Fale conosco pelo WhatsApp

Como a decoração da clínica influencia o atendimento aos pacientes?

23 de novembro de 2021 | | 0
Sala de espera de uma clínica médica
(Banco de imagens: Shutterstock)

Descubra como o marketing sensorial pode fazer a diferença no seu estabelecimento 

Muitas pessoas podem ignorar esse detalhe, mas a verdade é que a decoração da clínica médica é um dos pontos para o sucesso do marketing do espaço. Esse ponto do chamado marketing sensorial é muito importante para trazer uma sensação de conforto e empatia para pacientes.

Consultórios médicos, em geral, são espaços que poucas pessoas gostam de frequentar. É comum que pacientes cheguem até instituições de saúde em um momento crítico ou sensível. E a decoração da clínica, aqui, faz toda a diferença.

Essa aparência aconchegante e confortável proveniente de uma boa decoração pode trazer uma experiência melhor aos pacientes. E o foco na experiência do usuário, cada vez mais exigente e crítico, tem se tornado uma ferramenta matadora para empresas, de todos os setores, que desejam fidelizar seus consumidores.

De olho nisso, acompanhe algumas dicas que selecionamos para que você possa repensar o estilo da decoração da clínica, de modo a obter resultados realmente significativos.

Clínica: decoração depende da escolha correta das cores

Um ponto importante na decoração da clínica é escolher cores que garantam um espaço tranquilizador. Em primeiro lugar, a paleta institucional de cores do consultório deve ser utilizada de modo a reforçar a identidade visual da marca. O cuidado, aqui, é não exagerar.

Em geral, as tonalidades mais sóbrias são as de cor:

  • Cinza;
  • Gelo;
  • Azul;
  • Bege;
  • Salmão;
  • Branco.

Enfim, cores vibrantes, como o vermelho, não são uma boa pedida em espaços amplos. Tonalidades mais discretas trazem um tom de sofisticação e podem acalmar os pacientes.

Acerte no piso e nos móveis

Móveis confortáveis fazem toda a diferença quando o assunto é decoração da clínica. Sentar-se em uma poltrona confortável e que se encaixe no corpo pode reduzir a apreensão pela espera.

Já com relação ao piso, o ideal para instituições de saúde é o claro, principalmente em ambientes menores. Branco ou tons de cinza claro, principalmente os de porcelanato, podem indicar uma sensação de higiene, praticidade e modernidade.

Lembre-se que tapetes não são uma boa indicação, uma vez que podem atrapalhar o caminho e acumular sujeiras, poeira e outras impurezas.

Música ambiente

Uma boa música pode agir como tranquilizante natural. Sua influência prazerosa sobre a vida das pessoas é um fato. Muitas das ações do nosso cotidiano acabam sempre pedindo um fundo musical para evidenciar o momento.

E esse fator na decoração da clínica também é muito importante. A presença de melodia suave pode ajudar tanto no efeito tranquilizante quanto na vontade de o paciente em permanecer no local. Ela pode ser utilizada na recepção, em volume baixo, evidentemente.

Objetos atrativos

Não é incomum que eventuais atrasos permeiem consultas médicas. Para que os pacientes consigam se distrair e mesmo se desligar enquanto aguardam o atendimento, é muito interessante que a decoração da clínica forneça alguns itens de distração.

As tradicionais revistas, com temas variados, funcionam muito bem. Alguns consultórios também instalam TVs no espaço de espera. Esse recurso também é interessante, desde que não sejam exibidas atrações pesadas e cansativas.

Dentro desse espaço, também é comum que sejam fornecidos itens como água, café, chás e biscoitos. Tal medida é bastante efetiva na tentativa de tornar a sala de atendimento um lugar mais confortável, acolhedor e familiar.

Acesso à internet e espaço kids

Outras estratégias de distração que podem servir para garantir o conforto e bem-estar é a disponibilização de um Wi-Fi gratuito para que os pacientes usufruam enquanto aguardam a consulta.

E outro item que pode complementar a decoração da clínica é um espaço kids, comum a restaurantes e outros ambientes mais ‘adultos’ em que as crianças precisem aguardar. Crianças, em geral, são mais avessas à ideia de esperar, e trazer um ambiente para que elas se distraiam pode ser uma boa pedida para os pais.

Se você deseja mais dicas e estratégias de marketing para melhorar a recepção do consultório, entre em contato com a WSI Marketing Digital. Somos especializados em comunicação digital para instituições de saúde e podemos ajudar a alavancar o seu negócio.