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Como alinhar sua estratégia de atração de pacientes com sua recepção?

2 de novembro de 2021 | | 1157
Recepcionista cumprimentando paciente idosa
(Banco de imagens: Shutterstock)

Funcionários bem treinados e conscientes da missão de sua clínica ou consultório são o caminho para tanto

A estratégia de atração de pacientes de seu consultório ou clínica é parte vital do sucesso do empreendimento. No ramo da saúde, assim como em outros, ter o cliente no estabelecimento é o primeiro desafio; fazê-lo voltar, ou seja, fidelizá-lo,  é o segundo e mais importante.

Uma condição imprescindível para que sua estratégia de atração de pacientes seja efetiva é o alinhamento de toda a equipe que trabalha no local com a missão do empreendimento. Em se tratando de um ramo de atividade tão importante como a saúde, isso é ainda mais relevante.

Cuidados médicos para com um paciente são uma das atividades que mais demandam um corpo de funcionários extremamente bem treinados. Afinal serão estes funcionários que, em última análise, determinarão se seu paciente voltará ou não para consultas e tratamentos futuros.

Vale observar: segundo estudo feito pela Universidade de São Paulo (USP) em parceria com o Conselho federal de Medicina (CFM), o Brasil chegou em 2020 ao número histórico de 500.000 médicos em atividade no país  — de lá para cá, esta quantidade provavelmente ainda cresceu um pouco mais.

O mercado nacional de saúde é, portanto, bastante competitivo.

Todo bom profissional de medicina deve se ater, antes de qualquer outra coisa, à sua missão: preservar a saúde dos pacientes e salvar vidas. Isto vem antes de qualquer outro elemento.

Ele deve também, no entanto, zelar pelo vigor econômico de ou clínica. E aqui entra a relevância de uma boa estratégia de atração de pacientes.

Tal estratégia tem de se iniciar a partir de algum ponto – e a recepção de seu consultório pode perfeitamente ser este ponto.

Estratégia de atração de pacientes e recepção: correspondência exata

Há diversas características que a recepção de sua clínica ou consultório deve ter para que ela mesma, a recepção, contribua e seja parte integrante de sua estratégia de atração de pacientes.

Vamos a elas:

  • É pela recepção de seu consultório que começa o atendimento humanizado, tão necessário nos dias de hoje. Os recepcionistas do estabelecimento devem ser não apenas respeitosos, mas também cordiais e acolhedores com cada paciente que adentrar o local;
  • Treine e qualifique o pessoal da recepção. É desejável, por exemplo, que tenham um bom conhecimento (ainda que apenas teórico) sobre as especialidades médicas da clínica ou consultório. Isto lhes facilita o encaminhamento de cada novo paciente;
  • A recepção precisa ter uma aparência agradável. Não há necessidade de luxo, mas a escolha de mesas, cadeiras e balcões de qualidade são um dos fatores os quais, mesmo que de forma inconsciente, moldam a imagem do lugar perante o público;
  • Se alguém está indo a um centro médico, geralmente ou está doente ou teme está-lo. Claro, há também quem vá lá só para exames de rotina. De qualquer modo, os recepcionistas devem sempre ter em mente a possível fragilidade emocional da pessoa a quem atendem;
  • Detalhes relevantes, que podem parecer desnecessários, mas não são – água, café e, talvez, chá sempre disponível aos pacientes. Se houver revistas na sala de espera, que sejam atuais. Isso custa muito pouco, e rende bastante no que tange à satisfação do cliente;
  • Atenção: sua recepção pode, e deve, ser ótima, mas de nada adiantará se seu paciente ficar nela muito além do tempo previsto esperando ser atendido. Pontualidade é uma virtude – e o responsável por ela é o médico, não o recepcionista.

Sua estratégia de atração de pacientes tem como desafio estar perfeitamente alinhada com sua recepção, e vice-versa. Guarde bem isto – e faça da chegada a sua clínica ou consultório um momento de paz e acolhimento para seu cliente.

Tanto o consultório como os recepcionistas – e os pacientes e profissionais da medicina – só terão a ganhar se assim estiver organizado seu empreendimento.