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As vantagens de investir em links patrocinados

3 de setembro de 2015 | | 844
As vantagens de investir em links patrocinados
(Banco de imagens: Shutterstock)

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Ao se tratar de marketing digital algumas pessoas ainda ficam em dúvida sobre qual é a melhor estratégia a ser utilizada: SEO, mídias sociais ou links patrocinados.

Cada prática requer um tempo de retorno, público e objetivo, sendo todas opções eficientes, especialmente se trabalhadas conjuntamente. Mas, se o propósito é um retorno rápido e custo acessível ao seu bolso, os links patrocinados são uma ótima alternativa.

Vamos recapitular a definição desta prática: Os links patrocinados são campanhas criadas no Google Adwords onde é possível comprar palavras-chaves para as quais deseja aparecer.

A ordem de exibição é determinada pelo Custo por Clique (CPC), índice de qualidade do anúncio e relevância do site.

No vídeo abaixo é possível entender mais sobre qualidade, pagamentos e outros itens dos links patrocinados.

De acordo com o Google, são realizadas 600 milhões de pesquisas por dia em todo o mundo e mais de um milhão de empresas utilizam a estratégia.

Devido a grande exposição, o link patrocinado é uma excelente maneira de divulgar sua empresa, marca ou produto e atrair visitantes qualificados para o seu site, além de posicionar o seu portal no maior site de busca do mundo.

Além da elevada exposição, os links patrocinados colecionam algumas outras vantagens relevantes para a estratégia de marketing digital, tais como:

Segmentação
A prática possibilita que você filtre exatamente o tipo de público que deseja atrair para seu site, fazendo com que seu CPC seja realmente relevante. É possível qualificar por diversos critérios, como localidade, tempo, idioma, dispositivo (computador, celular, tablet, marca de celulares etc.), entre outros. O intuito da estratégia é atrair quem está realmente interessado no seu produto, serviço ou marca.

Custo

Um dos melhores benefícios dos links patrocinados é o controle total dos custos gastos no anúncio. Você quem escolhe quanto quer gastar, não exigindo um valor mínimo ou máximo. Esse valor pode ser alterado conforme os resultados da campanha, com métricas que indicam se é preciso de mais ou menos investimento.

Mensuração

A mensuração dos links patrocinados é realizada de forma bem confiável pelo Google AdWords, e permite saber exatamente quanto de conversão (como venda, contato, cadastro, download, visitas, entre outros) foi adquirido ao longo da campanha.

Velocidade

Outra vantagem que conta muito aos investidores é sobre a velocidade para a criação da divulgação. Você só precisa cadastrar a conta, campanhas e anúncios, e após isso já irá aparecer na ferramenta de busca. Além disso, é importante relembrar que todo o clique gerado é relevante ao seu site.

No entanto, nem tudo são flores! Um dos pontos negativos da prática é que os volumes de cliques são menores do que das buscas orgânicas, ficando entre 30% e 40%. Neste momento, no entanto, é mais relevante para o seu negócio optar pela qualidade do que quantidade.

Links patrocinados x busca orgânica

A busca orgânica é uma forma natural de posicionar a página. No entanto, para ocupar o melhor posicionamento o Google analisa mais de 500 fatores do site para ter certeza de que, ao clicar em um link, o usuário terá informações relevantes para sua pesquisa, o que requer mais tempo para uma boa colocação.

De acordo com dados publicados no site da Conversion, 73% dos usuários preferem clicar em um resultado de busca orgânica do que nos links patrocinados, pois acreditam que a busca natural é mais confiável.

Contudo, o número de visitantes pode até ser mais alto, mas não são tão qualificados como dos links patrocinados. Neste caso um nível elevado de visitas, mas com poucas conversões, pode gerar frustração.

Além disso, os resultados orgânicos levam mais tempo para alcançar resultados, sendo uma estratégia de médio e longo prazo.

Links patrocinados no Facebook

Você já deve ter reparado no seu feed de notícias ou na lateral direita da tela diversos tipos de publicidade, estes são os links patrocinados dessa mídia social, chamados de Facebooks Ads, equivalente do Google Adwords.

O Facebook Ads é uma publicidade que tem relação com a velha prática do “boca a boca” já que mostra páginas ou posts curtidos por amigos da sua rede. As vantagens dos links patrocinados no Facebook são as mesmas dos anúncios em sites de buscas, cabe ao investidor avaliar exatamente onde está o seu público e se tem uma página relevante para a divulgação na mídia social.

Os links patrocinados são uma ótima forma de aumentar a lucratividade e atingir visitantes qualificados, devendo ser planejado estrategicamente por um profissional ou agência de marketing digital de confiança.

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