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Marketing

Capacidade de mudança dita novo cenário no marketing digital

Capacidade de mudança dita novo cenário no marketing digital
Marco Marmo

Autor

Marco Marmo

Data

23 dezembro, 2015

A Lei da inércia é a prova científica de que somos resistentes às mudanças. Mas, no mundo fluído em que vivemos, é cada vez mais essencial se tornar mais adaptativo para moldar-se às novas realidades das empresas e dos negócios. O mundo está em constante transformação e pessoas e empresas devem se preparar para essas novas mudanças.

Há 15 anos poucos pensariam ser possível realizar todas as transações bancárias pelo smartphone, fazer compras online sem sair de casa, planejar viagens enquanto espera um café no restaurante, mas a realidade se modificou rapidamente e todas essas novidades foram inseridas no cotidiano de milhões de pessoas. Empresas que não se adaptaram viram grande parte dos seus públicos migrarem para companhias que ofereciam esses recursos.

Mudar nem sempre é fácil e na maioria das vezes vem acompanhada de resistência, mas todas essas mudanças citadas (e outras que você possa estar pensando) permitiram mais agilidade, conforto, economia e praticidade para as pessoas. Ainda que vejamos as mudanças como algo ruim, nos adaptamos à nova realidade e concluímos que essas transformações têm seus lados positivos.

Normalmente, quando uma pessoa ou empresa decide que precisa mudar, esse novo fato é adicionado em nosso cotidiano visando evolução e melhorias. As mudanças são possíveis pela capacidade que temos de ver situações medianas e identificar oportunidades.

Mudanças no marketing digital

O smartphone mudou, a moda, a internet, a velocidade de decisão, o modo de comprar, os consumidores e com isso, as empresas. A tecnologia despertou uma irrevogável necessidade de adaptação por parte das companhias devido às transformações no público de todos os segmentos. Acompanhando essas novidades está o marketing, que se dividiu em off-line e online.

A jornada do comprador, inicialmente off-line, foi adaptada para o campo digital visando atingir esse público que agora está presente nos mecanismos de busca, nas mídias sociais, nos aplicativos. As mudanças são muitas e isso torna ainda mais fundamental que as empresas – e as pessoas – estejam mais pré-dispostas às mudanças.

O marketing digital, como a própria internet, evolui constantemente. Empresas que não estão pensando online estão retrocedendo (isso é um fato!), mas empresas que entraram no ambiente digital e deixaram suas estratégias estagnadas também estão indo em direção oposta aos novos modelos de consumo.

Empresas que desejam crescer devem olhar para o futuro e isso significa mudar, incentivar novidades e permitir transformações. Apenas aprimorando-se enquanto companhia e também melhorando as estratégias de marketing digital será possível alcançar objetivos ambiciosos.

Agile Culture: o que é?

Agile Culture é sobre a capacidade das empresas de reagirem rapidamente e adaptarem-se a situações de mudanças. Este estilo de negócio, entretanto, não se limita a ações isoladas da empresa, mas envolve uma cultura interna que promova e incentive a fluidez em todas as áreas.

Agile Culture, conclui-se, é sobre marketing digital em todos os seus aspectos. Ela é sobre a necessidade imediata das empresas adaptarem-se a essa nova realidade de atração, convencimento, venda e relacionamento com o cliente por meio dos canais online.

E você, está preparado para mudar?