Fale conosco pelo WhatsApp

Descubra quais são os Aplicativos e Softwares para Clínicas Médicas

15 de outubro de 2021 | | 0
Médico toca ícones com desenhos da medicina
(Banco de imagens: Shutterstock)

IClinic, OnMed e ProDoctor são alguns softwares para clínicas médicas que se destacam no setor

Softwares para clínicas médicas são a grande tendência dos dias de hoje na gestão dos diversos tipos de estabelecimento onde se pratica medicina: consultórios, ambulatórios, clínicas propriamente ditas, hospitais, postos de saúde etc.

Ou seja, são sistemas que ajudam a gerenciar, via digitalização e otimização de processos, unidades de saúde.

Através desses softwares também podemos descobrir e implantar no estabelecimento as chamadas melhores práticas – rotinas de trabalho que se provaram, via uso contínuo, como as mais eficientes para as tarefas específicas da administração em saúde.

Em um consultório, por exemplo, agendam-se exames, marcam-se consultas, arquivam-se prontuários de pacientes e demais informações. Todos estes processos podem ser automatizados e organizados através de softwares para clínicas médicas.

Razões para usar um software para clínicas médicas

A importância destes softwares pode ser facilmente descrita. Veja alguns benefícios que eles trazem:

  • Fortalecem o relacionamento entre os clientes e a clínica, dado que permitem que se realizem agendamentos com agilidade;
  • Possibilitam que mais pacientes sejam atendidos sem que ocorra perda de qualidade nos procedimentos;
  • Auxiliam, e muito, na organização administrativa e financeira de uma clínica, o que acaba se refletindo no bem-estar dos pacientes;
  • Aumentam exponencialmente a segurança e a garantia de sigilo das informações sobre cada paciente, pois estas passam a ser armazenadas em nuvens de dados, as quais só podem ser acessadas com códigos e senhas.

Software médico: escolha o mais indicado para sua clínica

Vamos agora conhecer alguns dos principais softwares médicos disponíveis no mercado. Certamente, um ou mais deles devem se mostrar ideais para sua clínica ou outro estabelecimento voltado à medicina:

IClinic

O iClinic é um software médico dotado de sistema de gestão online para consultórios e clínicas. Conta com um grande número de ferramentas, tais como prontuário e prescrição eletrônicos, agenda online, planilhas visando o controle financeiro e mecanismo para envio automatizado de lembretes a pacientes.

O IClinic tem interface bastante intuitiva e amigável, e é de uso fácil, descomplicado. Trata-se de um sistema que organiza dados médicos de maneira correta e eficaz, trazendo benefícios à empresa e aos pacientes.

O iClinic, vale destacar, pode ser usado com facilidade tanto por administradores de saúde (secretárias e gerentes) quanto pelos próprios médicos.

OnMed

Este software tem como destaque a possibilidade de upload de arquivos. Assim, pode-se produzir uma ampla gama de gráficos comparativos e demais relatórios.

Apesar da sofisticação tecnológica que o caracteriza, o OnMed é de fácil uso para todos os profissionais de gestão da saúde.

Tasy

De acordo com a Philips, criadora do Tasy, este software médico é empregado por mais de 950 instituições de saúde no Brasil e tem certificação pela Sociedade Brasileira de Informática em Saúde (SBIS).

O Tasy soma um sólido sistema de segurança envolvendo dados confidenciais do paciente a uma grande praticidade em seu uso.

O Tasy, vale destacar, conta com um portal do paciente, o qual pode ser empregado por uma clínica visando agilizar a comunicação com o cliente.

ProDoctor

Este software médico destina-se, em especial, ao armazenamento das informações do paciente. Trata-se de um mecanismo que permite, por exemplo, o cálculo das doses de medicação a serem ministradas a cada cliente a partir da receita que foi dada pelo médico.

O ProDoctor propicia também um acompanhamento minucioso dos tratamentos que estão sendo ministrados a cada pessoa. Trata-se, fundamentalmente, de um arquivo inteligente de informações de grande valia para a prática médica.

Feegow Clinic

Este software para clínicas médicas possui mais de 100 recursos nativos, além de 15 opcionais.

Conta, por exemplo, com uma agenda múltipla, a qual é capaz de integrar diferentes unidades, além de digitação por voz e outros facilitadores de uso.

Clínica nas Nuvens 

A gestão das finanças da clínica é um dos maiores destaques desse software médico. O sistema também é bastante útil na administração do tempo de espera de cada paciente na fila por atendimento.

Amplimed

Trata-se de um software para clínicas médicas que funciona 100% online. O Amplimed realiza a confirmação de consultas via WhatsApp, apresenta o prontuário eletrônico de cada paciente em tela única, vem com um sistema financeiro integrado e, até mesmo, faz pesquisas de satisfação entre os usuários. Outro de seus diferenciais é já estar adaptado à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) para clínicas.