Conteúdo

A importância do título do seu artigo

como criar títulos para seu artigoQual é a relevância do título para seu texto? Eu diria que todas. Sem um bom título não haverá leitores. O título surgiu na época dos escribas quando após terminar os textos, eles precisariam de algo que identificassem o que tinha naqueles pergaminhos, sem precisarem desenrolar. Criou-se, então, uma etiqueta para identificar o que havia naqueles documentos. A segunda utilização foi quando colocaram placas nos escravos indicando quem eram os donos e quanto valiam. De anúncio e rótulo, ele passou a ser o início de artigos, matérias, livros e documentos, se tornando o atributo mais importante do texto.

A importância do título

Se você pegar um jornal e ler “Corrupção em Brasilia”, será um texto a mais e com certeza passará batido, porém se o mesmo texto tiver com o título “Senador desmascara Presidente”, opa! Alerta! É uma coisa que não vemos todos os dias e isso faz com que você queira saber o que aconteceu. Esse é um exemplo simples para mostrar como o título interfere na busca de seu cliente.

Imagina um artigo sobre marketing digital em que você passou no mínimo duas horas entre pesquisa, elaboração, revisão e postagem, mas na hora que publica não tem nenhum leitor para ele. O que você fez de errado? Provavelmente seu título não chamou atenção do internauta que provavelmente buscou a mesma coisa que você escreveu, só que o título do concorrente lhe chamou mais atenção. Perdeu um usuário.

Por isso é bom salientar que além de ter um conteúdo original, bacana e informativo, você precisa ter um título que o venda, que o faça querer ser lido.

O que um bom título precisa ter?

O título precisa sempre informar. Tome cuidado com pontuações como exclamação e interrogação, use com parcimônia. Crie sempre o texto antes e depois o título, assim ele falará exatamente sobre o que você publicou. Para chamar a atenção dos seus leitores, é necessário que seu título seja conciso, específico, curto e poderoso.

  • Conciso: é necessário que se seja preciso, que o seu título tenha clareza, precisa ir direto ao assunto. Como por exemplo “Tudo o que você precisa saber sobre gatos”. Se o seu leitor está pesquisando sobre gatos e se deparar com esse título, ele vai clicar para saber o que você tem a dizer.
  • Específico: para seu texto ser lido, é bom ser bem específico sobre o que você diz sobre ele. Peguemos mais uma vez a ideia do gato. Eu quero ter um gatinho e por isso vou pesquisar o que eles gostam, o que comem, onde dormem, quando precisam ir ao veterinário, qual brinquedo eles mais gostam, etc. O seu texto fala exatamente sobre isso, mas seu título estava “Como fazer seu gato mais feliz”, o que infelizmente não diz muita coisa, não é mesmo? Se alterasse para “Gatos: manual sobre a convivência com humanos” já mudou drasticamente.
  • Curto: para que colocar duas linhas de título? Quem perde tempo lendo um título gigante? Lembre-se que quanto mais conciso, específico e curto você for, melhores chances de ser lido.
  • Poderoso: um título tem que ser ‘matador’, já ouviram essa expressão? Ou um título tem que ser como o ‘Jack Bauer’? Essas expressões são para dizer que quanto melhor e mais definitivo o título for, maior a probabilidade dele ser clicado.

Alguns formatos de títulos

  • Perguntas abertas: usar perguntas no título sempre aguça a curiosidade do usuário.
  • Como: quando se tem o ‘como’ em um título é como se você praticamente estivesse respondendo a uma pergunta.
  • Tops: quem não gosta de ler ‘as 10 mais pedidas da semana’ ou ‘os 10 livros mais vendidos’, esse estilo de título chama o público para ler.
  • Prós e Contra: listas com os prós e contras são excelentes chamariz. Fazendo um texto bem argumentado, o usuário clica para saber mais.

Pense sempre em como o seu texto pode ficar mais atrativo com o título correto. Saiba como falar com seu público, o que eles querem e o que o seu texto revela. Espero que as dicas tenham sido úteis.