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Como atrair pacientes com o Instagram?

22 de julho de 2022 | | 0
Pessoa mexendo no notbook e instagram
(Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda como o bom uso do Instagram pode ser uma ação matadora na hora de conquistar novos pacientes.

Atrair pacientes com o Instagram vem se tornando um dos principais desafios do universo do marketing digital médico. No entanto, é cada vez mais necessário que as clínicas e consultórios que queiram se destacar neste competitivo universo entendam não só a necessidade de utilizar o Instagram para a captação de novos pacientes, mas também quais estratégias utilizar para isso.

São muitas as possibilidades que esta popular rede social pode trazer à sua clínica: e atrair pacientes com o Instagram é uma das principais. Além desta atração, esta mídia social pode gerar autoridade na área, criar uma conexão mais personalizada com o seu público-alvo ou até mesmo estabelecer um vínculo de comunicação digital, facilitando e agilizando o atendimento remoto.

É realmente possível atrair pacientes com o Instagram?

Sim. Com a execução correta das estratégias do seu perfil médico profissional, é possível atrair novos pacientes até mesmo organicamente. Quanto mais você consegue aumentar o seu engajamento e o das postagens, mais fácil se torna atrair pacientes com o Instagram.

Antes de mais nada, vamos entender o porquê é tão importante que médicos que queiram se manter competitivos num cenário como o atual precisam de uma presença marcante nesta rede social.

Em primeiro lugar, é preciso compreender as vantagens de escolher o Instagram como uma de suas principais forças de trabalho num projeto de comunicação digital:

● É de uso gratuito;
● Possui milhões de inscritos;
● Tem um alcance de milhares de usuários em poucos cliques;
● Pode ser impulsionado para atingir ainda mais pessoas.

Estratégias para atrair pacientes com o Instagram

Antes de iniciar as tentativas de atrair pacientes com o Instagram organicamente, é preciso fomentar um perfil que tenha algumas diretrizes básicas. O primeiro passo para entender com quem você deseja dialogar, sem dúvidas, é montar uma persona.

Em outras palavras, é preciso criar um personagem ficcional com idade, profissão, dificuldades e expectativas muito bem definidos — todos esses quesitos, evidentemente, precisam se unir aos daquele perfil de paciente ideal que você deseja atrair para a sua clínica.

Vamos supor que você seja um médico dermatologista que trabalha com procedimentos estéticos. A partir de uma pesquisa de público-alvo, podemos criar uma persona chamada Elizabeth, empresária de 55 anos, paulistana, casada e mãe de dois filhos, que começa a sentir os efeitos do envelhecimento, mas entende ser necessário combater a perda de elasticidade, as rugas, queda de mamas, de cabelos e outros sinais decorrentes do avançar do tempo.

Outra boa dica é mesclar seu perfil pessoal ao profissional, como uma maneira de humanizar a figura do médico. Ao emprestar sua imagem para que os seguidores do Instagram saibam com quem estão se comunicando, é possível criar um sentimento de proximidade e até mesmo de maior confiabilidade.

Por fim, para atrair pacientes com o Instagram, a principal dica é planejar, criteriosamente, o conteúdo textual e estético do seu perfil. Seja com uma escolha de paleta de cores e layout harmônicos ou com um tom de voz que indique que você deseja educar de maneira simples, direta e didática o seu público, esteja sempre apto a mostrar curiosidades, esclarecer mitos e verdades acerca de tratamentos e exemplificar quais são os possíveis procedimentos que um determinado paciente pode realizar para combater um problema específico ou chegar ao seu objetivo.

Lembre-se sempre de seguir as normas do Conselho Federal de Medicina (CFM), que proíbe que a publicidade médica inclua a divulgação de imagens de antes e depois em procedimentos, além de vetar a divulgação de procedimentos sem embasamento científico comprovado e coibir o sensacionalismo na divulgação de serviços médicos.

Como atrair pacientes com o Instagram: mídia paga

Além de interligar o seu perfil no Instagram com outros perfis da sua estratégia de marketing digital — como o Facebook, o LinkedIn, o seu site/blog ou canal no YouTube —, outra excelente alternativa para atrair pacientes com o Instagram é investir no tráfego pago, uma ação mais rápida e assertiva que consiste em patrocinar publicações com a ajuda do Instagram Ads.

A partir de uma quantia investida em publicidade na rede social, seu perfil será direcionado para que potenciais interessados no seu tipo de conteúdo cheguem mais rapidamente até você e, eventualmente, comecem a te seguir e a conhecer melhor o que a sua clínica tem a oferecer.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.