Fale conosco pelo WhatsApp

Carreira Médica: Como conquistar o sucesso desejado?

18 de outubro de 2021 | | 0
Estudantes de medicina apoiados em um balcão branco
(Banco de imagens: Shutterstock)

A excelência na profissão é vital – mas também é preciso fazer com que todos saibam o ótimo médico que você é 

A carreira médica é, desde seu surgimento, há séculos, uma das que mais trazem satisfação pessoal, retorno financeiro e sucesso aos que optam por ela e nela conseguem ingressar, concluir todas as etapas de ensino e se lançarem como profissionais neste campo.

Justamente por tais motivos, a carreira médica é bastante disputada. Apesar do curso exigir muito de seus estudantes, a boa remuneração e o prestígio que a profissão de médico traz, até mesmo para os recém-formados, são poderosos fatores de atração para os jovens.

Segundo levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), o Brasil tem hoje 9,21 recém-formados em medicina para cada 100 mil habitantes. Só com este índice já superamos países como Chile (8,82), Estados Unidos (7,76), Canadá (7,7), Coreia do Sul (7,58), Israel (6,9) e Japão (6,94).

Porém, a previsão é de que daqui a seis anos, quando as escolas de medicina recentemente abertas entregarem seus primeiros profissionais, venhamos a ter 16,2 recém-formados na área por 100 mil habitantes.

Vale observar: esta será uma média maior do que a existente atualmente no México (13,54) e até em países ricos como Holanda (15,95), Espanha (14,48), Reino Unido (12,87), Alemanha (12,01) e França (9,46).

Não há previsão de falta de trabalho, mesmo para tanta gente, pois a carreira médica tende a continuar sendo um passaporte para uma boa empregabilidademas as melhores vagas, como em todo tipo de trabalho, tendem a ficar com os melhores profissionais do ramo.

Como se destacar na medicina?

Para obter visibilidade na carreira médica é imprescindível que o médico, inicialmente, seja excelente no que faz (e a medicina, de fato, é uma atividade especial, na qual não se espera menos do que a excelência por parte do profissional).

Porém, além de ser um bom médico, é preciso que todos saibam que determinado profissional possui a já mencionada excelência na atividade que exerce. Para tanto, fatores como a postura pessoal, o networking e as técnicas de marketing digital existem, e funcionam.

Trata-se, em essência, de obter reconhecimento e visibilidade na área. Vamos, a seguir, dar algumas dicas valiosas a respeito.

Estude, apresente-se e se destaque na carreira médica

Podemos dividir em vários campos as providências que devem ser tomadas para que o médico atinja o sucesso desejado: conhecimento, atitude e empenho em divulgar o próprio trabalho.

Vamos a eles:

  • Em se tratando de conhecimento, há a regra de ouro: nunca pare de estudar. Fazer uma pós-graduação, por exemplo, é vital na medicina. Trata-se de uma atividade em constante evolução, onde há sempre novas informações surgindo, as quais têm de ser absorvidas;
  • Ainda sobre esse ponto, leia constantemente os melhores periódicos, nacionais e internacionais, sobre sua área. Alguns exemplos são a Revista Brasileira de Educação Médica, a Nature Medicine e a Genetics and Molecular Research – mas existem muitos outros;
  • Participe de congressos, seminários e workshops, que é onde os expoentes da atividade apresentam, presencial ou virtualmente, os maiores avanços científicos que estão se dando;
  • Quando pensamos em atitude, é de extrema relevância que você incremente sua capacidade de trabalhar em equipe. No dia a dia você atuará com enfermeiros, anestesistas, psiquiatras, psicólogos… seja um fator de união para seu grupo de colegas, um agregador;
  • Atendimento humanizado é uma bandeira que há décadas vem sendo defendida pelos profissionais da medicina – e com razão. Não é difícil: ouça seus pacientes, com respeito e interesse, e repasse para eles informações em uma terminologia de fácil compreensão;
  • Importante: você, para além de um médico ou de uma médica, é um homem ou uma mulher, com demandas que vão de descanso até uma vida pessoal agradável. Dê atenção aos seus pacientes, mas também dê atenção a si mesmo;
  • Falando em empenho, se esforce por divulgar o próprio nome enquanto membro da área médica. Trabalhe seu marketing pessoal. Ter um site médico próprio, com um blog constantemente atualizado, por exemplo, é algo que atrairá muitos novos pacientes;
  • E, por fim, é uma ótima ideia investir em tecnologia para seu consultório, se for o caso. Softwares de gestão e prontuários em versão eletrônica ajudam muito quando se tem um dia a dia corrido como o de um médico.

A carreira médica é, por si só, extraordinária. Seguindo as orientações acima, você a transformará em algo ainda mais recompensador. Faça isto.