Search Engine Optimization). É por meio dessas técnicas que o consultório se torna relevante nos mecanismos de busca, potencializando suas chances de atender mais pacientes no futuro.

Investir em anúncios pagos

Os anúncios pagos colocam a clínica em contato direto com pacientes em potencial. Isso acontece porque os anúncios são realizados com base em palavras-chave, ou seja, nos termos que as pessoas costumam pesquisar na internet. Por exemplo: se o cirurgião plástico faz um anúncio com a palavra-chave “cirurgias plásticas em São Paulo”, ele terá mais chances de alcançar um paciente em potencial, uma vez que o anúncio aparecerá para aqueles que pesquisarem pelo mesmo termo.

Para extrair o melhor do marketing médico, é interessante contar com o apoio de uma agência especializada na área. A agência com foco em marketing médico saberá como atrair pacientes particulares de maneira assertiva, seguindo à risca as recomendações do Conselho Federal de Medicina (CFM). Caso queira saber mais sobre o assunto, entre em contato e converse com um dos consultores da WSI.