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Antes e depois dos procedimentos x Limites da publicidade médica

9 de junho de 2022 |
Médica sentada mexendo nos aparelhos eletrônicos.
(Banco de imagens: Shutterstock)

Conheça as principais regras do CFM quanto à regulamentação da publicidade médica na internet.

Alguns médicos podem pensar que na era do marketing digital, talvez seja uma boa ideia apresentar fotos para exemplificar suas metodologias, como o antes e depois dos procedimentos. No entanto, a regra básica para quem deseja investir em marketing digital médico é se atentar aos limites da publicidade médica.

E são justamente esses limites que determinam que não se deve, dentre outras atitudes, investir em publicações que exponham o antes e depois dos procedimentos em sites ou nas redes sociais, por exemplo. O Conselho Federal de Medicina (CFM) estabelece algumas normas que regulamentam os limites da publicidade médica na internet, medida considerada essencial frente o crescimento irrestrito da comunicação digital nos últimos anos.

Além de vedar posts com antes e depois dos procedimentos, esta regulamentação traz outros detalhes que precisam ser conhecidos antes de dar início a uma estratégia de marketing digital para a sua clínica ou consultório. Quer saber tudo sobre o assunto? Selecionamos, neste material, as principais abordagens que você deve ter conhecimento antes de começar a turbinar suas redes sociais com conteúdo médico.

Por que investir em marketing digital para médicos?

Antes de mais nada, vamos compreender o porquê de cada vez mais encontramos clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais publicando conteúdos diversos sobre doenças, tratamentos, medicamentos, cirurgias e outras modalidades do universo da saúde – e porque, embora seja um equívoco passível de punição, também nos deparamos, às vezes, com publicações que tragam o antes e depois dos procedimentos.

Isso tem acontecido em razão do avanço da importância da tecnologia no dia a dia das pessoas. Cada vez mais, antes de tomar a decisão de ir ao médico, os pacientes buscam entender melhor sobre sintomas, características de doenças e possíveis tratamentos. Quanto melhor for a reputação de uma clínica digitalmente, maior a chance de um paciente optar por marcar uma consulta com aquele determinado lugar.

Por isso, o marketing digital se tornou essencial para todos os profissionais que desejam se manter competitivos. O erro que alguns médicos cometem, contudo, é realizar ações e estratégias de comunicação digital sem o prévio auxílio de profissionais capacitados e especializados no setor – o que os leva a cometer erros como a divulgação de antes e depois dos procedimentos.

Por melhor que sejam as intenções, principalmente em profissionais da medicina estética que desejam mostrar aos seus potenciais pacientes os bons resultados que conseguem registrar com suas metodologias, fato é que o CFM pode aplicar punições àqueles que não respeitam as normas pré-determinadas da publicidade médica. Vamos conhecê-las?

Quais são as regras de publicidade médica?

Além de não poder publicar fotos de antes e depois dos procedimentos médicos, tampouco expor imagens de seus pacientes, fica vedado à publicidade médica também:

  • Divulgação de sorteios e promoções;
  • Recebimentos de prêmios devem ser restritas às comunidades acadêmicas, não podendo ser ostentadas na publicidade;
  • Uso de expressões exageradas e sensacionalistas, como “o mais eficiente”, “o melhor”, “o único capaz”;
  • Se autointitular especialista de determinada área antes de obter o devido título por um órgão competente;
  • Divulgar metodologias que não tenham recebido nenhum tipo de comprovação científica;
  • Prometer garantia de sucesso em tratamentos, embora seja permitido mostrar equipamentos que tragam um diferencial para a clínica.

Fica permitido ao médico, contudo, externalizar seu CRM, seus títulos de especialização e sua participação em entrevistas para veículos de comunicação – desde que nestas reportagens, ele não se autopromova, divulgando contatos e endereço de sua clínica.

Portanto, existem muitas maneiras de se fazer marketing médico sem cometer erros como divulgar antes e depois dos procedimentos. Conte sempre com o apoio de profissionais de comunicação online para esta demanda.

Ainda tem dúvidas? A WSI pode te ajudar! Entre em contato conosco.