Fale conosco pelo WhatsApp

5 benefícios do agendamento online para clínicas

8 de julho de 2022 | | 0
Pessoa mexendo na agenda pelo computador
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça os melhores motivos pelos quais sua clínica deve considerar incluir o agendamento online como diferencial.

Estamos vivendo uma verdadeira revolução conhecida como transformação digital — e todos os segmentos da nossa vida em sociedade vêm sendo impactados pela ação da tecnologia em benefício da experiência do usuário. Na medicina, não poderia ser diferente. Este artigo trata justamente sobre uma das principais ações das clínicas digitalizadas, e você vai entender, de uma vez por todas, os benefícios do agendamento online.

Em um primeiro momento, algumas clínicas e consultórios mais conservadores podem tentar ignorar os benefícios do agendamento online por creditarem a ele uma maior dificuldade operacional e necessidade de adaptação de processos por parte de seus pacientes. Mas não se engane: não só existem metodologias cada vez mais práticas e acessíveis para esse tipo de agendamento, como cada vez mais os pacientes buscam por espaços — inclusive, de saúde — que permitam economia de tempo de maneira assertiva.

O que é o agendamento online?

Antes de falarmos diretamente a respeito dos benefícios do agendamento online para clínicas, vamos entender do que se trata esta prática e os desafios em implementá-la. Em poucas palavras, este agendamento disponibiliza uma agenda integral e digitalizada que opera 24 horas para melhorar a experiência de marcação de consultas, fidelizando ainda mais os indivíduos durante a chamada jornada do paciente.

A era da transformação digital que vivenciamos tem sido marcada por uma mudança drástica no comportamento do consumidor — ou do paciente, quando falamos do universo de saúde. Aqueles que pagam por prestação de serviços médicos querem ter uma participação ativa no cuidado da própria saúde, bem como na busca por informações na internet.

É muito importante, portanto, não apenas ter uma forte presença e identidade digital, mas facilitar para que o usuário consiga agendar a própria consulta remotamente, o que certamente levará a sua clínica ou consultório a ter um diferencial importantíssimo com relação à concorrência. Afinal de contas, este método se insere facilmente na jornada dos pacientes, que não precisam interromper as suas atividades para fazer uma ligação, por exemplo. No próprio site, ou em outros meios digitais, ele tem autonomia para agendar a sua consulta.

Existem cada vez mais softwares de agendamento online que são acessíveis e práticos, e uma rápida pesquisa te levará ao que melhor corresponde ao perfil da sua clínica.

Quais são os benefícios do agendamento online?

Dentre os principais benefícios do agendamento online, vamos destacar os cinco mais importantes, destrinchados a seguir:

  • Redução nas filas de espera;
  • Redução de erros operacionais, mais facilmente cometidos por humanos do que por máquinas;
  • Maior economia de recursos para a sua clínica;
  • Controle mais assertivo do seu fluxo de pacientes;
  • Maior possibilidade de fazer de um atendimento humanizado.

Benefício 01: menos tempo gasto

Para os pacientes, sem dúvidas, o principal dos benefícios do agendamento online é a redução das filas de espera. Uma das maiores queixas em atendimento médico no Brasil é o excesso de burocracia e espera para uma consulta — o que pode ser abreviado quando um paciente já entrega à clínica, remotamente, os dados cadastrais necessários, só chegando ao consultório quando é necessário se consultar com o médico.

Benefício 02: menos erros humanos

Uma vez que o agendamento online consiste em um tipo de automação de processos, um dos principais benefícios do agendamento online é entregar aos cuidados de um software a atualização de dados sobre exames, histórico de doenças e cirurgias, medicação tomada pelo paciente, dentre outros.

Quando estes dados são preenchidos por uma mão humana, não é incomum que aconteçam equívocos que podem atrapalhar um pouco a jornada do seu paciente.

Benefício 03: menos custos

Digitalizar aquilo que antes era escrito manualmente, a longo prazo, tem um significativo impacto nos gastos com infinitos papéis e folhas de impressão, além de telefone e espaço para armazenamento destes dados. A tecnologia poupa tempo e dinheiro para que você não precise ligar para o seu paciente e lembrá-lo do horário de sua consulta — já que o software já fará isso por você.

Benefício 04: maior controle

Dentre os benefícios do agendamento online já citados, este tem bastante relação com a diminuição de falhas humanas nos preenchimentos de fichas — além de redução de tempo. Se você tem à sua disposição um sistema integrado que reúne, além do agendamento online, o prontuário do seu paciente, é ali que você encontrará o histórico e poderá oferecer uma abordagem mais personalizada, evitando eventuais falhas e erros de comunicação que dificultem o processo do atendimento médico.

Benefícios 05: atendimento humanizado

O atendimento humanizado é o caminho para o sucesso da transformação digital na medicina. E, como acabamos de citar, um médico que não despende tempo com burocracias intermináveis, automaticamente torna-se mais disponível para dedicar ao seu paciente a atenção, personalização e humanização que ele tanto deseja naquele momento, que pode ser bem angustiante em uma sala de consultório.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.